“Jesus Cristo é a única Esperança”, lindo tema da campanha de Missões Nacionais deste ano.

Disponibilizamos no material da campanha uma sugestão para ser usada no culto de abertura, relembrando a Campanha Nacional de Evangelização de 1965. Veja algumas fotos:

Aqui você encontra todo material pronto para fazer esta Apoteose, com todas estas fotos nos Slides, prontos para projetar de acordo com a narração. É só baixar!

Apoteose de Abertura da Campanha de Missões Nacionais 2021

Essa apoteose pode ser adaptada para o culto on-line. Um pequeno grupo pode fazer a apoteose no templo (completa ou só algumas partes), gravar ou transmitir ao vivo.

Participantes:

Locutor (voz oculta)

Pessoas para a entrada das bandeiras (Pode ser feito ou não nos cultos on-line)

Participantes – Crianças, jovens e adultos caracterizados com roupas de 1965, com camisetas da campanha ou a amarela “Jesus Transforma” por baixo. Esses participantes são os que farão a parte do barco, no final.  Alguém que tenha a voz mais forte poderá ser o líder. O número de participantes será de acordo com o distanciamento social possível em sua igreja. É possível fazer com apenas 6 pessoas, sendo uma criança, um líder ‘o que tem a voz mais forte’ e 4 adultos. Se for possível, envolva mais gente, especialmente crianças. Se preciso, todos devem usar máscaras e manter os cuidados de segurança exigidos na pandemia, tanto para os cultos presenciais como para os que serão transmitidos on-line.

Veja algumas fotos da década de 60 para caracterização dos personagens. As mulheres devem evitar usar vestidos, pois estarão com a camiseta amarela “Jesus Transforma” ou da campanha por baixo e em determinado momento precisarão tirar a roupa de cima.

Todas as sugestões abaixo podem ser adaptadas de acordo com a realidade de cada igreja. Pode-se usar toda a apoteose, algumas partes ou as ideias que se desejarem.

Apoteose:

Fundo musical – Minha Pátria para Cristo. Enquanto entram as bandeiras, você pode usar somente o áudio do hino ou passar este vídeo no telão.

Entrada das Bandeiras – do Brasil, a do respectivo estado, município e a Cristã (Quantas desejar).

Momento cívico solene, com pessoas vestidas com roupa social. Ao chegar no palco, a Bandeira do Brasil se posiciona à frente das outras e toda congregação entoa o Hino Nacional Brasileiro.

Hino Nacional Brasileiro – Congregação (Nos cultos on-line coloque apenas o som)

Colocam as bandeiras nos lugares previamente estabelecidos e saem.

– Fundo Musical – Hino Oficial da Campanha Nacional de Evangelização de 1965 “Cristo é a única esperança”.

(Começa a música bem alto. O locutor espera alguns segundos. Abaixa o volume e o locutor começa a narração. Deixe a música baixinho durante a narração).

No telão aparece o cartaz da campanha “Jesus Cristo é a única Esperança” de 1965 (SLIDE 1)

Locutor começa a narração: (As fotos vão sendo mostradas no telão durante a narração)

  • Em 1965, coordenada pela Convenção Batista Brasileira e seu, então, presidente, Pr. Rubens Lopes, aconteceu a histórica campanha nacional de Evangelização “Jesus Cristo é a única esperança”. (SLIDE 2) Foi um grande movimento que abalou o Brasil Batista. Todas as igrejas se envolveram, milhares de conferências evangelísticas aconteceram, grandes concentrações ao ar livre por todo Brasil. Em todo lado, nos montes, barrancos e muros, visualizava-se a frase “Jesus Cristo é a única esperança”. (SLIDE 3) O Folheto “Quem são os batistas” foi impresso e largamente distribuído por todo Brasil! (SLIDE 4)Até hoje, muitos ainda guardam a placa comemorativa daquela campanha! (SLIDE 5) Em várias cidades houve passeatas nas ruas, com a participação de Mensageiras do Rei (SLIDE 6), Embaixadores do Rei, Juntas Missionárias etc. (SLIDE 7) Crianças, adolescentes, jovens e adultos participaram intensamente. Havia um grande desejo de falar de Jesus, a única esperança! (SLIDE 8) Em 31 de janeiro de 1965 aconteceu a Grande Concentração Evangelística no Maracanã, com 150 mil pessoas. (SLIDE 9) Foi feita uma encenação homenageando Salomão Ginsburg, Eurico Nelson, William Bagby, Antônio Teixeira de Albuquerque e Ana Bagby. (SLIDE 10) Os componentes do grande coral ficaram dispostos em forma de cruz na arquibancada. (SLIDE 11) O estádio estava cheio, com pessoas em pé! (SLIDE 12) Rubens Lopes trouxe uma poderosa mensagem. Milhares de pessoas foram salvas, nessa campanha! Aquela geração já sonhava com um Brasil salvo por Cristo! (SLIDE 13)

