fbpx

Proporção X Porção – Alvo Pessoal

Nestes anos trabalhando como promotora e convivendo com muitos mobilizadores, aprendi o quanto o alvo pessoal é importante na formação de uma geração com visão missionária.

Quando estabelecemos alvos gerais sem nenhuma ligação com o alvo pessoal, não envolvemos as pessoas na responsabilidade individual no avanço da obra missionária. Algumas igrejas acabam tirando do caixa para completar o alvo geral, o que também gera um comodismo e terceirização da responsabilidade pessoal de todo crente.

O alvo pessoal ou alvo de fé é um grande instrumento de Deus para compreensão de que o desafio de sustentar a obra missionária é de cada um de nós, pois, “Se EU falhar com um real do meu voto, toda minha igreja não alcançará o alvo geral!“

O mais precioso em tudo isto é que os alvos feitos pela fé possibilitam que as pessoas vivam experiências pessoais com Deus! Nada tem mais capacidade de moldar a visão de alguém do que suas experiências de fé, enxergando na própria pele como Deus ama missões e honra aqueles que priorizam a sua obra.

A experiência pessoal com Deus vale mais do que mil palavras de um promotor!

Quero relembrar nossa experiência! Durante os dois anos em construção, estipulamos um alvo de R$ 10.000,00. Vimos um grande despertamento acontecer. Apesar de sermos uma pequena igreja com menos de cem membros no interior de SP, mesmo em construção, ultrapassamos todos os alvos. Em 2013, após terminar a construção do templo, ao invés de estipular um alvo, começamos a desafiar cada pessoa a fazer um alvo de fé pessoal com Deus. Ao somar todos os alvos pessoais, nosso alvo geral subiu de R$ 10.000,00 para R$ 13.600,00. Ao final da campanha chegamos a quase R$ 15.000,00. Naqueles dias, uma irmã de nossa igreja me contou que havia feito um alvo pessoal de dar um salário inteiro para missões e estava muito feliz, pois conseguiu fazendo pães caseiros. Na mesma semana, outra irmã me disse a mesma coisa! Quando chegamos na Campanha de Missões Nacionais “Vivo para glória de Deus”, sonhávamos em chegar nos R$ 20.000,00! Alguém chegou a propor que fizéssemos um alvo de R$ 16.000,00, mas achamos melhor distribuir o alvo pessoal. No culto de abertura da campanha, compartilhei com a igreja a experiência destas duas irmãs, que ganhavam um salário-mínimo e fizeram um alvo pessoal de ofertar um salário inteiro. Distribuímos os papéis para os irmãos escreverem o seu alvo pessoal. Recolhemos e alguns irmãos saíram para contar enquanto o culto seguia para o encerramento. Ao voltarem soubemos que nosso alvo havia chegado a R$ 30.800,00! Que experiência maravilhosa! Esse alvo foi ultrapassado para a glória de Deus.

Neste dia eu tive uma grande lição, como promotora. Quando estipulamos um alvo, podemos estar subestimando o poder do Espírito Santo do Deus missionário. Se tivéssemos chegado aos R$ 20.000,00 teríamos ficado muito felizes, mas Deus queria mais e todos nós podíamos fazer mais. Só soubemos disso porque deixamos o Senhor trabalhar nos corações e não limitamos a Sua ação a um alvo pré-estabelecido. Na nossa última campanha, levantamos R$ 105.000,00. Trabalhamos com alvos pessoais e de grupos, que são alvos feitos pelas classes e departamentos. Mas, temos uma regra: Nos alvos das classes só pode ofertar com ingredientes ou roupas para o bazar etc. Isso é muito saudável para igreja, pois gera uma imensa união e movimento no corpo de Cristo, e parecem até formiguinhas trabalhando nas cantinas, feiras, bazares etc. Porém, o alvo pessoal é o mais importante, pois dos R$ 105.000,00 que levantamos, apenas R$ 33.000,00 foram levantados com trabalho em grupo e R$ 72.000,00 foi alvo pessoal. Não devemos subestimar o poder do Espírito Santo, limitando nossos alvos a nossa pequena fé e visão.

A formação da visão missionária deve ser nosso maior foco e o alvo pessoal, além de dar o senso de responsabilidade individual, ele trabalha a proporção e não a porção. O que chamou a atenção de Jesus na viúva pobre foi justamente o fato dela entregar tudo o que tinha. Foi a proporção e não a porção que Jesus viu. Ele continua nos observando e vendo mais o que guardamos do que o que damos!

Cada igreja tem sua realidade. Algumas trabalham com cantinas, feiras, leilões etc., porém eu lhe desafio a sempre priorizar o alvo pessoal, pois para formar uma geração e liderança com visão missionária, as pessoas precisam viver experiências pessoais com Deus! Dê a cada membro de sua igreja a oportunidade de fazer um alvo pessoal de fé. Temos inúmeras histórias de irmãos que viveram experiências maravilhosas com Deus, pois ousaram agir pela fé! Sempre que me lembro das crianças e juniores me emociono. Eles fazem alvos audaciosos e Deus sempre honra sua fé! Não podemos privar nossos irmãos de viver essas experiências lindas. Vale a pena fazer o alvo pessoal, pois Deus não quer nosso dinheiro, mas nosso coração!

Deus nos deu poder de influência e precisamos usá-lo para formar uma geração que compreenda sua responsabilidade diante de Deus em sustentar a obra missionária.

Deus abençoe seu ministério,

Silvana S. P. Martines

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester