fbpx

Momentos Missionários: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA AS CIDADES!

ESPERANÇA ATIVA E ESPERANÇA PASSIVA

BASE BÍBLICA: Atos 4.12 (divisa da Campanha 2021)

RECURSOS: Nove participantes receberão nove versículos relacionados à esperança, que serão sorteados entre eles. Uma cartolina branca para fixar os versículos. Pode ser usado também outro recurso para expor os versículos. 

OBJETIVO: Essa atividade será usada a fim de fundamentar a fé dos que andam sem esperança, ao refletirem sobre a imutável Palavra de Deus.

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 15 a 20 minutos

DESENVOLVIMENTO:

O promotor explica a diferença entre ESPERANÇA ATIVA e ESPERANÇA PASSIVA.

 “Esperança passiva é esperar que agentes externos façam o que desejamos. Esperança ativa é nos tornarmos participantes, sermos atuantes e promotores do que almejamos.” Joanna Macy

Em seguida, pede para que cada participante, um a um, leia o versículo que lhe foi entregue e o coloque numa das duas colunas: ESPERANÇA ATIVA ou ESPERANÇA PASSIVA, na cartolina. O último versículo é a divisa da campanha, que estará fixada no quadro.

ESPERANÇA ATIVA ESPERANÇA PASSIVA
“Se trabalhamos e lutamos é porque temos colocado a nossa esperança no Deus vivo, o Salvador de todos os homens…” (1 Timóteo 4.10) “Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua benignidade, para os livrar da morte, e para os conservar vivos na fome.” (Salmos 33.19)
“Pela manhã ouvirás a minha voz, ó Senhor; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.” (Salmos 5.3) “Porque o necessitado não será esquecido para sempre, nem a expectação dos pobres perecerá perpetuamente.” (Salmos 9.18)
“Antes, santifiquem Cristo como Senhor no coração. Estejam sempre preparados para responder a qualquer que lhes pedir a razão da esperança que há em vocês.” (1 Pedro 3.15) “Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.” (Jeremias 29.11)
“Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.” (Hebreus 10.23)   “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.” (Romanos 15.13)
“Tendo, pois, tal esperança, usamos de muita ousadia no falar”.(2 Coríntios 3.12) “Porque em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4.12)

0 resposta

  1. Muito esclarecedor a diferença da esperança ativa e passiva! Que Deus nos conceda sabedoria para fundamentar a fé aos que andam sem esperança. 🙏🙏🙏❤️🇧🇷🌻🌿

  2. Fazer missões é crer no Senhor Jesus Cristo,na Sua intervenção abençoada, salvando muitas vidas através da ação missionária.

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester