fbpx

Momentos Missionários: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA PARA AS CIDADES!

GAFANHOTOS OU ESPERANÇA?

BASE BÍBLICA: Êxodo 10 (A praga dos gafanhotos)

RECURSOS: Um funil verde, representando a vida. Várias silhuetas de pequenos gafanhotos, representando problemas sociais e espirituais, e a imagem ampliada de um inseto verde, chamado “esperança” ou “louva-a-deus”.

OBJETIVO: Levar esperança aos corações dos participantes, lembrando que o Senhor controla todas as circunstâncias.

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 15 a 20 minutos

DESENVOLVIMENTO:

O promotor esclarece: Enquanto na cultura popular o louva-a-deus significa “esperança” ou “indício de boa sorte”, o gafanhoto representa “destruição”, “desordem” ou “desequilíbrio”, principalmente quando, em textos bíblicos, ele está relacionado a praga, calamidade ou tormento. Os gafanhotos costumam andar sozinhos, na maior parte da vida, mas em condições favoráveis podem formar grupos migratórios, que formam as “nuvens de gafanhotos”. Eles se agrupam em busca de alimento, reprodução e bem-estar.

O promotor providencia a imagem de um grande funil verde ou confecciona um funil. Pode também utilizar um funil normal, reduzindo as silhuetas dos animais.

Faz a contextualização da mensagem de esperança, relembrando o fato de que, há pouco tempo, nuvens de gafanhotos atormentaram o sono de muitos lavradores, e alguns países da América do Sul ficaram em alerta. Foi um prato cheio para a mídia. Mas, da mesma forma como vieram, os gafanhotos desapareceram. A Bíblia sempre se reporta aos gafanhotos como elemento de juízo e de pestilência que assola a humanidade.

O promotor diz: “Imaginem que este funil seja a vida de um ser humano. Várias situações permitem uma devastação repentina, como o contexto de pandemia em que estamos inseridos”.

Enquanto vai falando sobre os gafanhotos, o promotor introduz no funil várias imagens de gafanhotos (conforme o tamanho do funil escolhido), colocando-os como representantes de sentimentos e circunstâncias capazes de tirar a ESPERANÇA do coração do homem, como:

Tão logo termine de colocar os gafanhotos, o promotor retira de dentro dele uma imagem de uma esperança (animal da cor verde, que representa o sentimento com o mesmo nome). Ele diz: Assim é o agir de Deus na vida dos que se entregam a Ele. Da mesma forma que os problemas vêm nos assolar, repentinamente, cremos que eles podem passar. Precisamos transformá-los na ESPERANÇA, que permanece enquanto estamos nessa vida. Como cristãos, nós sabemos que tudo passa, menos a palavra de Deus que nos afirma: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA.

Imagens:

0 resposta

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester