Uma vida transformada! Conheça a história de Ramsés Cortês Noguera

Ramsés Cortês Noguera nasceu em Barcelona, na Catalunha, sul da Europa. Viveu mais de 30 anos entre a Espanha, outros países da Europa e os Estados Unidos. Em 2009, decidiu vir ao Brasil, por causa das praias, das bebidas e das drogas.

Foi no Nordeste brasileiro, mais especificamente em Natal (RN), que sua vida começou a desmoronar de forma definitiva. Lá, teve o primeiro contato com o crack. Já usava drogas desde os 12 anos, mas essa nova substância o levou a um abismo ainda mais profundo.

Depois disso, ele decidiu ir para Goiás, onde o pai tinha amigos brasileiros, que eram pastores da igreja Assembleia de Deus. Ramsés nem sabia o que isso significava, mas foi acolhido por eles após uma prisão e convidado a visitar a igreja. “Eu na igreja? Confesso que só fui por respeito. Sentei no último banco, morrendo de vergonha. Mas ali senti paz.” Naquela mesma semana, entregou a vida a Jesus. Mesmo sem falar português, foi tocado pelos louvores.

A partir de então, sua vida começou a mudar. Ele foi a uma conferência em Anápolis (GO), onde conheceu Jaqueline, com quem se casaria pouco tempo depois. O casal teve um filho, Julen. “Eu tinha parado de consumir drogas desde que me converti. Foi um milagre de Deus, pois eu já usava há quase 20 anos”, conta.

O caminho não foi fácil. Vieram recaídas. Foram seis internações em clínicas de recuperação, prisões, afastamento da família. Sua esposa e filho saíram de casa e desapareceram. Aí, ele se afundou ainda mais. Vendeu tudo o que tinha e acabou vivendo um ano nas ruas do Rio de Janeiro. Ramsés chegou ao ponto de sofrer duas paradas cardíacas. “Eu pedia a morte todos os dias. Usava tanto crack que comecei a falar sozinho. Eu estava enlouquecendo”, lembra.

Pesando 45 kg, sem tomar banho há cinco meses, com feridas nos pés e quase sem conseguir andar, que foi acolhido pela Cristolândia de Madureira (RJ). Lá, recebeu o que parecia impensável: dignidade, cuidado e amor. Ganhou chinelos, roupas, comida, banho e a chance de recomeçar.

Ramsés passou pelas unidades de Madureira (RJ), Muriaé (MG) e Campo Grande (RJ). “Os missionários da Cristolândia me trataram como um príncipe. Foi marcante. Tudo isso se reflete no homem que sou hoje.”

Ao sair da Cristolândia, foi direto para o Seminário do Sul, onde começou seus estudos teológicos. Mesmo com o coração despedaçado pela separação da família, permaneceu firme em seu chamado pastoral. Mesmo focado na faculdade, ele orava dia e noite pela restauração do seu lar, pois queria ver sua família reunida novamente.

Orando nas madrugadas, ele entendeu que não seria pelas suas próprias forças. Num momento de entrega total, aconteceu o improvável. Deus tocou o coração de sua esposa e, após dois anos separados, tiveram o casamento foi restaurado! Hoje, Ramsés vive com Jaqueline e Julen.

Ele já foi motorista da Carreta Missionária e atuou no Barco Missionário, no SOS Rio Grande do Sul, na Cristolândia, na Vila Minha Pátria, em projetos de rua e muitos outros trabalhos da Junta de Missões Nacionais. Participou de plantações e revitalizações de igrejas, sendo um dos fundadores da Igreja Batista Casa Viva. Além disso, atua há três anos como capelão hospitalar em dois hospitais do Rio de Janeiro, e serve semanalmente na Cristolândia de Madureira.

No dia 3 de maio de 2025, foi aprovado em seu concílio pastoral, com louvor. “Estudei muito, mas o Espírito Santo me fez lembrar de tudo.” Uma semana depois, em 10 de maio, Ramsés foi consagrado pastor. Ele destaca que a sensação foi a mesma do dia em que se casou; era uma alegria que, segundo suas palavras, vinha dos céus.

Hoje, o sonho de Ramsés é servir com sua família, plantar igrejas multiplicadoras e ser reconhecido como o pastor em sua uma comunidade.

“Eu fui resgatado das ruas, do sofrimento e do abandono. Um dia, Cristo me encontrou por meio da Cristolândia, onde recebi amor, tratamento e, acima de tudo, a oportunidade de conhecer o verdadeiro Evangelho. Hoje, sou uma nova criatura. Jesus não apenas me restaurou, mas me chamou para servi-lo. Sou pastor batista, testemunha viva do poder transformador de Deus. Em Cristo, há esperança, restauração e um novo começo.”

 

Redação de Missões Nacionais

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.