Creio que uma das maiores necessidades das pessoas, na atualidade, é serem ouvidas. Quando somos ouvidos, revelamos o que vai no íntimo do nosso ser, nossas necessidades, nossos sonhos, nossos medos, dúvidas, decepções… Muitas vezes o simples fato de sermos ouvidos nos encoraja, nos anima e alivia o peso de nossas cargas ou nos motiva a continuar sonhando. No entanto, poucas pessoas sabem ouvir ou se interessam por fazê-lo.
Nós, MMVs, certamente planejamos o que falar aos promotores, mas quero aqui chamar nossa atenção para o relevante ato de ouvir. Certamente encontraremos promotores empolgados com suas metas, mas também fragilizados, feridos, machucados… Alguns desanimados ou frustrados por não se sentirem apoiados, e para estes, pouco valerá o que queremos dizer, mas muito valerá o quanto podemos ouvi-los. Ouvi-los para conhecê-los; ouvi-los para entendê-los; ouvi-los para saber quais são suas reais necessidades; ouvi-los para amá-los e por amá-los.
Tiago 1.9 nos adverte: “…sejam todos prontos para ouvir…”, e em Provérbios 18.13, lemos: “Quem responde antes de ouvir comete insensatez…”
Não tenho nenhuma dúvida de que se estivermos dispostos a amar nossos irmãos promotores através de nossos ouvidos, nosso ministério será próspero, abençoado e abençoador, pois estaremos sendo usados por Deus para curar vidas que necessitam de pessoas que realmente se importem com elas e que demonstrem isso através do ouvir com empatia e amor.
Ouvir primeiro, por completo, para somente depois pensar na resposta (sim, muitas vezes nossa resposta já está pronta, independente do que o outro estiver falando).
Ouvir integralmente, sem distrações; ouvir sinceramente, não apenas com demonstrações corporais de que se está ouvindo.
Ouvir de forma incondicional, aceitando e reconhecendo os sentimentos do promotor, mesmo que não concordemos.
Ouvir para alegrar-se com o promotor; ouvir para chorar com o promotor.
Querido MMV, atente para o que a Palavra de Deus nos diz e estejamos, todos nós, sempre prontos para ouvir.
Que Deus nos abençoe.
Karene Monte
Resposta de 0
Boa tarde.Tenho encontrado Promotores em situacoes assim.alguns ate me disseram que queriam estar ouvindo isso essas palavras de pessoas de sua igreja mais nao ouvem.Amem.
Muito oportuna essa reflexão! Sendo promotora, ao longo dos anos, muitas vezes sinto isso: a necessidade de ser ouvida e vice versa… Há algunss anos atrás, em uma linda cafeteria da cidade, entendi perfeitamente a necessidade de ouvir. Em minha frente estavam duas jovens promotoras com os corações quebrados, decepcionadas… Precisavam conversar, desabar. Naquele dia eu somente ouvi e chorei junto. Orei…
É uma via de mão dupla.
Minha gratidão a Deus e a vocês, por nesse momento me ouvirem.
Amém.
Obrigada por essa reflexão, que estamos prontos para cumprir a Palavra, prontos para ouvir.
Realmente, essa reflexão é muito oportuna! Há muitos anos fazendo parte desse grupo de promotores frustrados e suas características citadas acima, mas perserverando no meu chamado como muitos promotores apaixonada por Missões. Tenho sido muito abençoada com as experiências compartilhadas e grata ao nosso Deus, pela oportunidade ser uma MMV, que Ele me use e capacite para ser estrumento Dele na vida de outros promotores.🙏🏼♥️🌵🌻
Palavra maravilhosa! Precisamos exercitar o ouvir. Normalmente, falamos demais e ouvimos muito pouco.