fbpx

sudeste

No ranking dos estados, a Região Sudeste possui os três estados mais populosos do país. São Paulo segue como o mais populoso, com 46,3 milhões de habitantes, concentrando 21,9% da população total do país, seguido de Minas Gerais, com 21,3 milhões de habitantes, e do Rio de Janeiro, com 17,4 milhões de habitantes.

A grande concentração de população faz da região um dos maiores desafios missiológicos do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, para alcançar o ideal de uma igreja batista para cada agrupamento de dez mil pessoas, são necessárias mais de 3 mil novas igrejas; ainda há o desafio de crescimento e revitalização de igrejas. Este desafio é semelhante em Minas Gerais, que tem uma população de mais de 21 milhões de pessoas, com a necessidade de quase mil novas igrejas.

A principal estratégia de atuação é o Radical Metropolitano, onde o treinamento acontece de forma on-line, para permitir que pessoas que trabalham e estudam possam participar.  Desta forma, cada um pode manter sua vida cotidiana de trabalho, estudo, família, sem o “deixar tudo” e ir para outro campo. Já estão no campo, com “tudo” o que eles têm. Esse modelo permite que os crentes comprometidos com o serviço da igreja local atendam ao chamado de plantar novas igrejas. Nesse processo, os missionários voluntários recebem formação teológica e mentoria de missionários experientes, garantido a qualidade do processo.