fbpx

Projeto Novo Sorriso da Amazônia

– Programa de educação, prevenção e intervenção na saúde bucal das famílias ribeirinhas

Cenário: Observou-se a precária condição da saúde bucal das crianças ribeirinhas, nas comunidades da Amazônia, onde atuam os nossos missionários. Em uma das famílias, uma única escova dental era utilizada por 14 pessoas. Notam-se também a falta de acesso à água potável e à rede de saúde pública.

Justificativa: Diante desse cenário, foi proposto um programa de educação, prevenção e intervenção na saúde bucal das famílias ribeirinhas.

Objetivos:

  • Implantar uma cultura de cuidado com a saúde bucal nas comunidades ribeirinhas;
  • Atuar na prevenção e tratamento de saúde bucal junto ao povo ribeirinho da Amazônia;
  • Ofertar atendimentos médicos e odontológicos a crianças e suas famílias nas 113 comunidades ribeirinhas onde atuam nossos missionários e radicais (todos capacitados como agentes de saúde bucal);
  • Oferecer instruções sobre a saúde da mulher;
  • Distribuir regularmente medicamentos, kits de higiene bucal e filtros para acesso a água
    potável.

Público Alvo: População das comunidades ribeirinhas da Amazônia.

Descrição da Ação (metodologia): O Programa Novo Sorriso da Amazônia desenvolve suas ações mediante a oferta de 4 serviços:

  1. Capacitar Missionários – serão capacitados por profissionais por profissionais da área para ministrar palestras de cuidados com a saúde bucal.
  2. Educar Famílias – os missionários capacitados serão responsáveis por desenvolver na comunidade palestras educativas e lúdicas sobre saúde bucal.
  3. Distribuir Kits – regularmente serão distribuídos kits de saúde bucal para as famílias cadastradas no programa e que participam das palestras educativas.
  4. Disponibilizar atendimento odontológico – as famílias cadastradas serão atendidas periodicamente por dentistas voluntários