fbpx

Ciganos

Este mês vamos falar sobre os Ciganos! O que vem em sua mente quando ouve a palavra “Cigano”? O que você faz quando uma cigana tenta ler sua mão na rua? Você tem preconceito ou sente amor por esse povo?

Muitas vezes temos preconceitos e generalizamos todo um povo, achando que temos razão pelo fato de fazerem coisas erradas. Porém, nos esquecemos que quando temos razão, mas perdemos a compaixão, perdemos a razão! Jesus amou até os que tinham hábitos errados! O preconceito nos impede de amar!

O povo cigano tem sua cultura própria. É um povo nômade que precisa da graça de Deus como todos nós, e, se alguns fazem coisas erradas, não somos mais dignos ou menos pecadores que eles! Esse foi o grande problema do filho mais velho da parábola do filho pródigo, pois ao se basear em suas razões, não teve compaixão, e com isso, perdeu a razão!

Assista esse vídeo:

Eu sempre me emociono quando vejo esse vídeo! Quantas vezes temos sido preconceituosos, generalizamos todo um povo e nos esquecemos que Deus os ama!

Veja essa reportagem que fala um pouco sobre a cultura cigana:

Desde de 2009 os missionários Gilmar e Jádima têm levado a tenda cigana aos acampamentos de promotores pelo Brasil. O trabalho deles tem moldado a visão de todos que participam destes acampamentos ao longo destes 10 anos. Deus tem trabalhado em nossos corações, a maneira de enxergar este povo que é tão hostilizado.

Gilmar e Jádima são brasileiros e, contextualizados a realidade cigana, se vestem como ciganos para ganhá-los para Cristo. Para a glória de Deus, em abril de 2011, foi fundada da 1ª Tenda Batista Nômade, em Itaquaquecetuba/SP.

Conheça mais sobre este projeto da JMN no canal do YouTube:

https://www.youtube.com/channel/UC8Jyi3WY8T6tp9EKdw7Dc3w

No arquivo abaixo, você encontra tudo sobre o Projeto com Ciganos dos nossos missionários Gilmar e Jádima, e informações muito preciosas sobre o povo cigano, sua origem e cultura, que a maioria de nós não sabe:

Leia com atenção este arquivo acima para poder passar as informações em sua igreja, usando os slides prontos abaixo:

Gilmar e Jádima se dedicam integralmente ao trabalho missionário, a fim de ganhar os ciganos para Cristo, neste projeto pioneiro entre os batistas. Trabalhar com ciganos é diferente de todos os demais projetos. Por ser um povo nômade, os missionários desenvolvem relacionamentos discipuladores intencionais, formam os PGMs, e levam ciganos ao batismo, mas, de repente os ciganos vão embora. Sem desanimar, eles recomeçam tudo novamente com os novos ciganos que chegam ao acampamento. É realmente impossível saber quantos ciganos foram evangelizados, discipulados, aceitaram Jesus, e hoje estão fazendo discípulos por outros acampamentos ciganos! Fico imaginando Gilmar e Jádima chegando ao céu e encontrando ciganos e mais ciganos que foram salvos através do trabalho deles e eles nunca souberam! A Deus seja a glória por tudo que tem feito entre os ciganos através da obra missionária.

Tenho orado há um tempo por este Post! Minha oração tem sido para que Deus fale ao seu coração como tem falado ao meu! Que o Senhor lhe use poderosamente para mover o coração de sua igreja a amar os ciganos e chorar por eles.

Na cultura cigana, ler as mãos é trabalho. Na mente delas, elas estão trabalhando. Precisamos ter compaixão e amá-las. Ore e peça sabedoria ao Senhor. Ensine sua igreja a compartilhar Jesus com as ciganas, quando desejarem ler as mãos. Ao invés de correr, olhe em seus olhos e diga: “Se eu deixar você ler minha mão, posso ler a sua depois?” Quando ela acabar, lhe dê algum trocado, pegue em sua mão, olhe nos seus olhos e diga: “Estou vendo aqui que existe alguém que lhe ama muito. Ele morreu para lhe salvar, derramando seu precioso sangue na cruz por você! Seu nome é Jesus! Ele lhe ama e quer lhe salvar!”

Deixemos de lado todo preconceito que entristece a Deus e vamos transmitir em nossas igrejas o bichinho missionário que faz com que amemos de todo coração o homem sem Cristo, inclusive os ciganos!

Faça um momento missionário especial. Convide irmãos e crianças para participarem vestidos de ciganos, mostre os vídeos acima, fale do que Deus está fazendo entre este povo e deixe Deus agir! Fizemos isso em nossa igreja e foi um impacto! Essas crianças jamais esquecerão deste dia. Certamente crescerão livres de preconceitos e amando o povo cigano!

Mais informações sobre o Projeto com ciganos da JMN, fale com os missionários Gilmar e Jádima pelo Whatsapp (11) 95454-6058. Se for possível, leve-os em sua igreja! Tenho certeza que será um dia inesquecível!

Deus abençoe seu ministério!

Silvana S. P. Martines

0 resposta

  1. Lindo trabalho, que cresça e multiplique o número de pessoas para levar a palavra ao povo cigano.
    Gilma, Jade, Força, Foco e Fé, não desanimem o SENHOR Deus está com vocês.

      1. Que benção esse trabalho com o povo Cigano, Deus com certeza não sê esquece de nenhum povo. Para cada campo ele tem pessoas separadas para cuidar. Deus É Maravilhoso. Todas as pessoas tem e terão oportunidade de ouvir do amor de Jesus e ser transformado por Ele. Deus continue abençoado os missionários que trabalham com os ciganos.

        1. Que ALEGRIA saber que tem trabalho Missionário com o povo cigano.glorias a Deus.Que continue abençoando os Missionário Gilmar e Jádima.🙏

      2. Deus seja louvado e glorificado através desse projeto! Oramos pelo povo cigano na nossa semana de oração por missãoes nacionais. Que Senhor renove às forças dos missionários Gilmar e Jádima.🙏

    1. Que dia realmente inesquecível. Receber a Jád e o Gilmar em nossa igreja muito nos abençoou. Deus tem nos ensinado à amar os ciganos e orar pela salvação deste povo. Que possamos olhar para eles com a mesma compaixão de Jesus. Deus abençoe esta obra. Que ela cresça mais e mais e que toda língua cigana um dia, confesse a Jesus como Senhor e Salvador!

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester