fbpx

Brasil: um país de diversidade indígena

Na maior parte das vezes, ouve-se falar em “Dia do Índio”. No entanto, a diversidade é tão grande, que, segundo o doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Daniel Munduruku, pertencente a etnia Munduruku, a data comemorativa poderia ser substituída pelo Dia da Diversidade Indígena.

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010 contabiliza uma população indígena composta por 896 mil indígenas, divididos em 340 etnias e falantes de 181 línguas indígenas. Por conta disso, pode-se falar sobre a data como Dia da Diversidade Indígena.

No campo educacional, muitos indígenas têm alcançado êxito em Universidades Estaduais, Federais e Privadas no Brasil em nível de graduação e pós-graduação, como mestrado e doutorado em áreas como Direito, Enfermagem, Pedagogia e outras. Além disso, um grande contingente de professores indígenas graduados trabalha em escolas indígenas nas redes municipais e estaduais. Essas conquistas são muito significativas!

A Missão ALEM, em Brasília, tem investido na formação de tradutores indígenas da Bíblia, em parceria com a Aliança Global Wycliffe, proporcionando a tradução da Palavra de Deus para a língua indígena, preservando os valores culturais e linguísticos à luz da Palavra de Deus.

Os batistas brasileiros, por meio de Missões Nacionais, têm contribuído e valorizado a causa indígena através dos trabalhos científicos realizados ao analisar, traduzir e grafar as línguas, produzir dicionários, materiais didáticos e paradidáticos de educação intercultural e de uso das escrituras, além de traduzir a Bíblia, o Novo Testamento e porções bíblicas nas línguas indígenas com as quais trabalham. Para o futuro, Missões Nacionais planeja desenvolver e expandir ações que visam contribuir de forma relevante com as Comunidades Indígenas e a expansão do Reino de Deus entre os povos indígenas brasileiros.

Em tempos de pandemia, os batistas brasileiros não deixaram de expressar a sua solidariedade aos povos indígenas na ação social. Continuaram com a entrega de alimentos às famílias, suporte espiritual e emocional, obedecendo e preservando todas regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O nosso desejo e empenho é para que os povos indígenas brasileiros continuem crescendo nas diversas áreas, ocupem espaço no mercado de trabalho e sejam reconhecidos e respeitados como cidadãos.

No amor de Jesus Cristo,

Pr. Valdir Soares, Missionário de Missões Nacionais.

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.