fbpx

Apoteose de Abertura da Campanha de Missões Nacionais 2024

Apoteose de Abertura da Campanha de Missões Nacionais 2024

Aqui você encontra tudo para realizar em sua igreja a apoteose de abertura da campanha de Missões Nacionais 2024, proposta no material da campanha. Esta apoteose é uma peça teatral e, esse ano, mais uma vez preparamos a apoteose de encerramento como continuação da apoteose de abertura. Você tem a opção de não fazer a apoteose de encerramento, mas não tem como fazer a apoteose de encerramento sem ter feito a de abertura. Porém, lembre-se que pode tudo pode ser adaptado para sua realidade. Deus abençoe a campanha em sua igreja! 

Faça o Download da Apoteose em Word:

Apoteose de Abertura da Campanha 2024 WORD WORD

Faça o Download dos Slides da Apoteose:

Apoteose de Abertura da Campanha 2024 SLIDES POWER POINT

 

Personagens (Total de 12 pessoas):

Narrador (voz oculta)

Jovem Vocacionado – 1ª parte roupas normais e 2ª parte Camisa Jesus Transforma

GRUPO 1

Sudeste – roupa de operário, ou roupa social, carregando pasta de documentos, etc.

Nordeste – vestido rodado, lenço na cabeça, chinelo ou calça e camisa bem simples, botina, chapéu de palha e etc.

Norte – vestido como ribeirinho, com vara de pescar, chapéu, e etc.

Centro-Oeste – roupa de pião, berrante, bota e etc.

Sul – bombacha, ou camisa, lenço, chapéu, bota, com chimarrão nas mãos e etc.

GRUPO 2

5 pessoas – Camiseta Jesus Transforma

(podem ser adolescentes, jovens, homens ou mulheres)

No grupo 1, os personagens podem falar com os sotaques e expressões típicas de cada região.

A Apoteose de Encerramento é continuação desta. As cinco pessoas do grupo 2, o narrador e o jovem vocacionado, voltam mostrando os frutos que colheram nos campos missionários.

 “JESUS TRANSFORMA!” (Slide 1)

  • HINO OFICIAL DA CAMPANHA (Pode ser tocado ou passar o vídeo com o Hino Oficial da Campanha) “

 (Imediatamente após acabar o hino, sem ninguém esperar, o jovem vocacionado que já está na frente do templo cantando com a congregação, começa a sair pelo corredor central, como se estivesse indo para casa após o culto, e diz:)

(Começa o fundo musical com o playback do Hino Oficial. Pode tocar durante toda a Apoteose, bem baixinho) 

  • JOVEM: Que culto abençoado! Que culto maravilhoso! Este louvor não sai da minha cabeça… (Canta um trecho do hino oficial da campanha) Glória a Deus. Estou tão feliz! Peço a Deus que me dê uma semana abençoada também. Estou cansado e preciso ir dormir!

(Ao sair pela porta dos fundos do templo. Em oculto, o jovem faz uma oração, como se estivesse no quarto, antes de dormir.)

  • JOVEM: Senhor Deus, muito obrigado por este culto maravilhoso. Te peço uma noite e uma semana abençoada também. Eu sei que eu tenho um chamado, mas não entendo bem ainda. Me ajude a entender a sua vontade, em nome de Jesus, amém!
  • NARRADOR: E o jovem dormiu! (Espera uns segundos… e continua a narração) (Slide 2) “E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado. E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões”. (Slide 3) “Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que traz boas-novas, boas-novas de paz e salvação, de que o Deus de Israel reina!”, “Por causa de Sião, não permanecerei quieto. Por causa de Jerusalém, não ficarei calado, até sua justiça brilhar como o amanhecer e sua salvação resplandecer como uma tocha acesa.”

(Os textos e referências aparecem na projeção, enquanto o narrador lê. Joel 2.27, 28; Isaías 52.7; Isaías 62.1. Caso não use a projeção, o narrador deve ler as referências bíblicas)

 (Como se o jovem estivesse sonhando, o Grupo 1 entra no templo caracterizadas e se posiciona de frente para o público. Seguindo a ordem do roteiro, cada região vai a frente e fala o seu texto decorado ou lido. Se preferir também podem usar o narrador.)

