MENS SANA IN CORPORE SANO

BASE BÍBLICA: Lamentações 3. 21 “Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.” 

RECURSOS: Recortes sobrepostos de uma silhueta de cérebro humano, formando um envelope, onde se encaixarão faixas com palavras de esperança e desesperança.

OBJETIVO: Destacar o versículo-chave, levando a igreja a refletir sobre a importância de nutrir pensamentos positivos de esperança.

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 15 minutos

DESENVOLVIMENTO:

O promotor prepara um envelope grande com o formato de um cérebro humano (conforme a ilustração), para representar a memória. Também preparará pequenas faixas de papel nas quais estarão escritas as palavras que serão utilizadas na dinâmica, para serem, ou não, inseridas no envelope-cérebro.

O promotor, à medida que vai apresentando as palavras, ministra lições de esperança aos ouvintes, sempre perguntando se a palavra em destaque deve entrar ou não na memória de um cristão.

Exemplos de palavras: DESÂNIMO, OTIMISMO, DESCONFIANÇA, FÉ, EXPECTATIVA, RANCOR, DEPRESSÃO, SAUDADE, FÉ, BÍBLIA etc.

  • Uma variante para essa atividade é mostrar uma silhueta na qual há espaço para se encaixar uma peça, como de quebra-cabeça. Dispor várias peças, de forma que apenas uma delas se encaixe. Nessa peça estará escrito: Jesus Cristo. Fazer a aplicação bíblica, de maneira a colocar a importância de levarmos a ÚNICA ESPERANÇA àqueles que não têm uma mente saudável, pela ação do nosso Deus.
  • Outra variante seria forrar uma lata de leite com papel branco, e, por fora, colar a figura de um cérebro, de um lado, e de um coração, de outro. Colocar objetos simbólicos dentro da lata; enquanto vai retirando os objetos, o promotor conversa sobre as coisas que nos impedem de ter esperança: um relógio representando a ansiedade; um batom, para representar a preocupação excessiva com a aparência; um lenço, para representar o choro por lembranças amargas, e assim por diante. O promotor vai retirando da latinha esses elementos icônicos e, no final, pode fechar com um objeto que represente esperança (uma cruz vazia, uma âncora ou uma corda) ou com a própria palavra ESPERANÇA. Recita novamente o versículo e o tema da Campanha. Comenta que há muitos desesperançados vagueando mundo afora, com mente/coração vazios, sem esperança, e que precisam ser cheios daquilo ou daquele que produz vida em abundância.

A criatividade do promotor faz a grande diferença na hora de aplicar as dinâmicas e apresentar os desafios missionários, nesses momentos curtos, porém dinâmicos e marcantes.

Compartilhe nas redes sociais:
Momentos Missionários: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA OS MENOS EVANGELIZADOS!

2 ideias sobre “Momentos Missionários: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA OS MENOS EVANGELIZADOS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *