Momentos Missionários: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA OS MENOS EVANGELIZADOS 2 – 2021

MENS SANA IN CORPORE SANO

BASE BÍBLICA: Lamentações 3. 21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” 

RECURSOS: Recortes sobrepostos de uma silhueta de cérebro humano, formando um envelope, onde se encaixarão faixas com palavras de esperança e desesperança.

OBJETIVO: Destacar o versículo-chave, levando a igreja a refletir sobre a importância de nutrir pensamentos positivos de esperança.

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 15 minutos

DESENVOLVIMENTO:

O promotor prepara um envelope grande com o formato de um cérebro humano (conforme a ilustração), para representar a memória. Também preparará pequenas faixas de papel nas quais estarão escritas as palavras que serão utilizadas na dinâmica, para serem, ou não, inseridas no envelope-cérebro.

O promotor, à medida que vai apresentando as palavras, ministra lições de esperança aos ouvintes, sempre perguntando se a palavra em destaque deve entrar ou não na memória de um cristão.

Exemplos de palavras: DESÂNIMO, OTIMISMO, DESCONFIANÇA, FÉ, EXPECTATIVA, RANCOR, DEPRESSÃO, SAUDADE, FÉ, BÍBLIA etc.

  • Uma variante para essa atividade é mostrar uma silhueta na qual há espaço para se encaixar uma peça, como de quebra-cabeça. Dispor várias peças, de forma que apenas uma delas se encaixe. Nessa peça estará escrito: Jesus Cristo. Fazer a aplicação bíblica, de maneira a colocar a importância de levarmos a ÚNICA ESPERANÇA àqueles que não têm uma mente saudável, pela ação do nosso Deus.
  • Outra variante seria forrar uma lata de leite com papel branco, e, por fora, colar a figura de um cérebro, de um lado, e de um coração, de outro. Colocar objetos simbólicos dentro da lata; enquanto vai retirando os objetos, o promotor conversa sobre as coisas que nos impedem de ter esperança: um relógio representando a ansiedade; um batom, para representar a preocupação excessiva com a aparência; um lenço, para representar o choro por lembranças amargas, e assim por diante. O promotor vai retirando da latinha esses elementos icônicos e, no final, pode fechar com um objeto que represente esperança (uma cruz vazia, uma âncora ou uma corda) ou com a própria palavra ESPERANÇA. Recita novamente o versículo e o tema da Campanha. Comenta que há muitos desesperançados vagueando mundo afora, com mente/coração vazios, sem esperança, e que precisam ser cheios daquilo ou daquele que produz vida em abundância.

A criatividade do promotor faz a grande diferença na hora de aplicar as dinâmicas e apresentar os desafios missionários, nesses momentos curtos, porém dinâmicos e marcantes.

Resposta de 0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.