Imediatamente aumenta o som que já está tocando. Disponibilizamos abaixo o Hino “Cristo é a única esperança” em uma versão antiga, com o Feliciano Amaral cantando. Caso prefira dar um clima mais antigo, é só baixar e usar. Deixe o hino tocando até o momento que os participantes cantarão.

– Entrada dos participantes, que interagem com a congregação.

Após alguns segundos tocando o hino os participantes entram no templo pelo corredor central e laterais, vestidos com roupas e penteados de 1965, interagindo com a congregação, entregando folhetos, evangelizando, convidando para a Conferência Evangelística, para o culto ao ar livre na praça, outros para a Grande Concentração Evangelística no Maracanã etc. Todos devem estar com a camiseta da campanha ou a camiseta amarela “Jesus Transforma” por baixo da roupa caracterizada, razão por que as mulheres não devem usar vestidos. Caso o culto seja on-line, eles já entram pelo corredor fazendo a encenação, pois não haverá congregação para interagir.

– Entrada dos participantes no corredor central.

Depois de alguns minutos interagindo com a congregação, tudo muito bem ensaiado, todos voltam para a porta do templo por onde entraram e entram, agora, pelo corredor, em forma de quartel do exército, com o líder a frente.

– O líder diz:

  • “JESUS CRISTO…”

Todos participantes, que estão andando atrás dele, respondem com vibração:

  • “…É A ÚNICA ESPERANÇA!”  

Isso se repete até chegarem ao palco, onde se posicionam atrás do barco que está deitado no chão.

O Locutor continua (Abaixe o volume do hino que está tocando no som):

  • Na Campanha Nacional de Evangelização de 1965, os batistas foram presenteados com a brilhante composição de Mario Barreto França e Bill Ichter, o hino 581 do Cantor Cristão, “Cristo é a única Esperança”.

– Participantes cantam o hino – Todos os participantes no palco cantam a primeira estrofe do hino e o coro, ou colocam o hino para ser tocado no som. Caso seja colocado no som, cantam uma parte e o som vai diminuindo aos poucos.

Se não tiver quem toque o hino, baixe o playback:

– Imediatamente, todos param imóveis, como estátuas, em posições variadas.

As luzes do templo escurecem para que o vídeo seja projetado, mas é importante deixar algumas luzes que dão destaque aos participantes que estão no palco, parados como estátuas.

– No telão aparece o vídeo com a passagem do tempo, de 1965 até 2021. É só baixar:

Acendem as luzes.

Voltam os slides no telão (SLIDE 14)

– Todos os participantes que estão no palco “descongelam”.

– O líder diz:

  • Dois mil e vinte e um!

– Os participantes repetem:

  • Dois mil e vinte e um!

– Começa a música oficial da campanha 2021 ao fundo. Deixe tocando o tempo todo e abaixe o volume durante a narração.

Os participantes tiram as camisas/blusas que estão por cima das camisetas da campanha ou a amarela Jesus Transforma.

– Nesse momento, exibindo as camisetas, eles levantam o barco que está deitado no chão, na frente deles, conforme as instruções a seguir. (Cuidado, nesse momento, para que os acessórios que serão mencionados mais adiante não apareçam ainda).

