Ser um MMV é uma honra, pois Deus nos chamou para esta obra. Quando Deus vocaciona alguém para mobilizar, Ele mesmo lhe dá poder de influência. O perigo é que podemos usá-lo para animar e contagiar, mas também para desanimar.
Um dos grandes segredos da mobilização é a confiança! Somente quem acredita naquilo que mobiliza, é capaz de influenciar com profundidade. Algumas vezes somos questionados sobre problemas nas nossas Juntas Missionárias. Muitos falam de problemas de décadas e décadas atrás. Outros questionam o destino das ofertas, problemas com boletos e etc. Na grande maioria, falta informação e conhecimento.
O MMV precisa acreditar no que mobiliza. Se há dúvida em seu coração sobre a integridade de nossas juntas missionárias, você não deve ser um MMV. Primeiro porque jamais seus olhos brilharão, e segundo porque você nunca contagiará alguém com algo que você mesmo não acredita!
Veja o porquê você pode confiar na Junta de Missões Nacionais. Talvez alguém questione “Os recursos vão mesmo para o campo?” Sim! Sem dúvida, a primeira e mais importante resposta é o fato de que essa obra não é nossa, mas de Deus! Ele está em missão, a obra é Dele e somos apenas canal em suas mãos. Havendo algo que desagrade ao Senhor, Ele mesmo fará o que for preciso. As obras dos homens se desfazem, mas o que é de Deus permanece.
“Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus” (Atos 5.38,39)
Há 116 anos as Junta de Missões Nacionais e Mundiais têm levado esperança e Deus tem sido nosso sustentador. É triste ver irmãos se referindo as nossas Juntas Missionárias como se não fizessem parte delas. Nós somos a Junta de Missões Nacionais e Mundiais! Se um irmão é membro de uma Igreja Batista da CBB, automaticamente faz parte das JMN e JMM. Nós que enviamos e sustentamos missionários e projetos. Como mobilizadores, precisamos pedir a Deus sabedoria para conduzir nossos promotores e igrejas a compreenderem isso!
Hoje, 92,3% das ofertas de Missões Nacionais são investidas diretamente no campo missionário e apenas 7,7 é usado na administração, funcionários dos orfanatos, Cristolândias e etc. Compartilho com os irmãos parte de uma palestra preparada pelo irmão Juarez Solino falando sobre três razões porque podemos confiar em nossa agência missionária: Relevância, Transparência e Resultados.
“A relevância diz respeito à percepção do quanto o que fazemos é importante para o reino de Deus, para a vida das outras pessoas e para a nossa própria vida. Trabalhamos no maior projeto de toda humanidade: Multiplicar discípulos. Pra Glória de Deus, nossos projetos têm sido de profunda relevância no Brasil. Hoje somos referência nacional no tratamento e reinserção à sociedade de dependentes químicos através do trabalho da Cristolândia. Atendemos mais de 165 mil dependentes químicos por ano e temos 43 unidades da Cristolândia, totalmente sustentadas pelo povo batista. Na Amazônia, o barco “O missionário” tem levado Jesus aos milhares de ribeirinhos que vivem isolados. Com o “Novo Sorriso da Amazônia” estamos erradicando a cárie infantil nas comunidades onde trabalham os radicais. No sertão, só em Bom Jesus da Lapa, foram 200 batismos em 2 anos! A Deus seja a glória pela relevância da nossa agência missionária no Brasil. Nós podemos confiar!
“A Transparência no uso dos recursos da nossa Junta de Missões Nacionais é total; talvez você não saiba, mas todas as ofertas que são recebidas são tratadas por sistemas informatizados de primeira geração. Não há nada manual no tratamento dos recursos, tudo aqui é registrado, tornando possível o rastreamento de todas as operações, o que é atestado por nossos auditores. É importante dizer que Missões Nacionais é acompanhada durante todo o ano por nosso Conselho Fiscal, que nos auxilia, audita e avalia. Por dois momentos no ano recebemos também uma empresa de auditoria externa. O papel dela é nos ‘virar do avesso’. São profissionais de mercado que têm o objetivo de encontrar falhas, orientar e atestar nossa conduta, e glória a Deus por esse trabalho! Repetidamente, há alguns anos, Missões Nacionais tem sido auditada em suas demonstrações contábeis e avançado com louvor nas auditorias. Para quem conhece mais de contabilidade, nossos pareceres de auditoria têm concluído: “sem nenhuma ressalva de balanço”. Além disso, temos, por diversos anos, apresentado um resultado superavitário e nossas contas estão todas em dia. É o Senhor que tem feito. Sejamos gratos a Ele por tudo que temos conquistado. Reconhecemos que essas vitórias têm sido possíveis devido ao cuidado de Deus e à dedicação de uma equipe competente. Estamos cuidando dos nossos missionários, mesmo diante da crise brasileira. Não deixamos de reajustar as prebendas missionárias, temos plano de saúde e plano odontológico. Uma unidade dedicada exclusivamente ao cuidado integral e outra à capacitação foram criadas e estão em operação. Queria que você soubesse desses fatos porque eles demonstram que estamos no caminho certo, e queremos trabalhar a cada dia com mais transparência. Nosso lema é fazer tudo com excelência para a glória de Deus.
Mas o que dizer dos resultados? Resultados são muito importantes. Não adianta ter relevância e transparência e não apresentar resultados. Missões Nacionais se preocupa com resultados, em investir bem, estabelecer objetivos e alcançar metas. Resultados são consequência de raízes bem plantadas na verdade das Escrituras Sagradas e são colhidos para a glória de Deus. Veja comigo alguns deles de 2021.
No Projeto Novo Sorriso tivemos 14.335 atendimentos médicos e psicológicos e 42.520 atendimentos odontológicos em 145 comunidades ribeirinhas onde atuam nossos missionários e radicais. Em 2021 a tão sonhada carreta missionária chegou para abençoar o nosso povo sertanejo. Desde o início da pandemia a JMN atuou com ações de compaixão e graça. Distribuímos 45.300 materiais de saúde durante o SOS Manaus, onde 21.100 famílias foram alcançadas com as entregas de 9.470 cestas básicas. 165.686 pessoas foram atendidas nas 43 unidades da Cristolândias, onde acolhemos 464 pessoas, 98 foram batizadas e 138 foram reinseridas na sociedade. Iniciamos o projeto “Sons da Missão” e 160 acolhidos foram musicalizados nas aulas de teoria, canto coral e cordas. Em 2021 tivemos mais de 200 radicais formados no Radical Brasil possibilitando que mais pessoas sejam alcançadas e conheçam a Cristo. Com a capelania prisional estivemos em 47 presídios, com 260 voluntários e 1.500 pessoas foram alcançadas. Na capelania escolar tivemos mais de 500 alunos na primeira e segunda turma, onde 294 projetos foram desenvolvidos para alcançar a comunidade escolar, implantando o Viver Escola. Na Cristolândia Criança temos 42 crianças acolhidas e 29 foram reinseridas na família. Também acolhemos crianças no Lar Batista David Gomes, em Barreiras(BA) e no Lar Batista F. F. Soren, em Luzimangues (TO). O Colégio Batista de Carolina encerrou 2021 com 249 crianças da Educação Infantil. Em 2021 foram plantadas 10 igrejas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará e São Paulo. Inauguramos a Rede 3.16 para pregação do Evangelho, durante 24 horas, sem interrupções. Desde a sua estreia até o final de 2021 já teve mais de 1.800.000 acessos, dos mais remotos lugares, espalhados por todo Brasil e mundo. No projeto Minha Pátria acolhemos 163 refugiados e 102 refugiados foram interiorizados.”
Louvamos a Deus por tudo o que tem feito através da Junta de Missões Nacionais! Ele tem multiplicado e abençoado de forma linda os projetos missionários. Há falhas? Sim! Só no céu tudo será perfeito, mas o Obra é Dele e a JMN está sob os cuidados Dele. Ele mesmo colocou o Pr. Fernando Brandão como diretor executivo. Um homem cheio do Espírito Santo, humilde, íntegro e extremamente temente a Deus. Sua equipe é formada por servos, homens e mulheres que dependem do Senhor.
Querido mobilizador, ao ser questionado sobre qualquer assunto em relação a JMN, não se deixe influenciar, mas, com muito amor, influencie! Acredite no que está mobilizando, vista a camisa e peça direção do Espírito Santo para fazer a diferença onde está, pois Deus quer lhe usar!
Resposta de 0
Glórias a Deus, vamos avança ,estes dados vamos multiplicar, minha razão de viver multiplicar vidas aos pés de JESUS.
Parabéns por um trabalho tão especial e que hoje tive a oportunidade de conhecer melhor,terminei a leitura do texto com lágrimas não de tristeza,mas feliz por também poder ter a oportunidade de me juntar a vocês no propósito de se ser mais um instrumento e canal de benção ao serviço da obra do SENHOR .
JESUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS!❤
Amém, querida irmã Cirlene! Vamos avançar para a glória de Deus!
São relatos que só tem no Diário de Deus. Em todo tempo, Glorificado seja o nome do Senhor de Missões.