Crianças e adolescentes de regiões mais vulneráveis do país estão constantemente expostas a situações que nem deveriam existir. Violência, falta de lazer, de estudo e até de alimentos e roupas. Dessa forma, um tempo importante e precioso da vida passa sem ser vivido em sua plenitude.
Pela graça de Deus, iniciativas missionárias têm abençoado muitas famílias e levado qualidade de vida para a nova geração. Esse é o caso do Programa VIVER, que apresenta três objetivos gerais: fortalecimento de vínculos sociais e familiares; prevenção ao uso de drogas, bullying, depressão, suicídio e exploração e violência sexual, através da construção de ambientes seguros e saudáveis; e evangelização discipuladora baseada nos princípios cristãos.
No VIVER Maceió (AL), uma das ações acontece dentro das escolas, alcançando alunos, professores e demais funcionários, além das famílias de cada um deles. Outra atividade é a inserção da prática esportiva na rotina de crianças e adolescentes, como forma de cuidado com a saúde e focando no aprendizado de disciplina e compromisso, por exemplo.
As aulas de informática também têm sido uma grande bênção na capacitação dos alunos do projeto para os estudos e para o mercado de trabalho. Os computadores são utilizados como instrumento didático para estimular a aprendizagem, por meio de jogos interativos e de outros meios criativos.
Logo que começam a fazer parte do VIVER, crianças e adolescentes aprendem também a se relacionar com Deus. Eles descobrem que são amados e que existe uma vida de qualidade e esperança de dias melhores. Eles são discipulados, participam de estudos bíblicos e oram ao Senhor.
Todas essas atividades são a demonstração do cuidado e do amor infinito do próprio Deus. Ore pelo VIVER, pelos missionários que atuam no programa e pelas crianças e adolescentes do Brasil!
Thatiana Cordeiro – Redação de Missões Nacionais