  • (Slide 4) SUDESTE: Eu sou a região Sudeste. No ranking dos estados, minha região possui os três estados mais populosos do país. São Paulo segue como o mais populoso, com 46,3 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes. A grande concentração de população faz da região um dos maiores desafios missiológicos do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, para alcançar o ideal de uma igreja batista para cada agrupamento de dez mil pessoas, são necessárias mais de 3 mil novas igrejas; ainda há o desafio de crescimento e revitalização de igrejas. Este desafio é semelhante em Minas Gerais, que tem uma população de mais de 21 milhões de pessoas, com a necessidade de quase mil novas igrejas.
  • (Slide 5) NORDESTE: Eu sou a região Nordeste e tenho grandes desafios missiológicos como, Alto índice de população rural, pois nas 62 cidades com mais de 100 mil habitantes residem 41% da população; o restante, 59%, reside em 1.576 municípios. 63% da população é formada por jovens ou adolescentes. Minha região concentra o maior número de quilombolas. No sertão situam-se cerca de 6 mil comunidades, existindo menos de 5% de evangélicos para uma população de cerca de 12 milhões de pessoas. A taxa de analfabetismo na região é a maior de todo o Brasil, correspondendo a 16,9% da população jovem e adulta (15 anos ou mais) do total de 12,9 milhões de todo o país. Dentre os fatores que levam a esse número tão alto, um dos principais é o trabalho infantil, que leva crianças a baixar seu desempenho na escola, ou mesmo abandonar os estudos.
  • (Slide 6) NORTE: Eu sou a região Norte do Brasil, o desafio é a necessidade de plantação de mais igrejas autóctones nas comunidades ribeirinhas. Para tanto, é necessário a formação de mais líderes que possam viver e se relacionar com o povo local, plantar igrejas, formar novos líderes multiplicadores locais e realizar ações de compaixão e graça por meio do Projeto Novo Sorriso da Amazônia, com o objetivo de erradicar a cárie nas comunidades onde atuam, além de desenvolver outras ações socioeducativas em cada comunidade ribeirinha. Outro desafio missiológico do Brasil, que tem maior concentração no Norte, é a evangelização dos indígenas e a formação de líderes autóctones entre estes povos. Somente etnias não alcançadas, estima-se que existam 117. O processo de plantação de igrejas indígenas é diferente por conta das determinações jurídicas, só sendo permitida a evangelização de etnias já aculturadas ou através de nativos indígenas, sempre com a permissão da própria comunidade. Por haver a necessidade de respeitar a cultura indígena, até para se ter melhores resultados, o processo é mais demorado, ainda mais se for necessário incluir a tradução da Bíblia para o idioma nativo.
  • (Slide 7) CENTRO-OESTE: No Centro-Oeste, encontramos o que é considerado “Patrimônio Natural Mundial” pela UNESCO, o Pantanal. Ele é localizado em áreas baixas que ficam isoladas dos centros de abastecimento e há o difícil acesso que, muitas vezes, só pode ser feito por barco ou avião. Para peões, fazendeiros e coureiros, o cavalo é um dos principais meios de transporte. Há também, uma pequena população indígena ribeirinha. Precisamos alcançar o pantaneiro pois ele carece do amor de Deus. Entretanto, além do Pantanal, no Centro-Oeste está o Cerrado, que possui 216 terras indígenas e 83 diferentes etnias. Além de indígenas, o Cerrado também tem quilombolas, geraizeiros, sertanejos e ribeirinhos, e todos carecem conhecer o Senhor.
  • (Slide 8) SUL: A minha região, Sul do Brasil, conta com uma população de 29.230.180 habitantes e os estados da região são reconhecidos pela qualidade de vida que proporcionam para seus habitantes. A região apresenta os melhores indicadores de mortalidade infantil, educação e saúde do país; mesmo assim concentra 23% da taxa de suicídios no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde. As últimas enchentes devastaram o Rio Grande do Sul e temos lutado muito para reconstruir nosso estado. Em toda a região, são menos de 800 igrejas e congregações batistas da Convenção Batista Brasileira. Do total de 1.191 municípios, quase 70% não possuem igrejas batistas. Faz-se necessário a plantação de novas igrejas com líderes autóctones que se multipliquem.

