Notícias



1ª Conferência de Etnoartes do Brasil

Nos dias 5 e 6 de julho será realizada a 1ª Conferência de Etnoartes do Brasil, na Primeira Igreja Batista (PIB) de Manaus. Apesar do nome diferente, a ideia por trás do termo Etnoartes já é conhecido no contexto missionário brasileiro. A proposta é aplicar os conceitos de Comunicação Transcultural do Evangelho e Contextualização para artes das comunidades com as quais trabalhamos.

A comunicação é algo que deve ser prezada por todo e qualquer obreiro que atua em contexto transcultural e, como em todo processo de comunicação, é preciso que os envolvidos usem os mesmos códigos para que a mensagem seja compreensível. As artes locais (ou etnoartes) de uma comunidade são excelentes códigos de comunicação que devem ser usados, uma vez identificados adequadamente na cultura.

Na Conferência de Etnoartes serão apresentados temas, palestras e oficinas que ajudarão não apenas o obreiro transcultural mas também o artista da igreja local de uma cidade no processo de conhecer e identificar os códigos de comunicação artística de sua comunidade mais apropriados para a evangelização e edificação da igreja.

Este são alguns assuntos que serão abordados:

• O que é Etnodoxologia (Elcio Portugal): Introdução à Etnodoxologia com ênfase nos princípios que distinguem a sua prática e sua função tanto na vida cristã em geral como em missões transculturais

• Semiótica (Elcio Portugal): estudo da elaboração do significado das músicas e outros gêneros artísticos. A semiótica demonstra a variedade de significados possíveis em uma expressão artística e nos chama a um entendimento entre irmãos e das escolhas artísticas de outras comunidades.

 Integrando artes locais em seu ministério (Héber Negrão): formas práticas de como você pode usar os diversos gêneros de comunicação artística locais (música, teatro, drama, artes orais e visuais) em seu ministério.

• Introdução do curso Artes Para o Reino (Héber Negrão): no curso Artes Para o Reino ensinamos o método “Criação Conjunta de Artes Locais”, um método de pesquisa que oferece ao obreiro um meio de conhecer melhor as artes da comunidade com as quais trabalham e como utilizá-las. Essa apresentação será seguida de uma aplicação prática do método em uma comunidade indígena do Brasil.

A Conferência de Etnoartes está sendo realizada pela Associação Linguística Evangélica Missionária (ALEM), pela Junta de Missões Nacionais, da Convenção Batista Brasileira e pela Aliança Global Wycliffe (AGW) com o apoio do Departamento de Assuntos Indígenas da AMTB e de diversos outros parceiros.

O evento terá início na noite de sexta-feira, 5, e continuará por todo o sábado, 6. O investimento para participar da Conferência é de R$ 50,00 (este valor não inclui hospedagem nem alimentação) e a inscrição poderá ser feita neste link.

• Endereço da PIB Manaus:
Av. Joaquim Nabuco, 2015 – Centro, Manaus – AM, 69020-031