O Censo Batista 2023, lançado em janeiro durante a Assembleia da Convenção Batista Brasileira, busca saber quantos somos e onde estamos, a fim de propor para onde vamos enquanto batistas.
Os dados coletados são de suma importância para visualizarmos o cenário atual dos batistas da Convenção Batista Brasileira. Com essas informações, poderemos traçar metas e objetivos mais assertivos para avanço da denominação e tomada de decisões, além de obtermos uma base para futuras pesquisas missiológicas, assegurando amostras mais representativas do universo batista brasileiro.
As etapas do projeto são: estruturação e viabilidade, lançamento, conscientização e cooperação denominacional, coleta receptiva dos dados, identificação e treinamento dos recenseadores e colaboradores, coleta ativa dos dados, análise dos resultados, produção dos materiais de divulgação, divulgação dos dados e avaliação das atividades.
O Censo Batista é uma grande operação estatística, e mobiliza pessoas desde a fase de planejamento até a divulgação dos resultados. As informações são coletadas por meio de um formulário on-line. Nesse formulário, perguntamos sobre os dados cadastrais da igreja (nome, CNPJ, endereço completo, telefone e e-mail), a convenção estadual ou regional que a igreja faz parte, data de organização, número de membros (incluindo as congregações), crianças (não batizadas) que frequentam a igreja, adultos (não membros) que frequentam a igreja e congregações plantadas ou projetos de plantações de igreja iniciados.
Aproximadamente 9 mil líderes, responsáveis pelas igrejas batistas serão contatados em todos os municípios brasileiros, onde houver igreja. É de extrema importância que todas as igrejas batistas da CBB, sem exceção, tenham conhecimento e acesso ao questionário. Para isso, contamos com a colaboração de representantes da Junta de Missões Nacionais nos estados brasileiros, executivos das convenções e presidentes das associações, além da Juventude Batista Brasileira e dos seminaristas do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil.
Após a coleta de dados, estruturaremos um banco de dados nacional dos batistas brasileiros da CBB. Analisaremos esses dados estatisticamente com o objetivo de gerar informações estratégicas sobre o cenário atual da denominação e conhecer a força do trabalho batista em cada município brasileiro. Os resultados serão disponibilizados através de relatórios e mapas, divulgados em matérias nos periódicos das convenções e organizações batistas.
Para exemplificar melhor os resultados, foi feita uma análise piloto com os dados coletados até 23/05/2023, com 2.172 respostas, o que representa 24% do total esperado até a finalização do projeto. Estratificando por região, o Sul vem se destacando com 40% da meta de respostas alcançadas, em seguida o Centro Oeste com 30%, logo após o Nordeste com 29%, o Norte com 23% e por fim o Sudeste com 18%. Confira o gráfico abaixo:
Para análise dos dados, classificaremos as igrejas com base no artigo de Timothy Keller: “A dinâmica entre liderança e tamanho de igreja”, no qual as classifica como igreja a domicílio (quando possui menos 40 membros), igreja pequena (40 a 200 membros), igreja média (201 a 450 membros), igreja grande (451 a 800 membros) e igreja muito grande (mais de 800 membros).
Thalita Goulart – Analista de Informações Estratégicas de Missões Nacionais