Esta é uma sugestão de apoteose para o culto de encerramento da Campanha, continuação da apoteose de abertura. É bem rápida, descontraída e divertida. Durante a encenação a “Igreja” pode compartilhar as ações específicas que foram feitas em sua igreja, tanto durante a Campanha de Mobilização, como na de Evangelização. Nos Slides prontos que você pode baixar abaixo, já estão reservados os lugares para você colocar fotos.

Participantes: Roupas iguais da apoteose de abertura.

  • Brasil – roupa com uma, duas ou três cores da bandeira do Brasil ou roupa branca, com uma faixa verde e amarela.
  • Norte – vestido como ribeirinho, com vara de pescar, chapéu, e etc.
  • Sudeste – roupa de operário, ou roupa social, carregando pasta de documentos, etc.
  • Nordeste – vestido rodado, lenço na cabeça, chinelo ou calça e camisa bem simples, botina, chapéu de palha ou sertanejo e etc.
  • Centro-Oeste – roupa de pião, berrante, bota e etc.
  • Sul – bombacho, camisa, lenço, chapéu, bota, com chimarrão nas mãos e etc.
  • Igreja – Vestida com uma camiseta da campanha ou amarela Jesus Transforma.

Nesta apoteose as regiões caracterizadas conversam entre si e com o Brasil. Nossa sugestão é que na apoteose de abertura as regiões estejam mais sérias e seja algo mais sóbrio diante das dificuldades que passam. Já na apoteose de encerramento as regiões estão felizes por tudo o Deus fez através de sua igreja. Como é uma peça mais descontraída, cada região deve falar com o seu sotaque característico. Devem ser espontâneos e divertidos, mostrando esta alegria. Por exemplo… Quando o Brasil explica que no Sul é frio e por isso os radicais usam moletom, o Nordeste diz: “Oh xente,… os bichim ia derrete memo com esse moletom!” O Sul responde: “Bah, ta vendo guri!” Use a criatividade! Quanto mais souberem o texto decorado, mais natural e espontâneo, por isso entregue com antecedência a peça para cada participante e os deixem à vontade para improvisar quanto quiserem!

Cada igreja deve adaptar a apoteose para sua realidade, tempo disponível, número de pessoas e gosto. Fique à vontade para usar as partes que desejar e fazer as mudanças que achar necessário!

Aqui está disponível tudo o que precisa você para realização desta apoteose, inclusive o Power Point para ser projetado durante a toda a apoteose, de acordo com o texto.

Segue abaixo os arquivos para baixar:

Apoteose – “Brasil, Só Jesus Cristo Salva!” (2)

  • Fundo Musical (Mesma música da Abertura)

(Começa a música bem alto. O Brasil entra e se posiciona no centro do palco. Baixar o volume para o Brasil começar a falar. Deixe a música baixinho durante a peça.)

(Começa a música bem alto. O Brasil entra e se posiciona no centro do palco. Baixar o volume para o Brasil começar a falar. Deixe a música baixinho durante a peça.)

  • BRASIL: #1 – Eu sou o Brasil,, e hoje é um dia muito especial, pois receberei a Igreja para dar o relatório. Há um tempinho ela me contou que neste semestre está por todo o meu território fazendo campanhas de evangelização e missionária! Isso me trouxe muita expectativa e esperança! Estou curioso para saber como foi! Mas… já que tenho um tempo antes, acho que quero ouvir as minhas regiões primeiro, para saber se a Igreja fez alguma diferença em suas vidas! Regiões, vocês já chegaram? Podem entrar!

(Aumenta a música e entram todas as regiões juntas)

  • BRASIL: Olá! Como estão? Tenho uma pergunta para vocês! A Igreja fez alguma diferença em suas regiões?
  • NORDESTE: #2 – Sim!! Muita diferença! Eu vi muita gente sendo alcançada! A igreja está espalhada nas casas, nas escolas, nos locais de trabalho! Eu vi a Igreja chegando no sertão com uma linda carreta, cuidando do meu povo com muita compaixão!
  • NORTE: #3 – Sim, eu vi também!! Mas na minha região ela chega pelos rios em um lindo barco escrito “O Missionário” e eu vi muita gente, especialmente crianças, sendo atendidas. Elas saiam de lá tão felizes! Havia um brilho em seus olhos! Por onde aquele barco passa, espalha esperança e salvação!
  • SUL: #4 – Eu também percebi isso no Sul, Brasil! Eu vi muitos jovens, com uns moletons amarelos indo nas casas, nas escolas, andando por vários lugares! Eles realmente amam o meu povo! Vários vieram de outras regiões para o Sul.

