Em 1987, chegava em Tocantínia (TO) o jovem Pr. Cláudio Viana para trabalhar com o povo Xerente, por um período de dois anos. Em 2005, retornou com sua esposa Renilva. Dentre as centenas de aldeias Xerente, o casal missionário escolheu a Aldeia Funil como campo missionário, pois já estava em contato com o povo desta aldeia desde 1987. Tiveram a oportunidade de morar na Aldeia Funil por seis meses.
O casal foi abençoado com o nascimento dos filhos Yuri e Guenther; então a família passou a residir na cidade de Tocantínia, onde os meninos estudavam, o que permitiu a continuidade do trabalho na Aldeia Funil, que fica a 12 quilômetros da cidade de Tocantínia. Renilva pôde servir a Deus ao lado de seu esposo, cooperando na igreja indígena, e servir à comunidade das aldeias como professora contratada pela Secretaria de Educação do Tocantins de 2011 a 2023, sendo cinco anos no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente-CEMIX e oito anos na Escola Estadual Indígena Sakruiwẽ na Aldeia Funil, onde prestou relevante e significativo trabalho na área da alfabetização.
O trabalho missionário na Aldeia Funil cresceu e a igreja indígena foi plantada. Em 2023, o Pr. Cláudio foi aposentado, mas os missionários continuaram dando assistência à igreja na aldeia em que trabalharam por vinte anos e investindo na formação de líderes da igreja indígena. Como fruto do trabalho e resposta de oração, Deus levantou o irmão Gilberto Srõzdazê Xerente.
O irmão Gilberto iniciou seu preparo teológico no Curso de Formação para Líderes da Igreja Xerente, desenvolvido pela equipe de missionários da JMN entre os Xerentes. O curso acontece na cidade de Tocantínia, uma vez por mês, em um fim de semana (sábado e domingo). Gilberto está cursando o último ano e se formará em dezembro de 2025.
No dia 2 de março de 2025, a equipe do Projeto Xerente – Pr. Guenther e Wanda Krieger, Pr. Werner e Regiane Seitz, e Pr. Mário Moura – em um culto emocionante, com a presença de indígenas Xerente, teve a alegria de orar e impor as mãos sobre o irmão Gilberto, comissionando-o como líder responsável pela igreja indígena na Aldeia Funil. Um momento histórico no ministério do Pr. Cláudio e Renilva!
O irmão Gilberto é casado com Eneida Brupahi Xerente, também cristã, professora, Mestre em Letras e Linguística. Ambos têm uma filha biológica e três filhos do coração. Agradecemos a Deus pelas vidas do Pr. Cláudio e da irmã Renilva, que fizeram parte da equipe Xerente trabalhando na formação de uma igreja genuinamente indígena. Oremos pela família e pelo ministério do irmão Gilberto no pastoreio do Corpo de Cristo em sua aldeia.
Pr. José Carlos Alcantara da Silva e Raquel Sueli de Almeida Alcantara da Silva – Coordenadores de Povos Indígenas de Missões Nacionais