Em outros posts nós comentamos sobre o conceito de Índice PAM (IP), que é a relação entre o custo de seu projeto e o valor ofertado por seus parceiros. Se um projeto custa R$ 1.000,00 e tem R$ 900,00 de PAM, então seu IP é de 90%.
Nesse exemplo, os R$ 900,00 é também chamado de PAM Realizado, que é bem diferente do PAM Comprometido. O comprometido é a soma de todas as parcerias, independente se os parceiros ofertaram, ou não, para seu projeto. O realizado é o que de fato foi ofertado.
Um missionário pode ter, por exemplo, R$ 2.000,00 de PAM comprometido, e 50 parceiros, mas apenas 30 parceiros ofertando regularmente. Esses 30, neste exemplo, é o PAM realizado, e é o que de fato conta.
O PAM Comprometido é apenas uma possibilidade de oferta, não há garantias de que serão efetuadas. Há missionários que tem 4 vezes mais PAM comprometido que o necessário para seu projeto, mas mesmo assim não alcançam 100% de Índice PAM pois o realizado é bem pequeno.
Outro conceito que precisa ser entendido é o de parceiros ativos e inativos. Ativos são os parceiros que tem boletos gerados para um projeto. Aqueles parceiros que pedem para paralisar a oferta, ou que foram paralisados por passarem mais de um ano sem ofertar, são chamados de inativos, e eles não aparecem na sua lista de parceiros no SGM.
Esses conceitos reforçam a importância de cada um manter um contato mensal com seus parceiros, ajudá-los em quaisquer dificuldades com a realização da oferta, e constantemente buscar novos parceiros. Sem essas ações, seu realizado poderá ser a cada mês menor que o comprometido, e a cada ano a quantidade de seus parceiros ativos também vai diminuir, impactando diretamente seu Índice PAM.
Acesse outros conteúdos para dicas de como desenvolver as quatros ações básicas da mobilização:
Relacionamento mensal com os parceiros
Suporte na realização do PAM
Acompanhamento do seu IP
Adesão de novas parcerias.