(Quando o Sul menciona os Moletons Amarelos dos Radicais Sul, as outras regiões interagem dizendo que em suas regiões também tem esses, mas lá eles usam umas camisetas amarelas, e começa a discussão porque só no Sul tem moletom.)

  • SUDESTE: Na minha região tem vários desses amarelinhos, mas nunca vi moletom!

(Os demais… nem eu, nem eu)

  • SUL: É claro que usam moletom!! Vocês não sabem de nada!

(Começa a esquentar a discussão e após alguns segundos o Brasil interrompe)

  • BRASIL: Parem com essa discussão!! Chega… Chega… Sul, deixa eu explicar para eles o que acontece… Lá no Sul é muito frio, é o lugar mais frio do meu território! Certamente a igreja está cuidando com carinho dos amarelinhos, por isso fez um moletom!! (Os outros fazem gesto que agora entenderam) Mas, vamos continuar… e no Sudeste, a igreja fez diferença?
  • SUDESTE: #5 – Sim, Brasil! Esses amarelinhos estão em todos os lugares. Eu os vi até nas Cracolândias, como disse a igreja. Ninguém gosta de ir naquele lugar, mas os amarelinhos estão lá e até abraçam aquelas pessoas. E sabe o que eu vi? #6 – Uns amarelinhos cor de rosa! (As outras regiões começam a rir e questionar) Sim, eles estavam com aquelas camisetas iguais as amarelas, mas era cor de rosa. Eu vi que estes cuidam e tiram as mulheres que vivem nas ruas, nas drogas, e até seus filhos! Coisa linda! (Os demais se lembram que já viram também)
  • CENTRO-OESTE: #7 – É verdade, Brasil! Esses amarelinhos estão por todo Brasil, mas a Igreja está espalhada por todo lugar, muita gente, mesmo sem as camisetas amarelinhas, está fazendo a diferença no trabalho, na escola, com os vizinhos. Eu percebi que eles estão se multiplicando!

(Todos concordam e dizem que é isso, essa é a palavra: multiplicando!!)

  • NORDESTE: #8 – Sabe também o que eu vi? Observei muita gente envolvida e engajada, trabalhando na campanha missionária! Vi feiras missionárias, almoços, (Coloque o que sua igreja fez)

(Todos concordam e começam a falar juntos coisas que as igrejas fizeram para levantar a oferta missionária. Ficam tão empolgados que ninguém escuta ninguém!)

  • BRASIL – Ora… Quanta empolgação!!  Silêncio, silêncio… (A igreja aparece) Olha quem chegou!! Entre igreja!! Como vai? Estou tendo notícias maravilhosas das regiões! Estou muito feliz!
  • IGREJA – Olá Brasil e regiões! Que bom revê-los! Sim… Deus tem me usado para que o Evangelho chegue a todos! Glórias a Ele por isso! A igreja se empenhou e fez uma linda campanha de evangelização e missionária… (Aqui você deve especificar o que sua igreja em especial fez. Coloque as fotos das atividades de sua igreja no Power Point da apoteose disponível no Blog, com uns slides já separados para isso #9ao11)

(Enquanto a igreja fala, o Brasil e as regiões ficam encantadas)

  • BRASIL – Muito obrigado, igreja! Realmente a minha esperança está em você, pois quando o meu povo te encontrar, achará a Cristo e todos saberão que:
  • TODOS: #12 – SÓ JESUS CRISTO SALVA!!

Começar imediatamente o Hino Oficial da Campanha. (Logo Disponível para download)

Silvana S. P. Martines

Compartilhe nas redes sociais:
APOTEOSE DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA 2022

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *