fbpx

TRANSPARÊNCIA

Somos uma agência missionária ligada à Convenção Batista Brasileira com projetos nas áreas de plantação de igrejas e compaixão e graça.

Somos mantidos por ofertas de parceiros e aplicamos de 85% a 90% de todos os recursos recebidos nas atividades fins, embora tenhamos a convicção de que os que trabalham na Sede ou são contratados no regime CLT também têm a visão missionária da organização, como os profissionais que atuam nas Cristolândias, por exemplo.

Nosso Impacto

Atuação Social de 2021

Revista A Pátria para Cristo

Nossa Gestão

Há, basicamente, duas formas de gerenciar as ofertas missionárias. Em um dos modelos, o missionário tem o respaldo de uma organização missionária para mobilizar parceiros e recursos para seu projeto, mas sem garantias de sustento total por parte da organização. Neste modelo, se o missionário não consegue mobilizar 100% do que precisa para seu projeto, ele recebe apenas o que mobilizou.

No segundo modelo, que é o adotado pela Junta de Missões Nacionais, os missionários têm garantias de recebimento de seu sustento e demais benefícios, pois todas as ofertas recebidas pela organização são gerenciadas de forma centralizada, de modo a usar todas as suas fontes de receita para isso.

Seguindo este modelo, em Missões Nacionais todos os missionários têm assegurado que receberão sua prebenda, aluguel para moradia e para o projeto, INSS integral, plano de saúde e odontológico com coberturas em todo o Brasil, mais seguro de vida e ressarcimento de despesas operacionais.

Para assegurar esses benefícios, todos os missionários mobilizam parceiros através do PAM (Parcerias na Ação Missionária), tanto entre igrejas como com pessoas físicas, e as igrejas participam da Campanha Anual de Mobilização. PAM e Campanha são as principais fontes de recursos de Missões Nacionais, conforme gráfico ao lado.

A estas receitas, devem ser acrescentadas participações diretas de igrejas e parceiros com alimentos para os projetos sociais, como as Cristolândias e, em alguns casos, aluguéis.

Auditorias

Todas as receitas de Missões Nacionais passam por três auditorias, a primeira da própria Convenção Batista Brasileira, que garante que os planejamentos estão sendo seguidos corretamente, que a contabilidade atende aos requisitos legais, entre outros.

Uma segunda auditoria é do Governo Federal, uma vez que Missões Nacionais é detentora do CEBAS (Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social); essa auditoria examina, além de todos os aspectos legais, a garantia que não há distribuição de lucros entre os gestores de Missões Nacionais.

Por fim, em uma busca de excelência para a glória de Deus, Missões Nacionais voluntariamente se submete a uma auditoria externa e independente, especialista em Terceiro Setor, a Audisa (https://www.grupoaudisa.com.br).