fbpx

Sugestão de Peça Teatral: Viva a Compaixão – O Pão da Vida!

Estamos disponibilizando uma sugestão de peça teatral para ser usada na campanha de Missões Mundiais deste ano. É uma peça simples, fácil de fazer e muito inspirativa. Aproveite!

11 Participantes:

Jesus, cinco pessoas caracterizadas, que representarão os cinco continentes: Ásia, África, Oceania, América e Europa, e cinco pessoas que estarão sentadas na congregação, vestidas normalmente.

PEÇA:

As cinco pessoas representando os cinco continentes entram clamando: “Tenho fome de Deus! Quanta fome de Deus! Tenho fome de Deus!”

Jesus entra com uma bandeja com um pão já dividido em 5 pedaços.

JESUS: Eu estou aqui pra chamar vocês para saírem para fora. Pra levarem o Pão da Vida para as nações. Eu tenho poder pra fazer isso sozinho, mas vocês são o meu corpo nesta Terra e eu quero contar com vocês. Quero contar com meus filhos amados. As nações estão clamando, estão perdidas, precisando do Pão da Vida, que Sou Eu. Eu conheço cada um de vocês pelo nome! (Chamará cada um dos cinco pelo nome:)

JESUS: (Nome da 1ª pessoa) Eu posso contar com você pra levar o Pão da Vida aos famintos da Terra? Precisamos de mais obreiros para a seara e você é a pessoa que escolhi para ir. Os campos estão tão brancos para a ceifa e você pode ser uma das minhas trabalhadoras…

1ª pessoa: Eu? Eu não, Senhor! Eu não estou pronta agora. Acabei de me casar (ou ainda quero me casar), quero ter filhos ainda. Tenho muito o que viver pra mim mesma. Agora não dá não…chama outro.

(As nações começam clamar novamente)

JESUS: Não igreja, não! Vocês não estão entendendo? As nações precisam. Quem irá levar o Pão da Vida para eles? A quem enviarei? Quem há de ir por nós?

JESUS: (Nome da 2ª pessoa) Você pode orar para que haja salvação no mundo? Precisamos de intercessores. Pessoas que se coloquem na brecha da oração por aquele povo. Se você orar, coisas tremendas irão acontecer naquele lugar.

2ª pessoa: Ah, Senhor, não vai dar não. Não tenho tempo pra isso. Meu dia é tão corrido… Filhos, trabalho, tanta coisa pra fazer. O Senhor acha que obra tempo pra orar? Eu até tenho vontade às vezes, mas quem sabe quando eu me aposentar…agora não dá não!

(As nações começam clamar novamente)

JESUS: Não, não, Igreja! Vocês não estão entendendo! Eu Sou o Senhor! Eu quero contar com vocês. Sou o Senhor de toda Terra, de todas as nações! Não apenas da Igreja Batista (nome da sua igreja). Não…não… eu sei que eu posso contar com vocês!

JESUS: (Nome da 3ª pessoa) Cadê você? Você poderia mobilizar as igrejas! Trabalhar para que meu povo entenda que precisamos nos envolver nesta obra? Você poderia inflamar com amor toda igreja? Levá-los a erguer os olhos e verem os campos brancos? Posso contar com você?

3ª pessoa: Ih, Senhor! Acho isso meio complicado. Tomaria muito meu tempo e o Senhor sabe, acho que as pessoas nem iriam me ouvir. Também tenho medo de me envolver muito… e se eu não der conta? Já faço outras coisas na igreja… Senhor, eu não posso. Chama outro… tem tanta gente aqui…pra mim fica difícil!

(As nações começam clamar novamente)

JESUS: Vocês não estão ouvindo o clamor das nações? Como podem fechar os olhos e os ouvidos assim? Não estão vendo que eles estão morrendo, sem salvação, pois não conhecem a mim? Eu quero contar com vocês, igreja!

JESUS (Nome da 4ª pessoa): Você poderia ofertar? Contribuir financeiramente para que haja mais sustento nesta obra? Para que mais missionários possam ser enviados aos campos?

4ª pessoa: Olha Senhor, eu até entendo que eu poderia contribuir um pouco mais, mais sabe, a gasolina subiu, né… e o preço da comida, então? Eu tenho medo que me falte. É sempre bom ter uma reserva pra alguma emergência e também, tem algumas coisinhas que eu ainda quero comprar pra mim, sabe?

