Ser promotor de missões é realmente algo muito sério, pois é a resposta em obediência ao chamado do Senhor. Talvez você tenha o desejo de mobilizar sua igreja, mas ainda haja dúvidas em seu coração quanto ao chamado de Deus.

Jesus nos avisou que no final, por se aumentar a iniquidade, o amor de muitos esfriaria. Isso já tem acontecido e o amor do povo de Deus pelas almas perdidas tem realmente esfriado. Por isso, mais do que nunca, Deus tem chamado e vocacionado milhares de servos comprometidos com Ele, para ficar e mobilizar sua igreja. São missionários voluntários chamados para formar uma geração de discípulos de Jesus, que multiplica naturalmente discípulos ao redor e sustenta a obra missionária para que o Evangelho chegue aos lugares distantes. Muitos vocacionados para os campos estão adormecidos dentro de nossas igrejas e Deus tem levantando promotores de missões para despertá-los.

Mas, como saber se sou chamado para ser um promotor?

Os vocacionados para mobilizar têm algumas características:

  1. Ama a Deus e busca conhecê-lo cada dia mais, através de uma vida devocional de oração, estudo da sua Palavra e santificação.
  2. Ama a obra missionária e está sempre interessado nas notícias missionárias. Seu coração arde e seus olhos brilham por missões!
  3. Ama os missionários e projetos, busca conhecê-los sempre que pode, ora por eles e compartilha com outros aquilo que enche seu coração.
  4. É generoso e oferta para a obra missionária com amor, sacrifício e abnegação. É dizimista fiel.
  5. Está muito envolvido nas atividades da sua igreja local e tem bom relacionamento com seu pastor e irmãos.
  6. Ama o pecador e desenvolve relacionamentos discipuladores intencionais para fazer discípulos onde está.

Muitas vezes o vocacionado para a mobilização está triste por sua igreja não se envolver com missões. Alguns cogitam até mudar de igreja, mas normalmente, esta tristeza, na verdade, é o chamado de Deus! Em cada igreja Deus chama ao menos uma pessoa para mobilizar Seu povo. Em alguns casos, é o pastor, mas normalmente Ele usa um membro da igreja, o promotor de missões!

Sim, creio que sou vocacionado para ser um promotor! Por onde começar?

  1. Tudo começa com oração! Mobilizar é uma batalha espiritual. Você pode ler mais sobre isso aqui no Blog – https://missoesnacionais.org.br/blog/mobilizacao-uma-batalha-espiritual-estudo/ Comece orando incessantemente por sua igreja, pastor, líderes, nova geração e etc. Peça a Deus que prepare o coração do pastor e liderança. Se já houver um promotor e uma equipe, ore por eles.
  2. Se em sua igreja já tem promotor de missões, após um período em oração, converse com ele e o pastor, e exponha seu chamado para ajudá-los. Muitas vezes a equipe está desanimada e Deus levanta servos para trazer um renovo. Se sua igreja não tem promotor de missões, após muita oração, converse com seu pastor sobre seu chamado. Abra seu coração e deixe o Espírito Santo lhe usar!
  3. Havendo apoio pastoral, comece a orar com ele pela equipe que trabalhará com você, de preferência a liderança que alcançará todas as faixas etárias da igreja. O conselho ou equipe missionária é extremamente importante. Aqui no Blog você encontra uma categoria só sobre isso, com dicas de como formar a equipe, estudos prontos para envisionamento e capacitação, e etc. https://missoesnacionais.org.br/blog/category/conselho-missionario/. Caso não receba apoio do pastor, não desanime! Aquele que lhe chamou e vocacionou fará a obra. Fique firme em oração e nunca a perca a visão de Deus! SUA IGREJA VAI ATÉ ONDE VAI SUA VISÃO!https://missoesnacionais.org.br/blog/a-importancia-do-alvo-pessoal/
  4. Comece a fazer as campanhas missionárias. No primeiro semestre temos Missões Mundiais e Estaduais, no segundo semestre Missões Nacionais e em vários locais, Missões Regionais. Aqui no Blog você encontra muitas sugestões de como mobilizar sua igreja, como alvo pessoal, de grupos, sugestões de termômetros e etc. No último estudo para o Conselho Missionário você encontra tudo isso, sem contar as categorias do Blog que são repletas de sugestões. Vasculhe este Blog e terá muito material. Os sites oficiais das campanhas também são recheados de materiais, vídeos e etc. Não se prenda ao Kit da Campanha chegar. Hoje em dia o material disponível on-line é imensamente maior e mais completo. Quando vierem as lutas, nunca se esqueça que o trabalho de mobilização é “um a um”! Leia estes posts e confie naquele que lhe chamou! https://missoesnacionais.org.br/blog/nao-dizeis-vos-que-ainda-ha-quatro-meses-ate-a-ceifa-eu-porem-vos-digo-erguei-os-olhos-e-vede-os-campos-pois-ja-estao-brancos-para-a-ceifa-joao-4-35/ https://missoesnacionais.org.br/blog/o-bichinho-missionario/
  5. Leve para sua igreja o maior número possível de informações da obra missionária. Prepare momentos missionários com excelência. Divulgue vídeos e ações nos grupos de WhatsApp, faça atividades que envolva toda a igreja. Se possível, faça caravanas para conhecer os projetos, viagens missionárias e etc.
  6. Com o passar do tempo você verá o envolvimento da igreja através da ação do Espírito Santo! Nunca perca a visão de Deus olhando para as adversidades, falta de apoio, críticas ou escassez de recursos. Esta obra é do Deus Missionário e Ele está no comando. Seja otimista e não olhe para o que falta fazer, mas para o que Deus já fez!
  7. Desafie sempre sua igreja a manter viva a intercessão séria pela obra missionária. A oração da igreja é o bem mais precioso no campo missionário.
  8. Desafie sempre, tanto a igreja como os irmãos individualmente, a participarem do sustento missionário não apenas nas campanhas, mas também no sustento mensal através da Parceria de Adoção Missionária, o PAM, de Missões Mundiais, Nacionais, Estaduais e Regionais. Peça a Deus sabedoria para transmitir à igreja o quanto ofertar e sustentar a obra missionária é um privilégio! Deus não precisa de nós, mas Ele nos dá o privilégio de fazer parte do projeto mais relevante de toda humanidade: a salvação do homem perdido!
  9. Ore por vocacionados para o campo, observe os jovens, adolescentes e crianças, e seja instrumento de Deus para o despertamento de muitos missionários em sua igreja – https://missoesnacionais.org.br/blog/olheiros-de-missoes-despertando-vocacoes/

Não há uma ficha de cadastro para promotores de missões na Junta de Missões Nacionais. Por conta deste grande movimento dirigido pelo Espírito Santo do Deus missionário preparamos o Blog do Promotor para auxiliar, capacitar e inspirar nossos queridos promotores, não só na campanha de Missões Nacionais, mas também Missões Mundiais e Estaduais. Nosso canal de comunicação com os promotores é o Blog. Deixe seu comentário, sua dúvida, mande notícias e fotos do seu trabalho e compartilharemos com todo Brasil.

Deus abençoe seu ministério!

Abraços missionários,

Silvana S. P. Martines

Compartilhe nas redes sociais:
Acho que Deus está me chamando para ser um promotor! O que faço?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *