Motivação errada com bons resultados ou motivação correta com maus resultados?
Hoje vamos falar sobre motivação! O que está no mais profundo do nosso coração quando mobilizamos para missões?
“…O SENHOR examina profundamente todos os corações e conhece as mais íntimas intenções da mente.” (1 Crônicas 28.9)
Qual tem sido a nossa motivação para promover missões?
Qual é a razão mais sincera que nos move a trabalhar para o Reino de Deus?
Será que os resultados têm sido a nossa maior motivação?
Os maus resultados têm nos desanimado?
O que faz um promotor de missões ser vitorioso e bem-sucedido em seu ministério?
Muitas vezes, nos preocupamos excessivamente com os resultados. É claro que eles são importantes e também agradam ao coração de Deus. Mas eles não podem ser a nossa maior motivação!
Nem sempre bons resultados vêm de motivações erradas; pelo contrário, quando a motivação está correta, os resultados costumam vir naturalmente – ainda mais quando se trata de missões. Fazemos parte do maior projeto de toda a história da humanidade: a salvação do homem! E nosso trabalho é muito mais espiritual do que técnico. Por isso, uma motivação correta quase sempre trará bons resultados.
Qual deve ser a motivação de um promotor de missões?
Tenho refletido bastante sobre a urgência da obra missionária. Quando olho para o nosso “caderno de gratidão”, meu coração se entristece: quantas igrejas e irmãos ainda não participam da obra missionária! Há crentes que gastam mais com refrigerante do que com missões.
Para glória de Deus, mesmo em anos difíceis, como em 2020, vimos muitas igrejas se envolverem e Deus agir poderosamente no coração do Seu povo!
Agora, imagine se 100% das nossas igrejas batistas contribuíssem mensalmente, realizassem campanhas com todo empenho, e cada crente tivesse um compromisso fiel com missões! Quantas vidas seriam resgatadas e transformadas pelo poder de Jesus! Teríamos mais carretas no sertão, mais barcos na Amazônia e no Pantanal, mais Radicais espalhados por todo o Brasil, Cristolândias em cada estado e milhares de vidas sendo salvas! Pense também em presídios, tribos indígenas, etnias, comunidades surdas… Quantas oportunidades!
Teríamos Centros de Formação Missionária (CFMs) em várias regiões do país! A Cidade Radical no sertão seria completa, equipada para receber centenas de radicais em cada turma. Haveria outros CFMs na Amazônia e em diversas regiões, treinando missionários para levar a Palavra por rios, florestas e sertões. E veríamos viagens missionárias acontecendo o ano inteiro, com voluntários dedicados em todo o Brasil e no mundo, pois todos compreenderiam que fazer discípulos na sua cidade e sustentar missões são responsabilidades de quem entendeu sua missão.
Mas… essa não é a nossa realidade.
Deus tem multiplicado as ofertas e vidas estão sendo alcançadas, sim! Olhando para tudo o que Deus tem feito, percebemos Sua graça. Mas, como poderíamos fazer mais! Há urgência. Vidas estão partindo sem Cristo! Ribeirinhos, sertanejos, indígenas, presidiários, brasileiros e estrangeiros… quantos hoje partiram sem salvação?
Essa deve ser a nossa motivação:
Vidas salvas, libertas e transformadas pelo poder de Jesus!
Essa motivação nos levará a orar mais, a chorar pelos perdidos e a dedicar tempo aos que estão ao nosso redor.
O promotor de missões com a motivação correta é, antes de tudo, um discípulo de Jesus. Ele entende que precisa frutificar onde está. De nada adianta levantar recursos para missões distantes se não nos compadecemos daqueles que estão próximos. Quanto mais andamos com Deus, mais passamos a amar o que Ele mais ama: gente!
A obra missionária é urgente! Não podemos perder tempo com disputas, vaidades, detalhes, preocupações com resultados pessoais, elogios ou críticas. Jamais nossa motivação deve ser ter uma campanha mais bonita do que a de outras igrejas ou postar nas redes sociais para mostrar nosso desempenho. Precisamos nos derramar diante do Senhor, clamando por vidas e intercedendo por tantas igrejas e irmãos que ainda não contribuem. Nosso alvo é ver vidas salvas e transformadas. Esta é a nossa motivação!
Quanto temos chorado diante de Deus pelas pessoas que estão morrendo sem Cristo?
Nós podemos e devemos fazer mais!
“Ó Deus, estamos diante do Senhor! Perdoa-nos, pois sabemos que como batistas podemos fazer muito mais. Coloca em nosso coração a urgência da obra missionária. Clamamos por estas igrejas e irmãos! Desperta-os pelo Teu Espírito e reacende a chama missionária.
Tem misericórdia de nós! Ensina-nos a focar em Cristo e em Sua missão de buscar e salvar o perdido. Que vivamos para o Senhor, sem nos importar com quem fez mais ou menos, mas que o Evangelho seja pregado e Teu nome glorificado. Não vivemos mais para nós mesmos, mas Cristo vive em nós. Em nome de Jesus, amém!”
Respondendo à pergunta inicial:
O que mais agrada a Deus é a motivação correta.
Um promotor de missões movido pelo amor é vitorioso aos olhos de Deus, mesmo que os resultados pareçam pequenos. Por isso, não desanime quando os resultados não forem os que você espera. Continue fiel. Deus se alegra com você, e no tempo certo os frutos virão!
Faça do “quarto secreto” sua prioridade diária. Fique perto do Dono da obra. Vamos sonhar, orar e trabalhar para que nossos sonhos missionários se tornem realidade e possamos alcançar o Brasil e o mundo para Cristo, nesta geração.
“Usa-nos, Senhor!”
Deus abençoe o seu ministério,
Silvana S. P. Martines

Resposta de 0
Paz do Senhor!!Que artigo maravilhoso!!Com certeza levarei os ensinamentos no meu dia a dia como promotora de missões. Que Deus nos guie cada vez mais à vivermos em favor do outro, focados em Cristo!
Amém irmã Carla! Deus abençoe seu ministério como promotora! Abraços, Silvana
Meu coração vibra por Missões, e creio que nosso trabalho nunca é vem vão, sementes são lançadas nos corações e Deus fará germina+Las. Orando por um quebrantamento do povo cristão.
Meu Deus Maravilhoso, grande e o teu poder revelado a Nós. Que pertinente e gradiosa resposta para nossas indagações.
Que alegria ler um texto tão profundo! Em um desses acampamentos missionários que fiz, ouvi de um missionário que jamais deveríamos cobrar e entristecer se nem todos da igreja se envolvesse por Missões do mesmo modo que eu. E jamais se sentir desmotivado pensando no alvo não alcançado. Feliz em te conhecer virtualmente na sala de oração. Missões está no meu ♡.
Amém! Estamos juntos em oração! Deus abençoe seu ministério, irmã Cleide! Bjos
Gostei muito da matéria. Amei e espero ter acesso a outras párabens.