Olá, me chamo Ramon Cerqueira, sou natural de Salvador (BA) e tenho 24 anos. Eu conheci a igreja batista aos 9 anos, em um congresso infantil, e já são 15 anos como membro da Igreja Batista Jardim Primavera. Minha maior motivação para estar tão presente nos cultos era a organização Embaixadores do Rei. Tenho a honra de ser embaixador, afinal uma vez embaixador, sempre embaixador do Rei!
Em 2020, ao iniciar a faculdade de Administração, conheci Letícia, uma colega de turma que me falou sobre a Cristolândia. Lembro-me exatamente do dia em que ela se virouepara mim e disse: “Amigo, conheço um lugar que é sua cara!”. Então, com muita empolgação, ela começou a descrever aquele lugar tão incrível. Logo fui tomado pela empolgação contagiante de ir até a Missão Batista Cristolândia.
Em 2021, fui para meu primeiro voluntariado. Fiquei encantado com tudo que vi, afinal, era muito diferente do que minha mente limitada havia firmado como padrão de serviço. Achava que tudo que eu já fazia na igreja era suficiente, mas saí de lá com um outro pensamento e já não conseguia achar plenitude nas coisas.
Durante o período de voluntariado, pude colaborar em muitos setores. Um deles foi no Viver Bahia. Fui privilegiado por poder vivenciar a rotina de cuidado das crianças da comunidade da Ladeira da Preguiça. Quão bons eram os momentos de ir em cada residência buscar os pequeninos!
Com muito amor, também pude servir às pessoas em situações de rua com minha profissão de barbeiro. Trazer a autoestima por meio de um corte é único. Ali, eu tinha a oportunidade de exercer a intencionalidade. Enquanto eu reparava a autoestima visual, apresentava Cristo, o único que pode recuperar o homem perdido. Era gratificante ver rostos sendo tomados por um sorriso sincero de alegria e gratidão por amor e cuidado que recebiam.
O contato com Radicais e Missionários do Projeto me inspirava muito também. Como é bom ver que jovens que largaram tudo por amor e obediência a Cristo! Em uma das conversas ao redor da mesa, me fizeram uma pergunta que cravou no meu coração: “o que está esperando para ser um Radical?”. Confesso que tremi quando Marcele, hoje gestora de uma das 4 unidades da Cristolândia Bahia, me disse aquilo. Mesmo sem entender bem o que significava ser um Radical, respondi que nada me impedia, e, de fato, quanto mais me envolvia, mais a vontade de estar dentro, servindo de forma integral, tomava conta do meu coração.
No entanto, para ser um Radical, era necessário mesmo tomar atitudes bem radicais, e não me sentia pronto o suficiente para assumir um compromisso como esse. Até a coragem de aceitar o chamado, continuei como voluntário e, em dezembro de 2021, participei do meu primeiro Natal nas Ruas. Que alegria partilhar este momento tão especial com as pessoas em situação de rua! Já tinha trocado contatos com a equipe e percebia a intencionalidade deles e a preocupação para que eu me envolvesse em tudo.
Em cada momento de conversas e brincadeiras, sempre me questionavam: “quando você vem de vez?”, “Você tem cara de Radical, o que está esperando para vir?”. Quase dois anos depois de fugir, negar e estabelecer outras inúmeras prioridades, resolvi obedecer àquele chamado que nunca estivera morto dentro de mim, apenas adormecido.
No aniversário de 10 anos da Cristolândia Bahia, em 2023, o Pr. Raphael Scotelaro, na época coordenador da formação missionária, faz uma oração após o fim da sua pregação. Que oração! Era nítido a voz de Deus bradando em meu coração e me trazendo toda certeza de que precisava. Cheguei em casa e logo realizei minha inscrição. Conversei com minha família sobre minha decisão e eles, apesar de acharem loucura, me abençoaram. Pedi demissão do trabalho e tranquei o curso de administração no meu penúltimo semestre. Não existia nada que pudesse fazer o meu coração ficar dividido.
De 2020 até 2023 vivi muitas conquistas e realizações pessoais, mas com toda a certeza, posso afirmar que 2024 tem sido o melhor ano da minha vida, pois foi quando obedeci ao Senhor e tenho vivido no centro da Sua vontade. Como é bom estar debaixo da dependência dEle! Hoje, eu me orgulho em dizer que sou um Missionário Radical Cristolândia! Uma vez Radical, Sempre Radical
Texto: Ramon Cerqueira – Radical Cristolândia Bahia