(As nações começam clamar novamente)

JESUS: O que está acontecendo igreja? Onde está o amor e a compaixão? O que adianta vir aqui para me prestarem culto se vocês não querem me obedecer? Eu escolhi contar com vocês nesta obra!

JESUS (Nome da 5ª pessoa): O que você acha de se envolver mais? Ajudar mais nas campanhas, trabalhar com mais alegria e vigor? Há tanta coisa pra fazer: Almoços, feirinhas, cantinas… Te dei tantos talentos e dons que serão muito úteis.

5ª pessoa: Ah, Senhor! Não quero me envolver nisso não. Tem outras pessoas na igreja até mais jovens que eu pra fazer. Tenho que correr atrás das minhas coisas, né? Sou uma pessoa muito ocupada. Tenho tantos compromissos… melhor chamar outro.

(As nações começam clamam mais forte agora)

JESUS: Basta! Você precisa entender que eu não sou Senhor só dos brasileiros, eu sou o Senhor de toda Terra. Eu sou o Senhor da Igreja. Se eu digo que eu preciso de você nas nações, eu posso fazer com que você seja realizado lá. Eu te levo pra onde eu quiser e sou poderoso pra cuidar de você.

1ª pessoa: Senhor, me perdoa Senhor! Eu vou, Senhor, eu vou! Eu sei que o Senhor irá comigo. Eu vou Senhor, Senhor! (Abraça Jesus, pega um pedaço do pão e leva para um “continente”. Ao abraçar o “continente” este come o pão e para de clamar. Os outros continuam).

JESUS: Eu sou o Senhor que te ouve! Quando te chamo para orar, estou dizendo que ouvirei sua oração e com Graça te responderei. Salvarei as nações por causa da sua oração. Terei prazer em te responder em amor.

2ª pessoa: Perdão, Senhor! Eu sei que nada é mais importante neste mundo do que estar contigo em oração. Eu sei que a oração de justo pode muito em seus efeitos, então, perdão, Senhor! Eu vou orar, vou interceder! (Abraça Jesus, pega um pedaço do pão e leva para um “continente”. Ao abraçar o “continente” este come o pão e para de clamar. Os outros continuam).

JESUS: Meu povo está começando entender. As nações estão começando a serem alimentadas. Eu sou aquele que move o coração do meu povo. Eu colocarei compaixão no coração da minha igreja…

3ª pessoa: Senhor, eis-me aqui! Me perdoa! Eu entendi que é o Senhor que mobilizará sua igreja! Eu serei apenas um instrumento! Usa-me, Senhor! Usa-me na mobilização da Tua igreja! (Abraça Jesus, pega um pedaço do pão e leva para um “continente”. Ao abraçar o “continente” este come o pão e para de clamar. Os outros continuam).

JESUS: Eu sei que eu posso contar com você. Não temas. Eu sou Aquele que te sustenta, que nada te deixa faltar.

4ª pessoa: Senhor, perdão! Tu és o dono do ouro e da prata. O meu Jeovah Jireh, Deus provedor! Perdão por gastar tantos recursos dados por Ti em coisas inúteis desta Terra. Eu quero investir no Teu Reino! (Abraça Jesus, pega um pedaço do pão e leva para um “continente”. Ao abraçar o “continente” este come o pão e para de clamar. O outro continua).

JESUS: Vocês foram comprados por alto preço. Eu os fortaleço, eu os ajudo! Sem mim, nada podeis fazer. Mas quando estou com vocês, Eu sou a força e a coragem que vocês precisam.

5ª pessoa: Senhor, me perdoa, Senhor! Eu quero sim me envolver mais com a Tua obra. Não quero mais enterrar os dons e talentos que o Senhor me deu. Sei que posso fazer muitas coisas que contribuirão para o avanço do Teu Reino. Eis-me aqui! Usa-me, Senhor! (Abraça Jesus, pega um pedaço do pão e leva para o último “continente” que clamava).

Ao final todos se abraçam e saem. Jesus sai à frente e atrás cada continente com seu “missionário”.

Em seguida pode passar um vídeo.

Sugestão: Se for abertura da campanha, um vídeo com uma música missionária ou da campanha mostrando fotos dos projetos em todo mundo. Se for encerramento, vídeo com fotos da igreja trabalhando.

Adaptação: Taísa Fernandes Martines, promotora de Missões da Igreja Batista em Alto Alegre/SP.

0 resposta

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester