As 10 dúvidas mais frequentes dos Promotores de Missões!

Todos os anos, quando a Campanha de Missões Nacionais se aproxima, surgem praticamente as mesmas dúvidas. Afinal, quantos cultos realizar? Quanto tempo dura a campanha? Posso adaptar os materiais? Como envolver quem nunca participa?

Reunimos aqui as perguntas que mais recebemos ao longo dos anos para ajudar você a planejar uma Campanha de Missões Nacionais que mobilize toda a igreja.

1. Quantos cultos missionários devo realizar?

Não existe uma regra. Algumas igrejas realizam apenas um mês de campanha. Outras estendem a mobilização por mais tempo. Há ainda igrejas que desenvolvem toda a campanha ao longo de oito semanas, utilizando cada uma das ênfases.

Quanto mais tempo durar a campanha, mais oportunidades a igreja terá para conhecer a realidade missionária, orar, participar e desenvolver uma verdadeira mentalidade missionária. Porém, a programação da campanha deve sempre ser definida em conjunto com o pastor e de acordo com a realidade da igreja.

Dica do Blog do Promotor: Mesmo que sua igreja realize apenas um culto missionário, faça dele um momento marcante. Deus pode usar um único culto para despertar uma igreja inteira para missões. Não espere a campanha ideal para fazer missões. Valorize a realidade da sua igreja e faça o melhor com os recursos que Deus já lhe confiou. Quando servimos com fidelidade, Deus transforma pequenas oportunidades em grandes resultados para o Reino.

2. Devo utilizar o Alvo Pessoal durante a campanha?

Sim! O Alvo Pessoal é uma importante ferramenta da Campanha de Missões Nacionais. Sua utilização deve ser definida em conjunto com o pastor e a equipe de missões, de acordo com a realidade da igreja e a programação da campanha.

Quando adotado, cada membro recebe um Alvo Pessoal para preencher com o valor que deseja ofertar ao Senhor pela fé durante a campanha. Normalmente, esse alvo é também levado para casa, servindo como um lembrete para orar, preparar a oferta e participar ativamente da campanha. Durante a campanha ou no Culto de Encerramento, o membro entrega sua oferta missionária. Mais do que estabelecer um valor, o Alvo Pessoal representa um compromisso espiritual. Ele incentiva a igreja a orar, confiar em Deus e participar conscientemente da obra missionária.

Dica do Blog do Promotor: O momento mais indicado para entregar o Alvo Pessoal costuma ser o Culto de Abertura, após a mensagem missionária. Reserve alguns minutos para que os membros o preencham e devolvam para a contagem de qual será o alvo geral da igreja, em seguida, conduza uma oração dedicando esses compromissos ao Senhor. Isso faz do Alvo Pessoal muito mais do que uma obrigação: torna-o uma expressão de fé e compromisso com a obra missionária. Aqui no Blog você encontra tudo sobre como utilizar o Alvo Pessoal.

3. Quando levantar a oferta?

A maioria das igrejas realiza a entrega da oferta no Culto de Encerramento. No entanto, não existe uma regra. O importante é que a igreja tenha tempo para orar, estabelecer seu Alvo Pessoal e participar da campanha. O pastor e a equipe de missões poderão definir o momento que melhor se adapta à programação da igreja.

Uma excelente prática é reservar, durante toda a campanha, um momento nos cultos para que aqueles que desejarem já entreguem sua oferta missionária. Muitas igrejas fazem isso durante o Momento Missionário, permitindo que cada domingo seja também uma oportunidade de participar da obra missionária por meio das ofertas. Assim, a igreja é lembrada semanalmente da importância da campanha, e as pessoas podem ofertar no momento em que Deus tocar seus corações.

4. Posso adaptar os materiais da campanha?

Sim. Os materiais da Campanha de Missões Nacionais foram preparados para servir às igrejas, oferecendo ideias, recursos e sugestões para facilitar o planejamento da campanha. Eles não foram criados para limitar a criatividade ou a realidade de cada igreja.

Você pode adaptar apresentações, Momentos Missionários, encenações, dinâmicas e outras atividades conforme o contexto da sua igreja, sempre preservando a mensagem, o propósito e a identidade da campanha. O mais importante não é reproduzir cada material exatamente como foi elaborado, mas utilizá-lo para ajudar sua igreja a conhecer a realidade missionária, orar, participar e contribuir para que o Evangelho continue chegando a todo o Brasil.

5. Preciso utilizar todas as oito ênfases?

As oito ênfases foram preparadas para igrejas que desejam desenvolver toda a campanha, mas cada igreja deve adaptar a programação à sua realidade.

Se for possível, aproveite essa oportunidade! Realizar uma campanha de oito semanas permite que a igreja conheça diferentes campos missionários, mantenha a visão missionária viva por mais tempo e envolva mais pessoas ao longo da campanha. Cada semana se torna uma nova oportunidade para apresentar uma realidade missionária diferente e renovar o compromisso da igreja com a missão de Deus.

Uma boa ideia é preparar a igreja durante a semana com pequenas ações relacionadas à ênfase do próximo domingo. Decorações temáticas, desafios de oração, curiosidades, objetos simbólicos, vídeos e outras atividades despertam a expectativa da igreja e ajudam os membros a chegarem ao culto já refletindo sobre aquele campo missionário.

Dica do Blog do Promotor: Aqui no Blog você encontra diversas sugestões para preparar a igreja durante a semana e transformar cada uma das oito ênfases em uma experiência envolvente para toda a igreja.

6. Como envolver quem nunca participa?

Em vez de apenas convidar as pessoas para assistir aos cultos, convide-as para participar da campanha. Muitas começam a amar missões quando recebem uma pequena responsabilidade.

Uma excelente oportunidade é envolvê-las nos Momentos Missionários. Convide diferentes pessoas, famílias, classes da EBD, pequenos grupos ou ministérios para apresentar um dos momentos durante a campanha. Além de compartilhar a realidade missionária, elas fortalecerão seu compromisso com a obra de Deus.

Dica do Blog do Promotor: Ao longo da campanha, procure variar os participantes dos Momentos Missionários. Aqui no Blog você também encontra diversas sugestões para envolver crianças, adolescentes, jovens, adultos, famílias e ministérios, ajudando toda a igreja a viver uma verdadeira jornada missionária.

7. Quem deve apresentar os Momentos Missionários?

Não apenas o promotor. Os Momentos Missionários são uma excelente oportunidade para envolver toda a igreja na campanha.

Uma ideia é convidar uma equipe diferente para cada ênfase da campanha. Durante toda a semana, esse grupo pode preparar pequenas ações para despertar a curiosidade da igreja sobre o tema do próximo domingo: desafios de oração, objetos simbólicos, perguntas, decorações, curiosidades, vídeos ou outras iniciativas simples. Assim, quando chegar o culto missionário, a igreja já estará envolvida e esperando para conhecer mais sobre aquele campo missionário.

No domingo, essa mesma equipe pode apresentar o Momento Missionário. Isso torna a experiência muito mais significativa do que apenas o promotor ir à frente para falar ou exibir um vídeo. Quem prepara um Momento Missionário pesquisa, ora, aprende e acaba sendo profundamente impactado pela realidade daquele campo missionário. Ao envolver diferentes pessoas ao longo da campanha, toda a igreja cresce em conhecimento, participação e paixão pela missão.

Dica do Blog do Promotor: Aqui no Blog você encontra diversas sugestões para as oito ênfases da campanha, com ideias para preparar a igreja durante a semana e transformar cada Momento Missionário em uma experiência que envolva toda a igreja, e não apenas quem está no púlpito.

8. Minha igreja é pequena. Vale a pena fazer campanha?

Com certeza! O sucesso de uma Campanha de Missões Nacionais não é medido pelo tamanho da igreja nem pelo valor da oferta, mas pelo quanto ela desperta o coração da igreja para a missão de Deus.

O principal objetivo da campanha é mobilizar a igreja para conhecer a realidade missionária, orar pelos missionários, participar da obra de Deus e contribuir com alegria para que o Evangelho continue alcançando vidas em todo o Brasil.

Quando uma igreja pequena abraça esse propósito, ela vive uma grande campanha. Afinal, Deus não procura igrejas grandes ou pequenas, mas igrejas dispostas a participar da Sua missão.

Dica do Blog do Promotor: Se sua igreja é pequena, aproveite essa característica para envolver praticamente todos os membros. Aqui no Blog você também encontra um post com ideias práticas para realizar uma grande Campanha de Missões Nacionais em igrejas pequenas.

9. Minha igreja é grande. Como não deixar ninguém de fora?

Em uma igreja grande, a campanha precisa chegar muito além dos cultos de domingo. Quanto maior a igreja, maior deve ser a mobilização. O desafio não é apenas organizar uma boa programação, mas criar oportunidades para que diferentes pessoas participem da missão.

Envolva os ministérios, as classes da EBD, os pequenos grupos, os departamentos, as famílias e as diferentes faixas etárias. Cada um pode contribuir de acordo com seus dons: apresentando um Momento Missionário, organizando uma ação durante a semana, mobilizando pessoas para oração, preparando uma decoração temática ou compartilhando testemunhos missionários.

Quando a campanha alcança todos esses espaços, ela deixa de ser responsabilidade do promotor e passa a fazer parte da vida da igreja. Em vez de apenas assistir à campanha, as pessoas começam a construí-la juntas. E essa participação gera algo muito maior do que uma boa programação: desperta pertencimento, compromisso e paixão pela missão de Deus.

Dica do Blog do Promotor: Distribua as oito ênfases da campanha entre diferentes ministérios ou grupos da igreja. Além de apresentar o Momento Missionário no domingo, desafie cada equipe a preparar a igreja durante a semana com pequenas ações que despertem o interesse da igreja pelo culto missionário. Quando muitas pessoas servem juntas por um mesmo propósito, toda a igreja vive a campanha de forma muito mais profunda.

10. E se eu for um promotor novo?

Se Deus o chamou para servir como promotor de missões, tenha a certeza de que Ele também o capacitará para essa tarefa. Lembre-se de que você não foi chamado apenas para organizar uma campanha, mas para despertar uma igreja para a missão de Deus.

Promover missões é um privilégio e uma das formas mais bonitas de participar da missão de Deus, despertando a igreja para orar, ofertar, enviar e anunciar o Evangelho.

Comece pelo básico: ore, converse com seu pastor, leia a Revista da Campanha, conheça todo o material disponível no site da campanha e no Blog do Promotor e planeje com antecedência. Você não precisa fazer tudo no primeiro ano. Faça bem aquilo que estiver ao seu alcance e permita que Deus conduza cada passo.

E lembre-se: você não está sozinho. O Blog do Promotor foi criado justamente para caminhar ao seu lado. Aqui você encontrará ideias, recursos, materiais, sugestões práticas e conteúdos para ajudar sua igreja a viver uma Campanha de Missões Nacionais cada vez mais significativa.

Dica do Blog do Promotor: Não tente fazer tudo de uma vez. Comece com fidelidade, aprenda a cada campanha e permita que Deus use seu ministério para despertar muitas pessoas para a sublime missão de anunciar Cristo, para que todo o Brasil ouça.

Ainda ficou alguma dúvida?

Esperamos que estas respostas ajudem você a planejar sua Campanha de Missões Nacionais com mais segurança e tranquilidade.

Mas lembre-se: nenhuma igreja é igual à outra. Caminhe sempre ao lado do seu pastor e da equipe de missões, adaptando cada recurso à realidade da sua igreja.

E sempre que surgir uma nova dúvida, volte ao Blog do Promotor. Nosso propósito é caminhar ao seu lado, oferecendo ideias, recursos e materiais para que cada igreja viva uma campanha que desperte pessoas para a missão de Deus.

Que Deus abençoe seu ministério e use sua vida para que todo o Brasil ouça.

Silvana S. P. Martines

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.