Líder autóctone: quem é e qual a sua importância?

Preparado para atuar em sua própria região, o líder autóctone é aquele que exerce seu ministério em sua terra natal. É um líder formado para trabalhar entre seu povo, em uma cultura que lhe é amplamente conhecida. Sabendo disso, pode-se imaginar o quão importante é um líder local para o avanço da obra missionária.

Segundo o pastor e missionário Francisco Washington Oliveira, a liderança autóctone é um caminho de excelência para o cumprimento da Grande Comissão. Nesse sentido, ele ressalta a fundamentação bíblico-teológica, afirmando que tanto no Antigo quanto no Novo Testamentos podem ser identificados indícios desse tipo de liderança, principalmente, nos ministérios de Jesus e de Paulo.

“Uma vez que a igreja tem a incumbência de cumprir a missão de fazer discípulos de Jesus de todas as nações, ela não pode completar essa tarefa contando com líderes de outros lugares”, explica o Pr. Washington, completando que geralmente os líderes que Deus levanta já estão no meio da própria igreja.

Pastor da Igreja Batista da Convenção em Timbaúbas, em Juazeiro do Norte, no Ceará, o Pr. José Cícero da Silva é um líder autóctone. “Ser líder na minha região é entender que sou usado na minha Jerusalém para alcançar o mundo”, compartilha.

Ele aceitou Jesus como Senhor e Salvador no dia 12 de outubro de 1995, depois de ouvir uma mensagem do Pr. Francisco Lopes, na época missionário de Missões Nacionais e pastor da Primeira Igreja Batista de Juazeiro, no Ceará. A igreja passou por um período de sucessão pastoral e, em 1997, assumiu a igreja o Pr. Washington Oliveira.

Sob a nova liderança, o Pr. José Cícero participou de todos os discipulados que aconteceram, até ser enviado para cuidar de uma congregação, em 18 de agosto de 2002, onde está até hoje. “Casei-me em 1985 e, 10 anos depois, o Senhor me achou e realizou o meu sonho, que era o de cuidar das pessoas. O que faço até hoje”, conta o pastor, que tem exercido seu ministério em sua terra natal. 

Por ser nativo, ele conhece bem o povo e os costumes locais, o que é um ponto muito positivo para o pastoreio. O fato de o líder viver as mesmas alegrias e dificuldades de seus liderados, pois cresceu e se desenvolveu no mesmo contexto, é um grande facilitador para apresentar o Evangelho de maneira mais clara e compreensível. Apesar disso, os desafios são muitos, o que o próprio Jesus já tinha alertado, ao dizer que os inimigos do homem seriam os da sua própria casa.

Com as lutas e as alegrias desse ministério, para o Pr. José Cícero, ser um líder local é poder experimentar a misericórdia de Deus na própria casa, o que ele vive como uma grande bênção.

“Se eu não estivesse aqui, talvez não estivesse experimentando a alegria de ver os meus 4 filhos, 2 noras, um genro e 2 netinhas crescendo e congregando comigo, e me dando a alegria de ter a minha casa servindo de testemunha na nossa cidade. É sempre um prazer servir ao Senhor”, conclui o Pr. José Cícero, afirmando que ser um pastor em sua própria região é um privilégio sem tamanho.

Dicas para desenvolver uma liderança autóctone, segundo o Pr. Francisco Washington Oliveira:

– Observar e identificar pessoas com potencial de liderança entre os membros da igreja local;

– Comprometer essas pessoas com uma proposta de formação em serviço;

– Desenvolver um plano de ações concretas para o desenvolvimento da liderança;

– Acompanhar, avaliar e solicitar contas das ações planejadas;

– Incentivar o líder em formação a multiplicar o processo com outras pessoas no âmbito da igreja local.

Vale a pena investir na formação de líderes autóctones! 

Equipe de Comunicação de Missões Nacionais

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2019 :: Missões Nacionais - Blog do Promotor

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.