Jogo da Memória Missionário: uma forma divertida de aprender sobre os povos do Brasil

As crianças aprendem muito enquanto brincam. Pensando nisso, preparamos um Jogo da Memória Missionário para tornar a Campanha de Missões Nacionais ainda mais divertida e significativa.

Disponibilizamos duas opções de Jogos da Memória.

A primeira foi desenvolvida utilizando os mesmos personagens do Termômetro Infantil, inspirados no estilo Bobbie Goods, os desenhos para colorir que conquistaram crianças e adultos. Você pode conhecer o Termômetro Infantil clicando em ABRIR . Assim, os personagens que as crianças já conhecem durante a campanha passam a fazer parte de uma atividade divertida que reforça o aprendizado sobre cada povo alcançado pelas Missões Nacionais.

A segunda opção utiliza os stickers oficiais da Campanha de Missões Nacionais 2026, disponíveis no site oficial da campanha. Eles representam as oito ênfases missionárias e são uma excelente oportunidade para apresentar cada povo, conversar sobre sua realidade e ensinar, de forma simples e envolvente, os desafios missionários do Brasil.

Todos os jogos estão disponíveis em duas versões:

Colorida, pronta para imprimir e brincar.

   

Preto e branco, para que as crianças possam colorir antes de jogar, tornando a atividade ainda mais divertida.

   

Como utilizar

Os jogos podem ser usados durante a Semana Missionária, em cultos infantis, EBD, organizações missionárias, gincanas ou qualquer outra programação com crianças.

Antes de iniciar a brincadeira, apresente os personagens ou os stickers e explique o que cada um representa. Aproveite esse momento para falar sobre os povos alcançados pelas Missões Nacionais e compartilhar um pouco da realidade de cada um. Depois, é só embaralhar as cartas e começar o jogo da memória. Se optar pela versão para colorir, as crianças poderão personalizar os desenhos antes da brincadeira, tornando a experiência ainda mais especial.

Arquivos disponíveis

Uma dica importante na impressão

Como as cartinhas ficam viradas para baixo durante a brincadeira, não recomendamos imprimi-las em papel sulfite comum (75 g/m²). Como esse papel é fino, o desenho pode ficar visível no verso, facilitando a identificação das peças.

Para um melhor resultado, você pode:

  • imprimir diretamente em papel mais grosso, como papel cartão, offset 180 g/m² ou couchê;
  • imprimir em papel comum e colar as cartas sobre cartolina, papel cartão ou outro material firme antes de recortá-las;
  • ou até mesmo plastificá-las após a impressão, aumentando sua durabilidade para serem utilizadas em várias programações.

Assim, todas as peças terão a mesma espessura e ninguém conseguirá identificar o desenho pelo verso.

Depois é só recortar, embaralhar as cartas e começar a brincadeira. A cada par encontrado, aproveite para conversar sobre aquele povo, apresentar um pouco da sua realidade, contar como Deus está agindo por meio dos missionários e incentivar as crianças a orarem por ele. Dessa forma, um simples jogo da memória se transforma em uma excelente oportunidade para ensinar missões, fortalecer o aprendizado da campanha e ajudar uma nova geração a crescer com um coração comprometido com o propósito de fazer com que todo o Brasil ouça.

Silvana S. P. Martines

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.