fbpx

Como preparar um Encontro de Promotores na Associação?

ANTES DO ENCONTRO

Após iniciar o grupo de promotores, marque um encontro com a ajuda do MAE, ou do suporte da JMN, caso não tenha MAE. É sempre bom falar antes com a liderança da associação e os pastores. O apoio deles é fundamental. Seja sábio e ganhe a confiança de todos, sempre compartilhando e pedindo ajuda!

Enquanto vivemos este tempo de pandemia, podemos fazer encontros virtuais, o que tem sido uma benção! Tudo o que é proposto abaixo pode ser adaptado para esta realidade. Após este tempo passar, encontros virtuais podem continuar sendo usados, especialmente quando a associação for muito grande e distante as cidades. Porém, nada substitui um encontro presencial!

Passando a pandemia, em locais onde o espaço geográfico da associação é pequeno e as igrejas são próximas, fazer reuniões presenciais com maior frequência, é mais fácil. Neste caso, o MMV pode marcar alguns encontros para comunhão, outros para treinamento e etc.

Em associações onde as igrejas são mais distantes e reunir os promotores é mais difícil, o MMV deve aproveitar ao máximo o encontro presencial, pois certamente não terão muitos.

O local pode ser escolhido com a ajuda da liderança da Associação. Lembre-se sempre de fazer tudo com o apoio dos pastores! É sempre bom fazer em alguma igreja centralizada e de fácil acesso à todos.

Como bons batistas, aquele lanchinho no final ou no intervalo do encontro faz toda diferença! Muitas vezes, a própria igreja oferece, mas caso isso não aconteça, você pode propor que cada promotor leve alguma coisa.

Outra questão que precisamos ter cuidado é na época de outras campanhas missionárias. Tradicionalmente temos Missões Mundiais em março e abril, Nacionais em setembro e outubro, e Estaduais entre as duas. Algumas associações também fazem campanhas de Missões Regionais no final do ano.

Ao capacitarmos os promotores, damos ferramentas para trabalharem em todas as campanhas e não só em Nacionais. Por isso, se em sua região há outros mobilizadores, jamais crie mal estar ou dê a impressão que está fazendo campanha de missões nacionais em época de outra campanha. Se aproxime deles e trabalhe junto. Havendo mobilizadores de Mundiais, Estaduais ou Regionais em sua associação, convide-os para participar do encontro! Caso marque um Encontro de Promotores na época de outra campanha, converse com o outro mobilizador antes e explique que o treinamento é para dar ferramentas aos promotores. O convide para participar e falar sobre a campanha. Tenha sabedoria! Ore e peça ao Senhor, e Ele lhe dará (Tg 1.5).

Prepare uma equipe para deixar o ambiente do encontro bem bonito! Na época de Missões Nacionais, enfeite tudo com verde e amarelo, bandeiras, bexigas, e o que tiver da campanha. Se possível, faça algum ambiente missionário, como por exemplo um cantinho sertanejo ou ribeirinho, para o ambiente ficar bem aconchegante! Peça sempre ajuda e envolva os promotores nisto.

Também prepare alguém ou algum grupo para fazer a parte do louvor, tudo previamente combinado.

Prepare o programa do Encontro. Disponibilizamos abaixo dois modelos de programas que podem ser alterados de acordo com a realidade e tempo disponível:

Programa Encontro de Promotores WORDBaixar

Aqui no Blog temos 4 estudos prontos para os Encontros de Promotores:

Promotores são missionários vocacionados?
http://missoesnacionais.org.br/blog/promotores-sao-missionarios-vocacionados/

Este estudo fala sobre a necessidade do promotor ter convicção do seu chamado específico para mobilização, o quanto estamos em uma batalha espiritual e precisamos depender do Senhor dos Exércitos!

Como mobilizar minha Igreja?
http://missoesnacionais.org.br/blog/como-mobilizar-minha-igreja/

“Como mobilizar minha igreja” fala um pouco sobre vocação para mobilização e da grande necessidade da oração na vida do promotor! Fala sobre o poder de influência dado por Deus aos promotores e a necessidade de amar seus líderes, com humildade e mansidão.

