Olá, meus irmãos! Sou o pastor Caio Dornelas, missionário de Missões nacionais há seis anos, e atualmente estou na coordenação do projeto Cristolândia do Rio de Janeiro. Hoje, quero falar com vocês sobre o promotor de Missões e seu papel de discipulador.
Fazer discípulos é uma ordem do nosso Senhor, aonde formos, ele nos ensinou e nos ordenou fazer discípulos. Todo Cristão é um discípulo de Cristo, e sendo um discípulo de Jesus, deve também procurar ser um discipulador. E, trazendo para nossa realidade, se pudermos citar um bom exemplo de discipuladores, esse exemplo são os nossos promotores de Missões.
A obra missionária é uma incumbência realizada pela igreja de Cristo nesse mundo. É de sua responsabilidade enviar e sustentar os missionários no campo. No meio desse movimento, temos os irmãos que possuem um papel fundamental de promover a obra missionária e incentivar a igreja a realizar atividades de expansão do Reino, e de enviar e sustentar missionários e projetos missionários. Esse é o papel essencial do promotor de Missões. Eu, como missionário no campo, sei a importância disso para a manutenção da obra.
E por que o promotor de Missões é um grande discipulador? Porque fazer discípulos é transmitir para a outra pessoa o seu estilo de vida. É tornar o outro alguém semelhante a você. É por isso que devemos ser discípulos de Jesus, sempre procurando ter uma vida semelhante à dEle. E essa semelhança de vida inclui as paixões e motivações. Um discipulador passa para seus discípulos o que eles devem amar, o que deve motivar a vida deles, foi isso que Jesus passou para seus discípulos. E se tem algo que arde no coração dos nossos promotores de Missões, é a obra missionária, é o Reino de Deus, e é isso que esse promotor faz: discípula sua igreja, seus irmãos, levando-os a ter uma vida semelhante à dele, uma vida que ama fazer missões.
Nos projetos no campo missionário, nossa principal tarefa é fazer discípulos. Por meio do relacionamento, passamos nossa vida de discípulos de Cristo para outras pessoas, e queremos que amem a Jesus como nós amamos. Essa é a visão que tenho dos promotores de Missões, missionários que tem como campo missionário suas igrejas, e que tem a tarefa de discipular os membros de sus igrejas para amarem a obra missionária como eles amam.
Promotores de Missões, vocês têm uma função muito honrosa. Fazer com que sua igreja ame o Reino de Deus e se preocupe com sua expansão aqui na terra, como você ama e se preocupa. Transmita isso que está no seu coração para sua igreja, para seus irmãos, faça discípulos em sua comunidade. O Rei espera isso de você, a obra missionária também espera isso de você, pois isso é fundamental para conseguirmos avançar!
Pr. Caio Dornelas – Coordenador da Cristolândia no Rio de Janeiro