nordeste

A região Nordeste apresenta grandes desafios missiológicos:

– Alto índice de população rural: nas 62 cidades com mais de 100 mil habitantes residem 41% da população; o restante, 59%, reside em 1.576 municípios – segundo estimativa do IBGE em 2018.

– 63% da população é formada por jovens ou adolescentes.

– A região concentra o maior número de quilombolas.

– No sertão situam-se cerca de 6 mil comunidades, existindo menos de 5% de evangélicos para uma população de cerca de 12 milhões de pessoas.

– A taxa de analfabetismo na região é a maior de todo o Brasil, correspondendo a 16,9% da população jovem e adulta (15 anos ou mais) do total de 12,9 milhões de todo o país. Dentre os fatores que levam a esse número tão alto, um dos principais é o trabalho infantil, que leva crianças a baixar seu desempenho na escola, ou mesmo abandonar os estudos.

Contemplando estas particularidades, no Nordeste, temos um movimento intencional de plantação de igrejas multiplicadoras, incluindo os programas radicais Sertão e Metropolitano, com a multiplicação de líderes locais, por meio da capacitação de membros da igreja para serem estes líderes e plantadores de igrejas. O Novo Sorriso do Sertão, complementa a estratégias com ações de compaixão e graça e socioeducativas, tendo a Carreta do Sertão como principal ferramenta.

Em comunidades rurais, pequenas cidades, ou centros urbanos, a plantação de novas igrejas acontece segundo a visão de Igreja Multiplicadora, que resgata os princípios bíblicos e práticas batistas; a ênfase está em alcançar pessoas primeiro, para depois pensar no templo, sempre focando a formação de novos líderes locais e a multiplicação.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.