Servo dos servos do Supremo Servo! http://missoesnacionais.org.br/blog/servos-dos-servos-do-supremo-servo-estudo/

Este é um estudo sobre servidão, onde aprendemos com Abraão três características essenciais dos servos: Disposição, Humildade e Generosidade.

Escolha dos estudos acima para ser feito no Encontro de Promotores!

Recomendamos que façam um destes três estudos primeiros antes de dar o treinamento prático “Dicas práticas de Mobilização”. Jamais devemos permitir que o treinamento de promotores seja algo mais técnico do que espiritual! Não há estratégia ou dica de mobilização que mova o coração de alguém, sem oração e a ação do Espírito Santo. Por isso, priorize os estudos acima antes de usar o estudo abaixo:

Dicas práticas de mobilização.
http://missoesnacionais.org.br/blog/dicas-praticas-de-mobilizacao/

Neste estudo falamos sobre a importância do Conselho Missionário, como formá-lo, e como trabalhar com a equipe. Damos as sugestões dos alvos pessoais, de grupos e termômetros, que você pode se aprimorar no assunto lendo os posts do Blog na categoria Termômetros e Alvos: http://missoesnacionais.org.br/blog/category/termometros-missionarios/ . Falamos também sobre os momentos missionários e dicas de como aprimorá-los, que você também encontra mais sugestões aqui no Blog http://missoesnacionais.org.br/blog/category/momento-missionario/

Prepare tudo com muita oração e dependência do Senhor!

NO ENCONTRO

Lembre-se que o MMV precisa ter as informações das igrejas da associação:
http://missoesnacionais.org.br/blog/por-onde-comecar-parte-1/
http://missoesnacionais.org.br/blog/por-onde-comecar-parte-2/ . Caso neste encontro venha alguém de alguma igreja que você ainda não tem contato ou precisa ter mais acesso, passe uma lista para ser preenchida na chegada dos promotores. Segue abaixo um modelo:

Lista de presença – InformaçõesBaixar

Procure fazer um Encontro centrado na oração! Na sugestão de programa, colocamos vários momentos de oração. Priorize a dependência do Senhor! Somos todos barro nas mãos do Oleiro!

Comece pontualmente com uma oração. Para as apresentações faça um Quebra-gelo para descontrair. Na internet você encontra inúmeras ideias! Se houver pastores, apresente-os e seja grato pelo apoio! Faça um período do louvor. Caso tenha algum representante de Missões Mundiais, Estaduais ou Regionais, apresente e lhe dê um tempo para compartilhar sobre o trabalho. Orem pela obra missionária! Após os estudos, faça sempre um período de oração, desafiando os promotores a se quebrantarem diante do Senhor. Faça um Encontro regado pela oração, pois nós fazemos nossa parte, mas o extraordinário, só Deus faz!
http://missoesnacionais.org.br/blog/faca-a-sua-parte-e-o-extraordinario-deus-fara/

PÓS ENCONTRO

Após o Encontro, acompanhe de perto os promotores! Ajude-os a preparar a campanha! Agite o grupo do WhatsApp e não deixe essa chama se apagar!

Seja pessoal. Procure saber quem já tem Conselho Missionário na igreja, quem já usa o Alvo Pessoal e etc.

Aqui no Blog disponibilizamos os mesmos estudos preparados para os Encontros de Promotores, adaptados para os promotores usarem em suas igrejas com o Conselho Missionário. São os mesmos estudos, mas totalmente adaptados para a igreja local: https://missoesnacionais.org.br/blog/estudos-para-fazer-com-o-conselho-missionario/. Quanto mais o promotor conseguir envolver sua equipe em oração, dependência do Senhor, humildade, espírito de servidão e união, mais Deus abençoará o avanço da obra missionária em sua igreja.

Peça que os promotores compartilhem no grupo os momentos missionários que fizeram, mandem as gravações feitas no culto, como foram as reuniões com o Conselho Missionário, e etc.

Lembre-se sempre: Os MMVs inesquecíveis são aqueles que inspiram os promotores!

Deus abençoe seu ministério!

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester