Com a finalidade de ajudar cada igreja a desenvolver a obra missionária de maneira abrangente, apaixonante e influente vou colocar, aqui, alguns conselhos práticos de como montar uma Equipe Missionária – independentemente de seu tamanho – para assim, de maneira mais eficiente, ajudar na ampliação da visão missionária dos crentes. Nossa oração é que sua igreja possa cumprir as determinações de Atos 1.8, pensando em missões na comunidade local, na sua cidade, no seu estado, no Brasil e no mundo.

Quando Deus criou o mundo, Ele deu exemplo da necessidade de se trabalhar em equipe: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo participaram dessa criação. Para se trabalhar e ver o progresso da obra missionária dentro de nossas igrejas, precisamos, da mesma forma, conseguir pessoas que demonstrem amor por Deus e por sua obra. Para isso, você, Promotor de Missões, precisa se colocar diante de Deus e sempre pedir que Ele faça você amá-lo mais e mais, e também a obra missionária.

Um promotor precisa ser alguém que demonstre paixão pelo que faz: “A palavra convence, mas o exemplo arrasta” – disse Confúcio. Assim, através do seu exemplo você pode arrastar pessoas para a sua equipe. As pessoas, que observam a sua maneira de trabalhar com amor, garra e determinação, de fazer tudo com muita paixão, vão ficando entusiasmadas e você, por sua vez, pode identificar aquelas que demonstram interesse em fazer parte da Equipe Missionária.

DEFINIÇÃO: Equipe Missionária é um grupo de pessoas apaixonadas por missões, que estejam dispostas a ser instrumentos nas mãos de Deus com o propósito de motivar e mobilizar toda a igreja para o cumprimento da Grande Comissão (Mateus 28.18-20).

Para montar essa equipe, seguem aqui algumas ações necessárias, que precisam ser realizadas pela equipe e que o promotor precisa conhecer:
• Gerenciar todo o programa missionário da igreja local.
• Ampliar a visão missionária da igreja com base nos ensinamentos bíblicos.
• Definir as estratégias para a expansão da obra missionária.
• Assessorar a liderança na área de missões.
• Envolver a igreja no programa missionário denominacional.
• Manter a igreja informada sobre o avanço da obra missionária na cidade, no estado, no Brasil e no mundo.
• Desenvolver projetos missionários que atendam às reais possibilidades da igreja.
• Promover campanhas, conferências, congressos missionários etc.
• Promover a intercessão missionária.
• Estabelecer um programa de apoio aos vocacionados que queiram se preparar para o trabalho missionário.
• Mobilizar a igreja para que viva missões durante os 365 dias do ano.

Para formar essa Equipe Missionária você terá que:

  1. Orar diariamente com intensidade, com estratégia, seriedade e perseverança, além de buscar a visão de Deus para a obra que pretende desenvolver.
  2. Partilhar a ideia da formação da equipe com o pastor da igreja, que é o líder e, portanto, a peça-chave no processo.
  3. Detectar outros membros da igreja que tenham o mesmo pensamento.
  4. Buscar o apoio da liderança da igreja.
  5. Os membros da Equipe Missionária devem reconhecer essa função como um ministério, tornando-se cada vez mais apaixonados pelo que fazem.

Faça uma lista de possíveis pessoas que tenham características próprias para esse trabalho e ore por esses nomes, que serão convidados a fazer parte da equipe.

Como conseguir que minha equipe esteja engajada nessas ações?

Essas ações só poderão acontecer se você, promotor, estiver trabalhando na total dependência de Deus e levando sua equipe a fazer o mesmo.

Após montar a equipe, procure ter amizade com cada um, orem juntos para que haja crescimento mútuo e a permanência de cada um na Equipe Missionária.
Compartilhe com eles, também, sobre a bênção de ser participante dessa equipe, mostrando, da mesma forma, a responsabilidade, capacitando e delegando tarefas que deverão ser executadas pela equipe. Por isso é preciso que ocorram reuniões periódicas com a equipe.

A importância do Promotor de Missões na equipe!

Portanto, você, Promotor de Missões, é pessoa de fundamental importância ba organização e no funcionamento da Equipe Missionária, especialmente na área de Estratégia e Promoção.
• O Promotor precisa demonstrar ardor, paixão pela obra missionária e contagiar outros com a sua atuação.
• Precisa sentir-se chamado por Deus para o trabalho de promoção.
• Precisa ter competência, visão, iniciativa, comprometimento, autoconfiança, liderança, fluência na palavra e organização.

Amado Promotor de Missões, em atendimento a essa chamada de Deus para
você, faça tudo com dedicação e muita paixão, levando toda a sua equipe a ter esse mesmo ardor.

Convido você a ser esse melhor e mais apaixonado promotor, a levar sua equipe a trabalhar com muita paixão e isso tudo para a glória de Deus. Então, mãos à obra!

Maria Helena Leão Santos – Missionária Mobilizadora no Rio de Janeiro.

Compartilhe nas redes sociais:
Como montar uma equipe missionária!
Classificado como:        

2 ideias sobre “Como montar uma equipe missionária!

  • 31/07/2020 em 17:55
    Permalink

    Muito boa estas palavras da nossa amada irmã Maria Helena, que cada promotor possa aproveitar as dicas ,deixar o Espirito Santo trabalhar, e fazer na sua Igreja local que todos os membros sejam impactados e movidos para o avanço da obra missionária, começando na minha vida.

    Resposta
  • 01/08/2020 em 10:10
    Permalink

    Glória a Deus! Que palavra abençoada e motivadora da irmã Maria Helena. Que Deus abençoe a cada promotor de Missões e desperte aquelas Igrejas que ainda não acordaram para esta maravilhosa obra.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *