Apoteose de Abertura da Campanha de Missões Nacionais 2025

Aqui você encontra tudo para realizar em sua igreja a apoteose de abertura da campanha de Missões Nacionais 2025, proposta no material da campanha. Esta apoteose é com Pantomima. Lembre-se que pode tudo pode ser adaptado para sua realidade. Abaixo disponibilizaremos o texto e o vídeo completo para a apresentação desta apoteose:

Apoteose de Abertura da Campanha 2025 – Roteiro WORD

Apoteose de Abertura da Campanha 2025 – Roteiro PDF

VÍDEO APOTEOSE – DRIVE

Aqui no Blog você também encontra uma sugestão de Apoteose de Encerramento da Campanha. 

Apoteose de Abertura da Campanha de Missões Nacionais 2025

Personagens

10 adultos e 2 crianças:

  • IGREJA – 6 pessoas com calça preta e camiseta “Jesus Transforma” amarela.
  • ÊNFASES – 6 pessoas com roupas pretas (uma ou duas crianças).

Pode ser adaptado para mais ou menos pessoas. Se o palco onde a pantomima for apresentada for pequeno, utilize menos participantes e reduza os obstáculos. O mais importante é que a mensagem seja transmitida de forma clara. Todos devem ter lanternas. Se preferir, todos podem vestir apenas roupas pretas.

Na Pantomima a expressão não é verbal, mas através de gestos, mímicas e expressões faciais, em vez da fala. Portanto, todas as encenações são feitas com mímicas e objetos imaginários, tudo em silêncio. Os atores falarão apenas no apelo final. A intenção não é ser uma encenação cômica, por isso evite perucas, ou qualquer coisa que distraia as pessoas ou tire o foco da mensagem.

Os atores que representam a igreja só apagam as lanternas durante os vídeos. Durante todas as encenações, eles sempre ficam com as lanternas acesas, representando a luz de Jesus por onde passam.

A encenação sempre começa após o vídeo, quando começa o fundo musical e o nome da ênfase é projetado no telão. No total são quatro ênfases e o apelo final, com um jogral.

Materiais

  • Lanternas
  • Bíblias
  • Tecidos preto, verde e azul (TNT), cadeiras, caixas.
  • Papel para deixar as lanternas com a luz obscurecida.
  • 1 Bandeira do Brasil

Luzes

As luzes do templo ficam apagadas todo o tempo da Apoteose. Se ficar muito escuro, deixar meia luz, mas de preferência bem fraca, pois as luzes das lanternas precisam se destacar.

 

“Minha Pátria para Cristo”

Divisa: “… e ainda há muitíssima terra para conquistar.” Josué 13.1

PANTOMIMA

  • Vídeo 1 – “Minha Pátria para Cristo”.

 Cenário 1 – Barreiras feitas com cadeiras e caixas, cobertas com tecido pretos, representando os desafios culturais, geográficos e sociais das grandes cidades. (O primeiro cenário já pode ficar pronto antes de começar o vídeo 1, ou ensaiam para colocar tudo rapidamente durante o vídeo.)

 Posição 1 –  Enquanto o vídeo 1 é exibido, todos os atores entram discretamente com as lanternas apagadas.

Se dividem em dois grupos. Os 6 atores da igreja de um lado e os outros 6 do outro lado das barreiras, farão as seguintes encenações

Um ator estará com muita pressa, olhando no relógio, ansioso, esperando o ônibus ou alguém, representando a correria do dia a dia.

Um ator aparentará ser muito vaidoso, se olhando no espelho, arrumando o cabelo, bem arrumado.

Ao lado dele, uma criança estará triste, com fome, pedindo comida, representando o contraste social das grandes cidades onde o luxo e a pobreza convivem lado a lado.

Um ator estará lendo um livro, estudando compenetrado, representando a busca pela secularização, distraído com as filosofias, sem interesse pelo Evangelho.

Um ator estará solitário, depressivo, sem esperança, representando a solidão das grandes cidades.

Um ator estará comprando, comprando e comprando, gesticulando como se estivesse gastando dinheiro,  representando o consumismo dos grandes centros.

(Importante ressaltar que tudo é feito com mímica, expressões faciais, e objetos imaginários).

Imediatamente quando acaba o vídeo, começa a pantomima.

(Todas as encenações têm apenas 1 minuto e já começa o vídeo seguinte, por isso, é muito importante ensaiar para fazer a encenação completa, sem erros).

Cena 1: Os Grandes Vazios do Brasil

Fundo Musical

Telão – “Minha Pátria para Cristo – Os Grandes Vazios do Brasil!”

  • Encenação – Assim que começa o fundo musical, todos os atores representando a igreja acendem suas lanternas. (Caso o ambiente fique muito escuro, acenda uma luz fraca no templo para manter a visibilidade.) Eles iluminam as pessoas do outro lado da barreira e seguem em direção a elas. Alguns hesitam, outros tentam contornar os obstáculos. Uns ajudam os outros a superá-los, simbolizando os desafios da evangelização e a importância da cooperação. É fundamental destacar: a igreja vai! Em nenhum momento ela permanece do outro lado ou apenas chama os perdidos de longe. Ela se esforça para vencer os obstáculos e alcançar as pessoas — assim como Jesus ia ao encontro das multidões. Quando conseguem chegar ao outro grupo, cada integrante da igreja toca em um dos atores e, juntos, pregam simultaneamente, mostram a Bíblia e oram com eles. Todos os evangelizados então acendem suas lanternas, representando que aceitaram a Jesus.

Quando começa o vídeo 2, todos olham para o telão, congelam, apagam as lanternas e se preparam rapidamente, silenciosamente e discretamente para a próxima cena durante o vídeo.

  • Vídeo 2 “Os Grandes Vazios do Brasil”

 Cena 2: Fortalecer e Replantar Igrejas enfraquecidas

 Cenário 2 – Caso tenha espaço, deixe as caixas e cadeiras onde estão e utilizem outro espaço para a Cena 2 (Serão usadas novamente na Cena 4). Se não, tire rapidamente tudo.

 Posição 2 – Os atores da igreja ficam em um lado do palco e o outro grupo em outro lado, sentados ou curvados, com as bíblias nas mãos, mas fechadas. Estão cansados, desanimados. Eles estão com as lanternas bem fracas (cobertas com papel ou algo que enfraqueça a luz da lanterna, mas que seja fácil de retirar).

Fundo Musical

Telão – “Minha Pátria para Cristo – Fortalecer e Replantar Igrejas enfraquecidas!”

  • Encenação – Imediatamente quando começa a música, todos acendem as lanternas. (Esta é a única ênfase que todos acendem a lanterna no início da encenação). Os atores da igreja iluminam o outro grupo, vão até eles e os ajudam a se levantar, leem a Bíblia com eles, demonstram carinho e atenção. Ao serem ajudados, eles tiram o papel que deixam as lanternas fracas. Todos se alegram muito quando a luz volta a brilhar.

Quando começa o vídeo 3, todos olham para o telão, congelam, apagam as lanternas e se preparam rapidamente, silenciosamente e discretamente para a próxima cena durante o vídeo.

  • Vídeo 3 “Fortalecer e Replantar Igrejas enfraquecidas”

 Cena 3: Transformar Realidades

 Cenário 3 – Nenhum.

 Posição 3 – Todos os atores da igreja ficam em um lado do palco e os outros 6 espalhados pelo palco:

Dois atores sentados ou deitados, com expressão de dor, representando os doentes e hospitais.

Um ator com fome, com semblante triste, mão na barriga, representando os necessitados.

Dois atores sentados fumando, bebendo e se drogando, representando os moradores de rua.

Uma criança tentando estudar, mas com muita dificuldade, representando a importância igreja se envolver com as necessidades e desafios de seu bairro.

Fundo Musical

Telão – “Minha Pátria para Cristo – Transformar Realidades!”

  • Encenação – Imediatamente quando começa a música, os atores que representam a Igreja acendem as lanternas. Cada crente com a lanterna acesa se aproxima e leva comida (tudo com mímica), outro mostra a Bíblia, ora, outro cuida dos enfermos, outro ajuda a criança a estudar etc. Todos evangelizados acendem lanternas ao se converter. (A Igreja demonstra união, trabalho em equipe com muito amor).

Quando começa o vídeo 4, todos olham para o telão, congelam, apagam as lanternas e se preparam rapidamente, silenciosamente e discretamente para a próxima cena. Como a próxima cena tem bastante cenário, ensaiar bem antes para preparar tudo com agilidade durante o vídeo.

  • Vídeo 4 – “Transformando Realidades”

Cena 4: Alcançar os Não Alcançados

Cenário 4 – O tecido azul no chão em um lado, representando o desafio de atravessar os rios para chegar até os ribeirinhos; do outro lado o tecido verde ou adereços verdes (podem colocar também os tecidos verdes sobre cadeiras e caixas), representando os desafios de atravessar as florestas para chegar até os indígenas, quilombolas etc.; e em outro lado ou no centro, as caixas e cadeiras cobertas com o tecido preto, como na Cena 1, representando as Grandes Cidades.

Posição 4 – Todos os atores da igreja ficam juntos em um lugar do palco e os outros 6 espalhados:

Dois atores ficam do outro lado do tecido azul, com semblantes de desesperança, pescando.

Dois atores ficam do outro lado do tecido e barreiras verdes, caçando, pescando, com o semblante triste, pois não conhecem Jesus.

Dois atores ficam do outro lado do tecido e barreiras pretas. Um pode ser a criança sem expectativa nenhuma de vida, deslizando o dedo no celular (imaginário), e o outro trabalhando, falando no celular, representando um empresário bem-sucedido.

Fundo musical

Telão – “Minha Pátria para Cristo – Alcançar os Não Alcançados!”

  • Encenação – Imediatamente quando começa a música, os atores que representam a Igreja acendem as lanternas. Uma dupla cruza os “rios” (tecidos azuis) com muito esforço até chegar aos que lá estão, simultaneamente, as outras duas duplas enfrentam as barreiras das florestas e das grandes cidades. Todos são evangelizados, tratados com muito amor. Eles oram e acendem as lanternas quando aceitam a Jesus.

Quando começa o vídeo 5, todos olham para o telão, congelam, apagam as lanternas e se preparam rapidamente, silenciosamente e discretamente para a próxima cena. Se não houver espaço, tirar do centro as cadeiras e caixas.

  • Vídeo 5 – “Alcançar os Não Alcançados”

Cena 5: A Pátria para Cristo!

 Cenário 5 – Uma bandeira do Brasil é colocada no chão no centro do palco. (As cenas 5 e 6 são um pouco maiores, com 1 minuto e meio cada)

Posição 5 – Dois atores (as duas crianças, se tiver) se preparam para levantar a bandeira. Os demais ficam na parte de frente do palco, com as lanternas posicionadas para a bandeira, mas sem ficar na frente da bandeira, para que a congregação veja.

Fundo musical

Telão – “Minha Pátria para Cristo!” – “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.” II Crônicas 7.14

  • Encenação – Todas as luzes se apagam – Aguardam com paciência toda a introdução da música e os dois atores começam a levantar do chão (muito lentamente – Essa cena tem um minuto e meio) a bandeira do Brasil. Todos ou outros atores acendem as lanternas e iluminam a bandeira, simbolizando o Brasil rendido a Cristo.

Cena 6: Apelo Final

 Cenário 6 –  O mesmo.

Posição 6 – Ao começar o outro fundo musical, os dois atores continuam segurando a bandeira no centro e os demais, muito rapidamente se posicionam ao lado deles e iniciam o jogral.

Todos os participantes devem se posicionar já na ordem do jogral, conforme o número que cada um recebeu. É essencial que todos estejam com o celular no bolso. Em nossa sugestão, pensamos em apenas quatro pessoas para a recitação do jogral, para que todas possam utilizar microfones, mas isso pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada igreja. Os demais participantes da Apoteose devem permanecer ao lado dos quatro que farão o jogral. Todos também devem acender as lanternas e apagar ou acender os celulares nos momentos indicados. Na última frase, mesmo sem microfone, todos devem dizer em uníssono: “GANHAR A PÁTRIA PARA CRISTO!”.

No início do jogral, todos acendem suas lanternas e as apontam para cima. Quando os recitadores pedirem que a congregação pegue e acenda a lanterna do celular, todos os participantes devem pegar seus celulares e acender as lanternas. Nesse momento, podem apagar as lanternas manuais.

Tudo isso precisa ser cuidadosamente ensaiado para garantir sincronia, pois se houver atrasos nas falas do jogral, a música oficial da campanha poderá iniciar antes do encerramento do texto. Por isso, o jogral deve ser bem ensaiado, com ritmo fluido, sem pausas entre as falas, e preferencialmente com o uso de vídeo durante os ensaios, para evitar erros.

Distribua previamente o texto entre os participantes, indicando claramente o número de cada um. O jogral deve ser bem decorado e ensaiado. As falas devem ser feitas em voz alta, com firmeza. Ensaiem com ênfase o momento de pegar o celular e acender a lanterna, para que todos façam ao mesmo tempo.

É importante que o ensaio seja feito exatamente como será apresentado, sem depender da reação da congregação. Essa sincronia é o que tornará o jogral bonito e impactante. Mesmo que apenas quatro pessoas recitem as falas, todos os participantes devem executar os gestos e demais ações com precisão.

Fundo musical 

Telão –  “Minha Pátria para Cristo! Ainda há muitíssima terra para conquistar!”

Jogral – 

  • 1, 2, 3 e 4 – O BRASIL PRECISA DE JESUS!
  • 1 – MUITOS AINDA NÃO OUVIRAM DESTE TÃO GRANDE AMOR!
  • 2 – AINDA HÁ MUITÍSSIMA TERRA PARA CONQUISTAR!
  • 1, 2, 3 e 4 – A MISSÃO CONTINUA URGENTE!
  • 3 – VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A SER LUZ E CONTINUAR ESSA MISSÃO?
  • 4 – VOCÊ ESTÁ DISPOSTO A LEVAR A LUZ ONDE AINDA NÃO CHEGOU?
  • 2 – SE A SUA RESPOSTA É:
  • 1, 2, 3 e 4 – “SIM, EU QUERO SER LUZ”
  • 4 – SE LEVANTE ONDE VOCÊ ESTÁ!!
  • 1, 2, 3 e 4 – SIM, SE LEVANTE! (Todos gesticulam pedindo que a congregação se levante)
  • 1 – AGORA, PEGUE O SEU CELULAR!
  • 1, 2, 3 e 4 – SIM, PEGUE O SEU CELULAR (Todos pegam o celular)
  • 3 – ACENDA A LANTERNA! (Todos acendem a lanterna do celular)
  • 1, 2, 3 e 4 – ISSO MESMO, ACENDA A LANTERNA DO SEU CELULAR! (Todos gesticulam mostrando o celular e a lanterna acesa, apontando o celular para cima)
  • 1, 2, 3 e 4 – UM, DOIS, TRÊS, QUATRO, CINCO! (contam lentamente e muito bem sincronizados, ou podem apenas contar com as mãos)
  • 2 e 3 – TODOS ACENDERAM?
  • 1 e 4 – AGORA, VAMOS TODOS ESPALHAR A LUZ DE JESUS, E
  • TODOS – GANHAR A PÁTRIA PARA CRISTO! (Todos falam com muito entusiasmo e bem forte)

 

Esperar alguns segundos com todos com os celulares acesos enquanto toca a música.

Ao começar o hino oficial da campanha, com o templo sem luz, iluminado apenas pelas lanternas dos celulares.

 

Deus abençoe a campanha em sua igreja!

Silvana S. P. Martines

 

Respostas de 6

  1. Amei a encenação, tentarei replicar na minha igreja, na abertura.
    Que Deus abençoe vc, Silvana, e toda a equipe.
    O material do blog tem sido uma ferramenta maravilhosa na preparação da campanha aqui na minha igreja, desde que eu o descobri.
    Somos promotores a mais de 15 anos na IB Monte Horebe em Nova Iguaçu, eu Raquel, meu esposo Moisés e + 5 no conselho missionário.
    Obgda pela sua ajuda e dedicação na Obra!
    Que Deus nos abençoe em mais uma Campanha 🙌🏽

    1. Amém!! Glória a Deus pela vida e ministério de vcs! Mande fotos da Apoteose pra gente colocar aqui no Blog! Deus abençoe a campanha em sua igreja! Beijos

  2. Maravilhosa essa encenação Silvana, que o Senhor Jesus continue abençoando a sua vida
    te usando como instrumento a cada dia nas mão Dele
    Você é uma benção

    ps: o Jogral espetacular!!!!

    Igreja Batista Jardim Alamar/Itabuna-Ba

    1. Glória a Deus! Amém! Essa campanha será especial! Deus abençoe seu ministério, irmã Carmem!

  3. Que benção!!! Sempre fico a espera da Apoteose da Abertura! Maravilhoso. Deus abençoe nossa Campanha 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.