Mais porções da Palavra de Deus traduzidas para o povo Xerente

No dia 10 de novembro de 2024, na aldeia Kâwrakurerê, em Brejo Comprido (TO), foi realizado o segundo culto de consagração e entrega dos trechos do Pentateuco traduzidos para a língua Akwẽ-Xerente. O primeiro culto, ocorrido na PIB de Tocantínia (TO), já havia reunido um grande número de pessoas, incluindo representantes da JMN e de diversas igrejas de todo o Brasil.

Agora, em um ambiente mais intimista, com a presença de indígenas de várias aldeias Xerente, este segundo culto foi uma oportunidade para que aqueles que não puderam participar da celebração na cidade na semana anterior também pudessem celebrar a grande bênção de ter mais trechos da Palavra de Deus traduzidos para a língua que lhes fala ao coração.

O culto foi conduzido pelo líder da igreja local, Valmir Hkâwē, e o cacique, nosso irmão Isaías Sizapi, também teve a oportunidade de trazer uma palavra. Vários irmãos Xerente participaram, cantando hinos e compartilhando testemunhos.

O missionário de Missões Nacionais, Pr. Werner Seitz, trouxe uma reflexão sobre o processo de tradução e a importância do Antigo Testamento. Em seguida, com muita emoção, foram realizadas orações de consagração dos trechos da Palavra de Deus. O Pr. Wilson, da PIB de Guarapari, e o irmão Lázaro Rowakro expressaram seu agradecimento a Deus por mais essa porção da Bíblia traduzida para o povo Xerente.

O Pr. Mário Moura, missionário da equipe, distribuiu exemplares das Escrituras para que os presentes pudessem acompanhar a pregação, ministrada pelo Pr. Guenther Krieger, principal responsável pela tradução desses trechos. Na pregação sobre o capítulo 14 de Êxodo, o Pr. Guenther trouxe à mente dos presentes a história da travessia do Mar Vermelho pelo povo de Israel e a ajuda sempre presente de nosso Deus.

Um momento simbólico e carregado de emoção foi a entrega de um exemplar da Bíblia ao irmão Hermógenes, um dos anciãos mais velhos da aldeia Xerente e um dos primeiros convertidos. Representando todo o povo, Hermógenes recebeu o exemplar das mãos do Pr. Guenther. Em seguida, alguns indígenas presentes presentearam o pastor com colares tradicionais da cultura Xerente.

À medida que o culto se aproximava de seu final, o ancião Lázaro Rowakro tocou profundamente todos com suas palavras simples, porém cheias de sabedoria: “Estou feliz de ver com meus próprios olhos aquilo que Deus disse na Bíblia. O que o homem plantar, ele vai colher; e o Pr. Guenther está colhendo o que plantou.”

De fato, quando os primeiros missionários – Pr. Guenther Krieger, irmã Wanda, Pr. Rinaldo de Mattos e dona Gudrum – chegaram, há mais de seis décadas, não havia um único crente Xerente. Hoje, encontramos uma igreja formada, com líderes locais, dirigentes, cantores e, o mais importante, com a Palavra de Deus em sua língua nativa. Com o Novo Testamento e os trechos do Antigo Testamento traduzidos, agora Deus fala diretamente ao coração do povo Xerente; e Ele fala na língua Xerente.

Missionário Pr. Werner Seitz

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.