fbpx

3. Formar líderes é viver!

O líder ensina com a vida! Nosso trabalho de mobilização voluntária tem muitas similaridades com a Igreja Multiplicadora. É um movimento de Deus que envolve muito a oração, o voluntariado, o relacionamento, a formação de líderes e a transmissão de uma visão!

Nosso trabalho é uma rede:

Como na Igreja Multiplicadora, a visão precisa estar clara. Captar a visão do projeto de mobilização é essencial para que essa rede funcione! Por isso usamos muito a palavra envisionamento.

Recapitulando o que vimos no Post sobre a visão do MMV, nossos planos não são para cinco ou dez anos, mas para toda nossa geração! Ver não é a mesma coisa que visão. Ver é com os olhos e visão é com a mente. Quando temos uma visão, sabemos exatamente onde queremos chegar! Nós queremos ver o Brasil batista envolvido na missão de Deus. Uma geração que ama a Jesus, faz discípulos naturalmente no seu dia a dia, vive em santidade, muitos cumprindo o chamado no campo missionário, outros cumprindo seu chamado com sua profissão, todos orando e sustentando a obra missionária! Daqui dez, vinte anos, teremos milhares de radicais por todo Brasil, seremos o maior celeiro de missionários do mundo, as crianças de hoje serão adultos com famílias fieis, multiplicadores de discípulos no trabalho e escola, serão grandes mantenedores e intercessores! Ganharemos o mundo para Cristo e Ele virá nos buscar!! Maranata! Isso tudo não é utopia! Isso pode acontecer se transmitirmos a visão a essa rede! A começar em nós, podemos chegar em toda nossa geração!

Quando abraçamos uma visão, vivemos isso intensamente! Não fazemos esforço para contagiar outros. Damos nosso melhor, trabalhamos com alegria, sem peso, com paixão, com brilho nos olhos. Não há necessidade de alguém nos motivando! O que nos motiva é a visão!

Esta visão só chegará em toda nossa geração, se todos nós estivermos alinhados!

Nós, cheios do Espírito Santo, precisamos formar líderes e envisioná-los. Cada um transmitindo a visão ao próximo da rede.

Quando temos uma visão, vivemos e respiramos isso! Nossa influência é natural e até sem perceber, envolvemos as pessoas no nosso sonho! O mundo ao nosso redor muda! As pessoas começam a pensar como a gente, fazer como a gente, falar como a gente!

E então, chega um dia que observamos algo muito interessante! Nossos liderados começam a nos falar desta visão com brilho nos olhos, muitas vezes sem nem perceber que tudo isso começou por influência nossa! Que coisa!! Talvez essa seja a forma mais linda de formar um líder: vida na vida! Que sensacional! Quanto menos aparecemos, mais formamos líderes! Quanto mais vivemos, mais formamos líderes!

Portanto, para o formador de líderes, não importa quem ensinou, o importante é aprender!

O verdadeiro líder não espera aplausos e medalhas por influenciar pessoas, por formar líderes ou por transmitir uma visão! Seu coração apenas quase explode de alegria quando um líder que ele formou, fala com brilho nos olhos da visão que Deus colocou em seu coração, mesmo sem perceber que aprendeu com ele!!

“A humildade do evangelho mata a necessidade que tenho de pensar em mim. Essa é a liberdade que vem do auto esquecimento. É o descanso bendito que somente o auto esquecimento nos oferece.” Essas frases estão no pequeno livreto “Ego Transformado” de Tim Keller, que, caso não tenha lido, recomendo muito. É transformador e libertador!

Concluindo…

Esse movimento é de Deus! Só chegaremos a toda nossa geração e alcançaremos o “Sonho chamado Brasil” se estivermos todos alinhados na mesma visão! Precisamos formar líderes que sejam, a começar em nós, servos humildes, que busquem cada dia aparecer menos e viver mais, para que Cristo cresça e toda honra, glória e louvor sejam dados única e exclusivamente a Ele! Amém!

Silvana S. P. Martines

Deixe um comentário

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

zeester