 (O Grupo 1 permanece no palco e aguarda a narração)

  • (Slide 9) NARRADOR: “…Eu vi o Senhor. Ele estava sentado em um trono alto, e a borda de seu manto enchia o templo. Acima dele havia serafins, cada um com seis asas: com duas asas cobriam o rosto, com duas cobriam os pés e com duas voavam. Diziam em alta voz uns aos outros: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia de sua glória!” Suas vozes sacudiam o templo até os alicerces, e todo o edifício estava cheio de fumaça. Então eu disse: (Slide 10) “Estou perdido! É o meu fim, pois sou um homem de lábios impuros e vivo no meio de pessoas de lábios impuros. Meus olhos, porém, viram o Rei, o Senhor dos Exércitos!”. Então um dos serafins voou em minha direção, trazendo uma brasa ardente que ele havia tirado do altar com uma tenaz. Tocou meus lábios com a brasa e disse: “Veja, esta brasa tocou seus lábios. Sua culpa foi removida, e seus pecados foram perdoados”. Então ouvi o Senhor perguntar: “Quem enviarei como mensageiro a este povo? Quem irá por nós?”. E eu respondi: “Aqui estou; envia-me”.
  • (Slides 11 ao 15) Hino 478 HCC – “Tua voz escuto a convocar-me” (Pode ser congregacional, solo, coral, ou, em último caso o vídeo disponível no Blog do Promotor)

  • (Slide 16) NARRADOR: E disse-lhes: “Ide por todo o “BRASIL”, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. Porque todos pecaram e separados estão da glória de Deus. Porque Deus amou o “BRASIL” de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao “BRASIL”, não para que o condenasse, mas para que o “BRASIL” fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (Slide 17) Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome.” E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Portanto, se alguém está em Cristo, é NOVA CRIATURA. As coisas velhas já passaram e eis que tudo se fez novo. (Slide 18) E receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra. E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. […] E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração. Louvando a Deus, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar.”

(Os textos e referências aparecem na projeção, enquanto o narrador lê. Isaías 6.1-8; Marcos 16.15,16; Romanos 3.23; João 3.16-18; João 1.12; Marcos 16.20; 2° Coríntios 5.17; Atos 1.8; Atos 2.42-44, 46, 47. Caso não use a projeção, o narrador deve ler as referências bíblicas)

(O grupo 1 diz em uma só voz:)

  • (Slide 19) GRUPO 1: Quem nos ajudará a transformar a realidade da nossa região?

(O Jovem vocacionado entra pelo corredor dizendo:)

  • (Slide 20) JOVEM: Que sonho incrível! Deus falou comigo! Eu tenho um Chamado e não posso me calar. Preciso motivar outros a orar, ofertar e a ir comigo, a fim de anunciar as Boas Novas por todo o BRASIL (apontando para a igreja). Precisamos sair do nosso comodismo e cumprir a missão que Cristo deixou para mim e para vocês. Precisamos ir e anunciar a salvação onde estivermos. Precisamos dizer que só Jesus Transforma a realidade das pessoas.

(Entra o grupo 2 e encontra o jovem na metade do templo. E então eles começam a conversar em tom baixo, como se o jovem estivesse a convencer eles de alguma coisa. E seguem juntos caminhando e conversando em direção do palco. Cada pessoa do grupo 2 se direciona para uma das regiões representadas e o abraça. O jovem vocacionado permanece ao centro. Em seguida, os representantes do grupo 2, juntos, exclamam em alta voz:

  • (Slide 21) GRUPO 2: Nós iremos anunciar que Jesus Transforma em cada região do país. Todos precisam saber que somos movidos pela Graça de Deus para anunciar a salvação. Ore por nós! Aceite também o desafio! Venha, ore e contribua!
  • JOVEM: E venha conosco anunciar que:
  • (Slide 22) TODOS: JESUS TRANSFORMA!

(Começa imediatamente o Hino Oficial novamente, e durante o hino os personagens pelo corredor central convocando as pessoas para anunciar a Salvação em Cristo.)

*Todas as informações desta Apoteose tem como fonte www.missoesnacionais.org.br

Robson Rodrigues Lima – Integrante do Conselho Missionário da PIB em São João de Meriti/RJ.

 

Respostas de 6

  1. Silvania amo você, tu és benção nas nossas vidas. Irei fazer aqui na PIB Jardim Paulista Pe. Vai ficar lindo, assisti no culto on LINE e amei! Jesus te abençoe Robson, parabéns!

    1. Amém! Obrigada pelo carinho! Deus abençoe a campanha em Pernambuco! Beijos

  2. Excelente idéias para que a Igreja seja impactada no chamado de fazer Missões, Aqui e Lá.

    Não perderei a oportunidade de envolver os adolescentes e jovens nesta reflexão que “Só Jesus Transforma”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester