fbpx

Dia Internacional dos Povos Indígenas

No dia 9 de agosto é celebrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas, instituído pela ONU – Organização da Nações Unidas para a Educação e Ciência e Cultura, em dezembro 1994. Esta data também serve para lembrar da primeira reunião do grupo de trabalho das Nações Unidas sobre populações indígenas, em Genebra no ano 1982.

O principal propósito em relembrar esta data é para ratificar a importância da inclusão dos povos indígenas nos direitos humanos, pois muitas vezes eles são marginalizados e excluídos.

O presidente da FUNAI – Fundação Nacional do Índio Franklin Lindenberg de Freitas, reflete: “… neste dia presta-se homenagem a todas as contribuições culturais e sabedoria milenares que esses povos transmitem para as diversas civilizações no mundo”.

Atualmente, existem 370 milhões de indígenas, em 90 países, representando aproximadamente 5% da população mundial. Destes, há 5 mil grupos diferentes que falam 7 mil línguas.

No Brasil, conforme o Censo de 2010, a população indígena é de 896,9 mil indígenas. Este povo está presente em todos estados do nosso Brasil, em 305 etnias que falam 274 línguas, deixando para o nosso País uma grande riqueza linguística e cultural.

Conforme dados da ONU – Organização das Nações Unidas, o Dia Internacional dos Povos Indígenas visa não apenas lembrar e festejar esta data na mente de muitos líderes mundiais, mas também relembrar as reivindicações para garantir que o índio no Brasil e no mundo tenha os seus direitos básicos garantidos.

Como batistas brasileiros temos contribuído para a preservação da cultura e da identidade do indígena em nossa Pátria, à luz da Palavra de Deus, que é supracultural.

Por isso, nossa oração é que o nosso bondoso Deus continue abençoando os povos indígenas no Brasil e no mundo.

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.