Obediência ao Deus da Missão

Meu nome é Raquel Mangabeira. Sou uma jovem de 20 anos buscando aprender a amar direito. Na medida em que me dispus a entender sobre Aquele que é o próprio Amor, Ele me ensinou a profundidade do amor sacrificial, me arrancando as raízes. Enquanto membro e serva na Primeira Igreja Batista em Buerarema, no interior da Bahia, fui movida a um povo por meio do Radical Brasil, da Junta de Missões Nacionais. 

Ele é o Deus que faz, desfaz e refaz. O seu Filho, Jesus Cristo, governa sobre as nossas vidas com Reino sempiterno. Governo esse do qual é impossível escapar mediante o seu chamado. Como eu conseguiria, ainda que tendo cogitado, resistir à voz que deu forma a tudo o que existe? Como seria capaz de fugir dos olhos do Deus que a todos vê? Nos céus, no mais profundo abismo, nas asas da alvorada, nos confins dos mares… e no Sertão. Há um Deus que vê o Sertão Nordestino. A angústia da seca, o gado desfalecendo, o parceiro adúltero, a criança violentada. Ele é o Deus que tudo vê. 

Ainda que, em meio ao calor, à baixa umidade e a necessidades regionais típicas, fica claro que o Sertão mais rígido e carente dessa localidade está nos corações. Culturalmente é cultivada uma fé sincrética, politeísta, mista, indecisa, inconsistente. Medrosa. O inverso à nossa fé no Cristo que nos dispõe o Espírito Santo como penhor e segurança de salvação daqui para o Sempre – o perfeito amor lança fora o medo, afinal. 

Mentes cauterizadas, entendimentos cegados, ouvidos congestionados. Vidas mortas, necessitando desesperadamente da Ressurreição. Eu penso que a maior dificuldade de estar no campo missionário seja lidar frequentemente com a incredulidade e a dureza dos corações. Essa é uma realidade que nos rasga o peito, mas, certamente, o maior gozo do campo missionário está em ver corações de pedra sendo substituídos por corações de carne, capazes de crer no Salvador, como bem expressou o grande Paulo em I Ts. 1:13, 19-20. Essa é a maior recompensa do discipulado! 

Há um lamento no Sertão: quem me valerá? Quem me ajudará? Louvo a Deus pelos muitos sertanejos que têm compreendido que só Jesus nos valerá. A minha oração é que continuemos, como povo Batista Brasileiro, caminhando como peregrinos em direção ao detentor do nosso maior impulso de gratidão: o dono da Missão. O Deus missionário nos buscou, apresentou a Si mesmo e nos transportou do império das trevas para o Reino de seu Filho Amado, a fim de que glorifiquemos a Ele e alcancemos outros com o ardor da Missão; a Missão de Deus, que também é minha e tua, querido irmão. Que responsabilidade a nossa. Que honra a nossa. 

Por Raquel Mangabeira 
Missionária Radical Integral Sertão – Bom Jesus da Lapa – (BA) 

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.