Prepare um barco simples, como se fosse a lateral de uma canoa grande, com TNT marrom, amarrado nas pontas, ou papelão, como desejar; os participantes ficam atrás, como se estivessem dentro do barco, e podem abaixar sem ninguém os ver. Cole um TNT azul embaixo, como se fosse o mar. Use a criatividade! Em cada ponta do barco fica uma pessoa segurando o TNT ou o papelão (Podem ser os próprios participantes) e o agitam, no momento da tempestade, e movem bem lentamente, no momento da calmaria. Prepare também uma vela feita com TNT ou papelão, na qual se escreve o tema da campanha. Faça uma estrutura com duas madeiras e prenda a vela.

Quando o Locutor começar a ler o texto abaixo, eles simulam uma tempestade com o barco agitado. Todos ficam com medo e assustados, tudo com mímicas. Quando o Locutor diz “…a nossa fé no Salvador faz nosso barco atravessar o mau tempo…”, começam então a simular o mar calmo e todos se acalmam, simbolizando que Jesus acalma o mar e nos traz esperança.

Quando todos já estão com as camisetas, o fundo musical de música oficial da campanha 2021 diminui o volume e o barco está levantado (sem a vela), começa a locução.

– Locutor:

  • “Jesus Cristo é a única esperança”! (SLIDE 15) Revivemos também esse tema na campanha de Missões Nacionais, em 1999, e hoje, após 56 anos da Campanha Nacional de Evangelização em 1965, queremos proclamar novamente que (SLIDE 16) “Jesus Cristo é a única esperança”! Temos vivido tempos difíceis, mas mesmo que o mar esteja revolto em meio à tempestade, e as más notícias nos façam temer o naufrágio, a nossa fé no Salvador faz nosso barco atravessar o mau tempo. Ainda que vejamos a morte por todos os lados, em Cristo temos a ESPERANÇA DA SALVAÇÃO e é isso que nos mantém firmes. Hoje, continuamos sonhando com um Brasil transformado, e ainda há muito para sonhar!!

Em seguida, a cada ênfase mencionada pelo locutor, uma pessoa que está atrás do “Barco”, no palco, coloca um acessório representando aquela ênfase, e o barco se agita como em uma tempestade, tudo muito rápido e muito bem ensaiado. Conforme os outros participantes do barco se aproximam da “pessoa da ênfase”, demonstram amor e mostram a Bíblia falando de Jesus (sempre apenas com gestos), a tempestade cessa e tudo se acalma.

– Locutor:

  • Jesus Cristo é a única esperança para a Nova Geração! (SLIDE 17)

A narração para, uma criança pega uma boneca, outra pega um cobertor como se estivesse com muito frio, representando as crianças nas ruas, e o barco se agita. Encenam crianças tristes, chorando e com medo! Quando os demais participantes demonstram amor e falam de Jesus, a tempestade se acalma.

– Locutor:

  • Jesus Cristo é a única esperança para os Excluídos Sociais. (SLIDE 18)

A narração para, o barco se agita e uma pessoa pega um cobertor, desarruma o cabelo, encenando as Cracolândias; outra aparece com algemas representando os presidiários, sempre tristes e sem esperança! Quando os demais participantes demonstram amor e falam de Jesus, a tempestade se acalma.

– Locutor:

  • Jesus Cristo é a única esperança para os Menos Evangelizados. (SLIDE 19)

A narração para, o barco se agita e uma pessoa coloca um chapéu sertanejo, outra pega uma vara e tenta pescar fora do barco, representando os ribeirinhos, outro coloca algum acessório representado os índios, todos sempre tristes e sem esperança! Quando os demais participantes demonstram amor e falam de Jesus, a tempestade se acalma.

(Por conta da pandemia, nesta Apoteose optamos por não colocar a ênfase “Grandes Cidades”, pois precisaríamos de muitos participantes para encenar os grandes centros urbanos, mas durante o decorrer da campanha, fale bastante sobre esta ênfase.)

– Locutor:

  • (SLIDE 20) Nossa missão é fazer com que esse barco com a boa notícia siga viagem e chegue a todos os cantos de nossa Nação, pois “Em nenhum outro há salvação porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”.

Como discípulos daquele que acalma a tempestade, nosso dever é propagar que a esperança existe e ela está em JESUS CRISTO!! (Locutor narra esse final bem alto e com muita ênfase)

– Começa bem alto no som o Hino “Cristo é a única esperança” (estilo moderno, disponível o Download no início) ou o Hino Oficial da Campanha 2021.

– Neste momento os participantes do barco, com muita calma e tranquilidade, levantam a vela. (SLIDE 21)

– O líder novamente diz bem alto: “JESUS CRISTO”, e todos os participantes que estão no barco respondem com vibração: “É A ÚNICA ESPERANÇA!” Repetem 3 vezes.

Na quarta vez, todos do barco fazem gestos para a congregação se levantar e responder com eles: “É A ÚNICA ESPERANÇA!”. Repetem até que toda igreja esteja em pé falando com vibração! (No culto on-line não terá essa parte)

Começa a música oficial da campanha e todos os participantes cantam (vídeo ou tocada).

Neste momento as crianças podem distribuir para a congregação o Alvo Pessoal.

Baixe o Alvo Pessoal 2021 pronto: https://missoesnacionais.org.br/blog/alvo-pessoal/

Veja também como fazer alvo pessoal on-line: https://missoesnacionais.org.br/blog/como-fazer-alvo-pessoal-on-line-sem-identificacao/

(Durante a campanha, registre todas as atividades, cultos, momentos marcantes etc., para passar na apoteose do culto de encerramento).

Deus abençoe a campanha em sua igreja! Que o Senhor use poderosamente sua vida para formar uma geração que ame a Cristo e sua missão!
Mande fotos da Apoteose em sua igreja para divulgarmos no Blog. Será uma alegria receber uma mensagem sua em meu WhatsApp (18) 99758-1421.

Abraços missionários,

Silvana S. P. Martines

Compartilhe nas redes sociais:
Apoteose de Abertura da Campanha 2021

12 ideias sobre “Apoteose de Abertura da Campanha 2021

  • 05/08/2021 em 14:49
    Permalink

    Teria como me enviar a Partitura, e o materia de música da capamnha de missões nacionais 2021?
    Por favor

    Resposta
  • 13/08/2021 em 16:31
    Permalink

    Muito boa as sujestões., irei desenvolver em minha igreja pelo poder de cristo Jesus

    Resposta
    • 25/08/2021 em 00:44
      Permalink

      Aqui em casa ainda temos a placa Cristo a única esperança de 1965.

      Resposta
  • 13/08/2021 em 17:41
    Permalink

    Email;cabral13marta@hotmail.com
    Excelente a Apoteose. Vou imprimir uma cópia pra verificar com a líder de Teatro a possibilidade de encenar.
    Nosso material de Campanha ainda não chegou.
    Marta Cabral-Promotora na PIB em Gandu-Ba

    Resposta
    • 16/08/2021 em 12:49
      Permalink

      Graça e Paz. Gostaríamos de fazer a apoteose dia 29/08 . Mas ainda falta um vídeo nesse blog. Quando será colocado? Uma parte em vermelho dizendo video em breve.

      Resposta
      • 16/08/2021 em 16:38
        Permalink

        Sim irmã Maria. Até o final da semana estará disponível!

        Resposta
  • 17/08/2021 em 00:03
    Permalink

    Muuito obrigada!!! Deus abençoe

    Resposta
  • 21/08/2021 em 09:54
    Permalink

    Graça e paz, Teríamos Disponível o vídeo de 1965 a 2021 ?

    Igor Ferreira

    Pib Grande Rio, São João de Meriti/ Rio de Janeiro

    Resposta
    • 23/08/2021 em 14:08
      Permalink

      Boa tarde irmão Igor! Até o final da semana estará disponível!

      Resposta
  • 27/08/2021 em 12:59
    Permalink

    Que alegria esse material. Estamos ensaiando essa apoteose. Com certeza será uma benção em nome de Jesus.
    Agradeço o carinho em preparar um material tão bom!!

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *