“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” Eclesiastes 4:9
O Promotor de Missões recebe de Deus a capacidade de influenciar! Isso é algo muito interessante! Sua paixão por missões transborda e contagia os que estão ao seu lado. Mas, nem sempre esse “contagio” é rápido. Normalmente ele acontece “um a um”! Você pode ler mais sobre isso no post http://missoesnacionais.org.br/blog/nao-dizeis-vos-que-ainda-ha-quatro-meses-ate-a-ceifa-eu-porem-vos-digo-erguei-os-olhos-e-vede-os-campos-pois-ja-estao-brancos-para-a-ceifa-joao-4-35/
Somos chamados por Deus para “ficar”, mas não para “ficar parados” ou “ficar sozinhos”! Temos uma missão muito séria quando entendemos nosso chamado para ficar: Precisamos formar uma nova geração de discípulos de Jesus, que multiplique discípulos no dia a dia, e, ame, ore e sustente a obra missionária! Muitos de nós fomos chamados para mudar radicalmente a visão de nossas igrejas, que estão adormecidas, voltadas para si mesmas, com inúmeras programações para crentes, e nem se lembram da obra missionária. Que desafio!
Sem dúvida alguma uma das formas mais eficazes e que mais tem abençoado a vida dos promotores é o Conselho, Equipe, Comissão Missionária, como desejar! O importante é nunca trabalhar sozinho! Pudemos observar que durante a pandemia, as igrejas que já tinham uma equipe missionária sólida, independente do tamanho da igreja, conseguiram vencer os desafios dos templos fechados e fizeram as campanhas! Isso mostra a importância do trabalho em equipe! É essencial que o promotor entenda a seriedade de trabalhar em conjunto!
Trabalhar em equipe também é fundamental para alcançar toda igreja! É impossível o promotor estar ao mesmo tempo com as crianças, juniores, adolescentes, jovens, jovens casados, mulheres, homens, idosos, PGMs, grupos musicais e etc.! Mas, existe uma forma onde o “Promotor” pode estar em todos estes lugares ao mesmo tempo! Sim! Quando o promotor envolver os líderes de todos estes departamentos em sua equipe, influenciá-los e contagiá-los, eles serão “promotores” espalhados por toda a igreja, em todas as faixas etárias, semanalmente influenciando e contagiando a todos, formando uma nova geração de discípulos de Jesus, que multiplicam, amam, oram e sustentam a obra missionária! Aleluia!
Antes de tudo, converse com seu pastor e compartilhe seu desejo de formar o Conselho com a liderança. Abra seu coração e, em oração, peça sua ajuda! Ele deve ser o primeiro a participar!
Com a ajuda de seu pastor, comece a conversar com cada líder e crie um grupo no WhatsApp.
A responsabilidade de envisionar a equipe é grande! Todos precisam enxergar o quanto esta missão é séria e espiritual.
Comece com uma reunião (mesmo on-line) para orar! Compartilhe seu desejo e sonho de ver toda igreja envolvida com a obra missionária e demonstre o quanto a oração será a principal ação desta equipe!
Envolva sua equipe em oração!! Esta é a chave do sucesso! Não há estratégias que mova o coração de uma igreja! Não há, meu querido promotor! Jamais seremos técnicos em mobilização! Quem move é Deus! Por isso, envolva o Conselho Missionário com oração, tendo isso como prioridade absoluta e inegociável!
Faça reuniões de oração semanais nos períodos, Pré/Campanha/Pós. Se possível faça isso o ano todo! Envolva o grupo do WhatsApp em oração, com escalas diárias para orações em áudio.
ORE! ORE! ORE!
Certamente, Deus dará todas as estratégias para mudar radicalmente a visão de sua igreja, se juntos, dependerem Dele! Em equipe, terão muitas ideias e farão coisas que nunca imaginaram!
Aqui no Blog disponibilizamos estudos prontos para serem feitos com o Conselho Missionário: http://missoesnacionais.org.br/blog/estudos-para-fazer-com-o-conselho-missionario/ Três estudos são para envisionamento, pois entendemos que é essencial a equipe compreender a batalha espiritual que envolve a mobilização, e o último é com dicas práticas para mobilizar a igreja.
No Blog temos a categoria “Conselho Missionário” onde você poderá acompanhar tudo o que for postado sobre este assunto http://missoesnacionais.org.br/blog/category/conselho-missionario/ .
Se o Conselho ou Equipe Missionária compreender a grandeza e responsabilidade de sua missão, experimentarão como igreja, o maior despertamento e avivamento missionário de sua história!
Imagine sua igreja daqui 10 ou 15 anos! Muitas crianças de hoje estarão nos campos missionários como radicais!! Os que ficaram, formarão famílias que compreenderão a missão, cheias do Espírito Santo, fazendo discípulos naturalmente, com filhos também discipuladores, todos amando a obra missionária, dedicando as férias com a profissão nos campos missionários, grandes intercessores, mantenedores e mobilizadores!
Imagine se todos aqueles que Deus chamou para ficar, compreenderem sua missão, influenciarem os líderes de suas igrejas, e assim por diante… Em poucos anos ganharemos o mundo para Cristo! Maranata!!! O Senhor virá nos buscar!
Deus nos abençoe!
Silvana S. P. Martines
Respostas de 14
Boa noite a Paz!
Muito bom essas idéias é o meu primeiro ano que sou promotora de missões na minha igreja Missão Batista Verdade em Amor que fica em Coelho da Rocha São João de Meriti. Louvo a Deus pela vida de vocês. E sempre que puderem me manda informações e panfletos.
cleidebastos0505@gmail.com
Obrigada fica na Paz!
Deus abençoe irmã Cleide em seu ministério como promotora! Isso é uma vocação e um chamado específico de Deus. Continue firme e aproveite as dicas do nosso Blog. Estamos a disposição! Bjos
Oh que bom Cleide. Nasci nesta cidade e fui membro da Primeira Igreja Batista em Coelho da Rocha – Hoje moro no Espirito Santo. Sou Promotora de Missões. As experiencias de outros Promotores me inspiram ainda mais. Deus abençoe teu ministério minha irmã.
Amém estou começando esse ano como MMV sempre amei a obra Missionária porém nunca tive oportunidade e esse ano quando menos espero surgiu o congresso estava e estou no momento frágil faz 5 meses que DEUS guardou minha mãe na qual eu cuidava ate então não estava entendendo o que Deus estava reservando pra mim e no ato da inscrição perguntei será agora? E com 2 dias de congresso senti que havia chegado a oportunidade de trabalhar na obra do senhor
Agradeço a DEUS por todos os envolvidos irmã Silvânia sou sua fã
Amém Aninha! Deus continue lhe usando por onde for! Beijos!
Que maravilhoso trabalhar em equipe. Louvo a Deus que me deu o privilégio de trabalhar com muitos irmãos!
Graça e paz
Estou promotora e MMV no primeiro ano em minha igreja, Muito boa todas as sugestões da Silvana Deus abençoe, Iremos precisar muito desse apoio do blog do promotor e de suas idéias. Meu pastor já havia me concedido em calendário uma fds de cada mês para fazermos uma clínica com treinamento intensivo e vigília…mas a pandemia nos limitou infelizmente. Ore por mim..
Que bênção, irmã Silvia! Ter o apoio do pastor é maravilhoso! Que o Senhor a capacite dia a dia! Deus abençoe! Bjos
Boa noite, meu nome é Gildevania Alves da Silva Nogueira sou membro da Igreja Batista Ebenézer de Araguaína Tocantins. No ano 2020, fui nomeada promotora de missoes, não tenho muita experiência pois foi logo no início da pandemia e fiquei meio deslocada, mais procuro aprender cada dia a mais. Eu oro a Deus sempre, e pesso sabedoria, que Ele me capacete a cada dia mais. Achei muito boa essa criação do grupo de promotores envolvendo os demais líderes da igreja.
Maravilha esse belíssimo trabalho! missionários trabalhando em conjunto, em uma só unidade verdadeira, em um só propósito e para Glória Deus.
DEUS abençoe em nome de Jesus amém.
Multiplicar é a minha razão de viver.
Sou membro fundadora do Conselho Missionário da minha igreja. E já se passaram 12 anos da criação desse Conselho. Começamos com uma diretoria, tivemos altos e baixos, porém eu e o presidente não desistimos da missão. E hoje, Deus nos presenteou com um time de parceiros motivados a fazer a missão. Hoje, se eu ou o presidente não pudermos estar na ação, o conselho vai e cumpre o propósito, pois Deus nos deu discípulos. Dica: fazer discípulos, não deter o poder. Multiplicar os talentos!
Glória a Deus! Parabéns pela visão missionária e persistência! Deus é fiel!
Lembro-me como fosse hoje, como Promotora de Missões há 30 anos, fazendo este mês de setembro. Paulo estava com um aninho, já me via lá na frente. Nossa Congregação Bairro Jardim dos Estados, situava-se entre a Rua Pernambuco esquina com a Rua São Paulo, tinha poucas pessoas, umas 30 mais ou menos, porém nosso alvo era desafiado entre as classes da EBD e outras instruções do Manual da Campanha. No culto final da Campanha, até o ano do ministério do Pr. Erivan, ele pedia para fazer a contagem como informar a Igreja do valor arrecadado naquela campanha missionária. Havia muita ênfase como muito ardor no coração com o incentivo dado pelos pastores até missionários. Foi nesse interim de 1992, com missionária Hirtes Dias Delgado, da JM Nacionais, o tempo que fui chamada para ser Promotora de Missões, estava na direção da JM Nacionais, o Pr Ivo e Gladys Seitz. O Senhor respondeu me quando me consagrei naquele Despertar 1997, em Belém, do Pará no momento de missões , naquele evento. Realmente o Promotor de Missões tem chamado é um missionário, ele vive o que fala, como envolve a sua família como a sua Igreja na obra missionária. É um ministério que nos leva a depender do Senhor para tudo (bíblia e oração), ter interesse por Geografia , por Comunicação por Informação, está ciente dos acontecimentos no seu país e no mundo, como agora o foco é a Inglaterra como também a guerra da Ucrânia. Mobilizar outros também para aprender a fazer como já convoquei dezenove para promover na sua Igreja. Então nos leva a participar do que Deus esta fazendo no nosso Brasil, através da Cristolândia, Vila Minha Pátria, Barco e Carreta Missionária, Projeto Viver, Operação Jesus Transforma, todos projetos da JM Nacionais. \”Vamos! Precisamos avançar! \”
Que lindo testemunho irmã Inês! Amém!! Deus continue a usando poderosamente!