O 4º Congresso Mundial de Lausanne aconteceu em Seul, na Coreia do Sul, de 22 a 28 de setembro, e contou a presença de cerca de 5.400 participantes presenciais, representando 200 países e territórios. O objetivo desse encontro é reunir diversos líderes evangélicos de todo o mundo, a fim de que possamos colaborar e trabalhar para acelerar o cumprimento da Grande Comissão. Algumas das ênfases dessa edição do Congresso foram: Missões no ambiente de trabalho, Igreja perseguida e Nova geração.
O Pr. Diogo Carvalho, Gerente da Universidade de Missões de Missões Nacionais, esteve no evento representando a JMN, e compartilhou conosco um pouco da sua experiência. Acompanhe o relato.
“É importante participar desse evento para estar atento àquilo que tem sido pensado e executado em termos de missões no mundo inteiro, não só entre os batistas, mas em todas as denominações. Foi muito bom estar presente, contribuindo e aprendendo sobre o cumprimento da Grande Comissão na nossa geração.
Em cada contato, quando eu comentava sobre o trabalho de Missões Nacionais, nossos projetos no Sul, na Amazônia, no Sertão, na Cristolândia, na Vila Minha Pátria, as pessoas eram inspiradas. Quando eu compartilhava o que tem acontecido no Brasil, os olhos dos que ouviam brilhavam pelo que Deus tem feito aqui. Busquei interagir com o máximo de pessoas que eu pude, para conversar, fazer contatos e conhecer mais sobre missões em outros contextos.
Foi um tempo de muitos aprendizados. Um deles foi a colaboração. Os batistas têm uma linda história, mas o mundo não será alcançado apenas pelos batistas, a Grande Comissão não será cumprida apenas pelos batistas. Outro aprendizado foi sobre a nova geração, que tem ouvido Deus falar. É para esses que precisamos entregar o bastão. Temos que investir na vida de jovens e adolescentes, porque eles vão levar o cumprimento da Grande Comissão para o futuro. Por fim, destaco os aprendizados sobre missões no ambiente de trabalho. Apenas 1% dos cristãos está em lideranças nas igrejas e nas organizações eclesiásticas. 99% estão em profissões ditas ‘seculares’. Precisamos capacitar cada vez mais os cristãos para viverem uma vida íntegra, que abra espaço para compartilhar o Evangelho no mundo do trabalho.
O que mais me impactou durante esses dias foi ver o quão grande é o mundo e o quão grande é a missão. A missão de Deus envolve todas as nações, todos os povos.”
Ninguém pode parar a Igreja do Senhor! Somos um só Corpo de Cristo e, juntos, vamos anunciar a todos os povos que Jesus Transforma!
Redação de Missões Nacionais