O promotor inicia a Campanha de Missões Nacionais 2021 esclarecendo que se trata de uma nova versão de um grande movimento de evangelização nacional, ocorrido em 1965, e da campanha de Missões Nacionais nos anos de 1999/2000, com uma nova roupagem, e com uma nova linguagem, adaptada à conjuntura pandêmica.

Os desafios são novos e a mensagem central mais atual e verdadeira do que nunca: JESUS CRISTO continua sendo a Única ESPERANÇA para este mundo em crise. A esperança figura como a segunda das chamadas três virtudes teologais (1Co 13.13).

A esperança encontra-se entre a FÉ e o AMOR. Poderíamos dizer que é o recheio de um delicioso sanduíche espiritual.

Então, vamos montar um sanduíche bem saboroso e nutritivo?

NUTRIÇÃO ESPIRITUAL

BASE BÍBLICA: 1Co 13.13 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, esses três, mas o maior desses é o amor.”

RECURSOS: pão de sanduíche, um ovo (fé), uma folha de alface (esperança), e tomate (amor). A alimentação pode ser adaptada à cultura local, com os devidos ajustes. Aproveite as comidas típicas de sua região ou alguma comida típica de um região que irá enfatizar, mas alimentos saudáveis.

OBJETIVO: Apresentar a esperança como algo saudável e substancial a este mundo em crise. Depois, associá-la à pessoa de Cristo, aquele que nos anima, nos fortalece e alimenta muito mais além do que um simples “fastfood”.

TEMPO APROXIMADO DE DURAÇÃO: 10 minutos

DESENVOLVIMENTO: A ideia aqui é fazer uma leve provocação, lembrando que a vida cristã é uma proposta de vida saudável, que Cristo é o Pão da Vida, que alimenta os fracos e dá “sustança” ao abatido. Quando Elias estava deprimido, embaixo de uma árvore, fugindo de Jezabel, Deus providenciou, em primeiro lugar, o alimento físico, para que ele pudesse ter condições de caminhar ( 1Rs 19.1-11)

O promotor conversa com o grupo ou grava um vídeo para postar, ou faz uma “live”. Juntamente com sua equipe, ou com um grupo de promotores, ele pode até realizar essa atividade presencialmente, caso a igreja já esteja se reunindo fisicamente aos domingos. Pode simular, também, um desses concursos de culinária da TV, com trajes de cozinheiro (a) ou mestre-cuca e apresentar uma receita inspiradora.

É simplesmente ilustrativo, e pode ser adaptado para um prato de salada ou outro qualquer, em que se priorize a qualidade da alimentação. O promotor utiliza sua criatividade para falar de um tema tão popular quanto a importância de uma alimentação saudável, e de como Jesus Cristo é suficiente para alimentar nossa alma e espírito nesses tempos de escassez, ou mesmo sedentarismo.

O promotor vai montando a alimentação gradativamente, e conversando sobre os três elementos teologais: a fé, a esperança e o amor. Pode enfatizar que a fé e a esperança são transitórias, somente o amor prevalecerá, porque é eterno. Deus é o AMOR. E é em Cristo que alicerçamos a nossa fé e a nossa esperança, porque Ele é a “expressão exata” do Amor de Deus. Só precisamos da Esperança enquanto estamos neste mundo. No porvir, a Fé e a Esperança se reduzirão ao Amor de Deus, eternamente presente. Mas em um tempo de crise, como esse em que estamos vivendo, a ESPERANÇA é um elemento fundamental para sustentar nossa vida e nos dar forças para sair das cavernas do medo, da ansiedade, da inquietação, enfim. Após essa apresentação, o promotor mastiga o alimento produzido e pronuncia: “Bom apetite para todos nós! Vamos nos deliciar com mais uma campanha extraordinária! Estão servidos?”

A Campanha de Missões Nacionais neste ano tem, reiteradamente, uma mensagem viva e otimista sobre um Deus dinâmico e operoso, o mesmo de ontem, de hoje e de sempre. Cantemos o nosso hino oficial e falemos mais uma vez o nosso tema e a nossa divisa: JESUS CRISTO É A ÚNICA ESPERANÇA. (At 4.12)

Na atual conjuntura, podemos nos lembrar dos milhões de brasileiros que estão carentes do pão material, imenso desafio social para todos os que querem levar o Pão da Vida sem ignorar as mazelas sociais pertinentes a um momento pandêmico e, mesmo, pós-pandêmico. Oremos por todos os que passam privação, milhões abaixo da linha da pobreza, incontáveis semelhantes que dependem de um sistema de saúde precário. Enfim, oremos pelas carências do nosso amado País. 

Compartilhe nas redes sociais:
Momentos Missionários do Material da Campanha 2021

2 ideias sobre “Momentos Missionários do Material da Campanha 2021

    • 09/09/2021 em 09:19
      Permalink

      Muito apropriado, fácil de ser realizado, parabéns

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *