Passando o cajado

Em 1987, chegava em Tocantínia (TO) o jovem Pr. Cláudio Viana para trabalhar com o povo Xerente, por um período de dois anos. Em 2005, retornou com sua esposa Renilva. Dentre as centenas de aldeias Xerente, o casal missionário escolheu a Aldeia Funil como campo missionário, pois já estava em contato com o povo desta aldeia desde 1987. Tiveram a oportunidade de morar na Aldeia Funil por seis meses.

O casal foi abençoado com o nascimento dos filhos Yuri e Guenther; então a família passou a residir na cidade de Tocantínia, onde os meninos estudavam, o que permitiu a continuidade do trabalho na Aldeia Funil, que fica a 12 quilômetros da cidade de Tocantínia. Renilva pôde servir a Deus ao lado de seu esposo, cooperando na igreja indígena, e servir à comunidade das aldeias como professora contratada pela Secretaria de Educação do Tocantins de 2011 a 2023, sendo cinco anos no Centro de Ensino Médio Indígena Xerente-CEMIX e oito anos na Escola Estadual Indígena Sakruiwẽ na Aldeia Funil, onde prestou relevante e significativo trabalho na área da alfabetização.

O trabalho missionário na Aldeia Funil cresceu e a igreja indígena foi plantada. Em 2023, o Pr. Cláudio foi aposentado, mas os missionários continuaram dando assistência à igreja na aldeia em que trabalharam por vinte anos e investindo na formação de líderes da igreja indígena. Como fruto do trabalho e resposta de oração, Deus levantou o irmão Gilberto Srõzdazê Xerente.

O irmão Gilberto iniciou seu preparo teológico no Curso de Formação para Líderes da Igreja Xerente, desenvolvido pela equipe de missionários da JMN entre os Xerentes. O curso acontece na cidade de Tocantínia, uma vez por mês, em um fim de semana (sábado e domingo). Gilberto está cursando o último ano e se formará em dezembro de 2025.

No dia 2 de março de 2025, a equipe do Projeto Xerente – Pr. Guenther e Wanda Krieger, Pr. Werner e Regiane Seitz, e Pr. Mário Moura – em um culto emocionante, com a presença de indígenas Xerente, teve a alegria de orar e impor as mãos sobre o irmão Gilberto, comissionando-o como líder responsável pela igreja indígena na Aldeia Funil. Um momento histórico no ministério do Pr. Cláudio e Renilva!

O irmão Gilberto é casado com Eneida Brupahi Xerente, também cristã, professora, Mestre em Letras e Linguística. Ambos têm uma filha biológica e três filhos do coração. Agradecemos a Deus pelas vidas do Pr. Cláudio e da irmã Renilva, que fizeram parte da equipe Xerente trabalhando na formação de uma igreja genuinamente indígena. Oremos pela família e pelo ministério do irmão Gilberto no pastoreio do Corpo de Cristo em sua aldeia.

Pr. José Carlos Alcantara da Silva e Raquel Sueli de Almeida Alcantara da Silva – Coordenadores de Povos Indígenas de Missões Nacionais

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.