Só quem acredita, mobiliza!

Ser um MMV é uma honra, pois Deus nos chamou para esta obra. Quando Deus vocaciona alguém para mobilizar, Ele mesmo lhe dá poder de influência. O perigo é que podemos usá-lo para animar e contagiar, mas também para desanimar.

Um dos grandes segredos da mobilização é a confiança! Somente quem acredita naquilo que mobiliza, é capaz de influenciar com profundidade. Algumas vezes somos questionados sobre problemas nas nossas Juntas Missionárias. Muitos falam de problemas de décadas e décadas atrás. Outros questionam o destino das ofertas, problemas com boletos e etc. Na grande maioria, falta informação e conhecimento.

O MMV precisa acreditar no que mobiliza. Se há dúvida em seu coração sobre a integridade de nossas juntas missionárias, você não deve ser um MMV. Primeiro porque jamais seus olhos brilharão, e segundo porque você nunca contagiará alguém com algo que você mesmo não acredita!

Veja o porquê você pode confiar na Junta de Missões Nacionais. Talvez alguém questione “Os recursos vão mesmo para o campo?” Sim! Sem dúvida, a primeira e mais importante resposta é o fato de que essa obra não é nossa, mas de Deus! Ele está em missão, a obra é Dele e somos apenas canal em suas mãos. Havendo algo que desagrade ao Senhor, Ele mesmo fará o que for preciso. As obras dos homens se desfazem, mas o que é de Deus permanece.

“Se o propósito ou atividade deles for de origem humana, fracassará; se proceder de Deus, vocês não serão capazes de impedi-los, pois se acharão lutando contra Deus” (Atos 5.38,39)

Há 116 anos as Junta de Missões Nacionais e Mundiais têm levado esperança e Deus tem sido nosso sustentador.  É triste ver irmãos se referindo as nossas Juntas Missionárias como se não fizessem parte delas. Nós somos a Junta de Missões Nacionais e Mundiais! Se um irmão é membro de uma Igreja Batista da CBB, automaticamente faz parte das JMN e JMM. Nós que enviamos e sustentamos missionários e projetos. Como mobilizadores, precisamos pedir a Deus sabedoria para conduzir nossos promotores e igrejas a compreenderem isso!

Hoje, 92,3% das ofertas de Missões Nacionais são investidas diretamente no campo missionário e apenas 7,7 é usado na administração, funcionários dos orfanatos, Cristolândias e etc. Compartilho com os irmãos parte de uma palestra preparada pelo irmão Juarez Solino falando sobre três razões porque podemos confiar em nossa agência missionária: Relevância, Transparência e Resultados.

“A relevância diz respeito à percepção do quanto o que fazemos é importante para o reino de Deus, para a vida das outras pessoas e para a nossa própria vida. Trabalhamos no maior projeto de toda humanidade: Multiplicar discípulos. Pra Glória de Deus, nossos projetos têm sido de profunda relevância no Brasil. Hoje somos referência nacional no tratamento e reinserção à sociedade de dependentes químicos através do trabalho da Cristolândia. Atendemos mais de 165 mil dependentes químicos por ano e temos 43 unidades da Cristolândia, totalmente sustentadas pelo povo batista. Na Amazônia, o barco “O missionário” tem levado Jesus aos milhares de ribeirinhos que vivem isolados. Com o “Novo Sorriso da Amazônia” estamos erradicando a cárie infantil nas comunidades onde trabalham os radicais. No sertão, só em Bom Jesus da Lapa, foram 200 batismos em 2 anos! A Deus seja a glória pela relevância da nossa agência missionária no Brasil. Nós podemos confiar!

“A Transparência no uso dos recursos da nossa Junta de Missões Nacionais é total; talvez você não saiba, mas todas as ofertas que são recebidas são tratadas por sistemas informatizados de primeira geração. Não há nada manual no tratamento dos recursos, tudo aqui é registrado, tornando possível o rastreamento de todas as operações, o que é atestado por nossos auditores. É importante dizer que Missões Nacionais é acompanhada durante todo o ano por nosso Conselho Fiscal, que nos auxilia, audita e avalia. Por dois momentos no ano recebemos também uma empresa de auditoria externa. O papel dela é nos ‘virar do avesso’. São profissionais de mercado que têm o objetivo de encontrar falhas, orientar e atestar nossa conduta, e glória a Deus por esse trabalho! Repetidamente, há alguns anos, Missões Nacionais tem sido auditada em suas demonstrações contábeis e avançado com louvor nas auditorias. Para quem conhece mais de contabilidade, nossos pareceres de auditoria têm concluído: “sem nenhuma ressalva de balanço”. Além disso, temos, por diversos anos, apresentado um resultado superavitário e nossas contas estão todas em dia. É o Senhor que tem feito. Sejamos gratos a Ele por tudo que temos conquistado. Reconhecemos que essas vitórias têm sido possíveis devido ao cuidado de Deus e à dedicação de uma equipe competente. Estamos cuidando dos nossos missionários, mesmo diante da crise brasileira. Não deixamos de reajustar as prebendas missionárias, temos plano de saúde e plano odontológico. Uma unidade dedicada exclusivamente ao cuidado integral e outra à capacitação foram criadas e estão em operação. Queria que você soubesse desses fatos porque eles demonstram que estamos no caminho certo, e queremos trabalhar a cada dia com mais transparência. Nosso lema é fazer tudo com excelência para a glória de Deus.

Mas o que dizer dos resultados? Resultados são muito importantes. Não adianta ter relevância e transparência e não apresentar resultados. Missões Nacionais se preocupa com resultados, em investir bem, estabelecer objetivos e alcançar metas. Resultados são consequência de raízes bem plantadas na verdade das Escrituras Sagradas e são colhidos para a glória de Deus. Veja comigo alguns deles de 2021.

No Projeto Novo Sorriso tivemos 14.335 atendimentos médicos e psicológicos e 42.520 atendimentos odontológicos em 145 comunidades ribeirinhas onde atuam nossos missionários e radicais. Em 2021 a tão sonhada carreta missionária chegou para abençoar o nosso povo sertanejo. Desde o início da pandemia a JMN atuou com ações de compaixão e graça. Distribuímos 45.300 materiais de saúde durante o SOS Manaus, onde 21.100 famílias foram alcançadas com as entregas de 9.470 cestas básicas. 165.686 pessoas foram atendidas nas 43 unidades da Cristolândias, onde acolhemos 464 pessoas, 98 foram batizadas e 138 foram reinseridas na sociedade. Iniciamos o projeto “Sons da Missão” e 160 acolhidos foram musicalizados nas aulas de teoria, canto coral e cordas. Em 2021 tivemos mais de 200 radicais formados no Radical Brasil possibilitando que mais pessoas sejam alcançadas e conheçam a Cristo. Com a capelania prisional estivemos em 47 presídios, com 260 voluntários e 1.500 pessoas foram alcançadas. Na capelania escolar tivemos mais de 500 alunos na primeira e segunda turma, onde 294 projetos foram desenvolvidos para alcançar a comunidade escolar, implantando o Viver Escola. Na Cristolândia Criança temos 42 crianças acolhidas e 29 foram reinseridas na família. Também acolhemos crianças no Lar Batista David Gomes, em Barreiras(BA) e no Lar Batista F. F. Soren, em Luzimangues (TO). O Colégio Batista de Carolina encerrou 2021 com 249 crianças da Educação Infantil. Em 2021 foram plantadas 10 igrejas nos estados de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Pernambuco, Ceará e São Paulo. Inauguramos a Rede 3.16 para pregação do Evangelho, durante 24 horas, sem interrupções. Desde a sua estreia até o final de 2021 já teve mais de 1.800.000 acessos, dos mais remotos lugares, espalhados por todo Brasil e mundo. No projeto Minha Pátria acolhemos 163 refugiados e 102 refugiados foram interiorizados.”

Louvamos a Deus por tudo o que tem feito através da Junta de Missões Nacionais! Ele tem multiplicado e abençoado de forma linda os projetos missionários. Há falhas? Sim! Só no céu tudo será perfeito, mas o Obra é Dele e a JMN está sob os cuidados Dele. Ele mesmo colocou o Pr. Fernando Brandão como diretor executivo. Um homem cheio do Espírito Santo, humilde, íntegro e extremamente temente a Deus. Sua equipe é formada por servos, homens e mulheres que dependem do Senhor.

Querido mobilizador, ao ser questionado sobre qualquer assunto em relação a JMN, não se deixe influenciar, mas, com muito amor, influencie! Acredite no que está mobilizando, vista a camisa e peça direção do Espírito Santo para fazer a diferença onde está, pois Deus quer lhe usar!

Respostas de 4

  1. Glórias a Deus, vamos avança ,estes dados vamos multiplicar, minha razão de viver multiplicar vidas aos pés de JESUS.

    1. Parabéns por um trabalho tão especial e que hoje tive a oportunidade de conhecer melhor,terminei a leitura do texto com lágrimas não de tristeza,mas feliz por também poder ter a oportunidade de me juntar a vocês no propósito de se ser mais um instrumento e canal de benção ao serviço da obra do SENHOR .
      JESUS CONTINUE ABENÇOANDO A TODOS!❤

  2. São relatos que só tem no Diário de Deus. Em todo tempo, Glorificado seja o nome do Senhor de Missões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.