fbpx

Projeto amazônia

Nossa visão é alcançar todo o povo da Amazônia com o evangelho.

Não importa onde as pessoas estejam: nas capitais, na floresta, margens dos rios, cidades do interior, grandes centros urbanos, periferias, condomínios fechados, ruas, becos… nossa visão é que todos sejam alcançados pelo evangelho que transforma.

Sem dúvida é um grande desafio, mas pode ser viável em uma geração se cada batista na Amazônia fizer do relacionamento discipulador (RD) um estilo de vida.

A Visão Brasil 2020 da CBB tem como alvo plantar 1 igreja para cada 10.000 habitantes e chegar a 2% da população de batistas no Brasil. De acordo com essa visão, há a necessidade de 768 novas igrejas na região.

A Amazônia, corresponde a 59% do território do país. São 775 municípios com uma população de cerca de 24 milhões de pessoas (IBGE 2010). Sua extensão abrange nove estados: sete da região Norte e quase a totalidade dos estados do Maranhão e Mato Grosso. Neste projeto, daremos maior ênfase a apenas seis destes estados: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará e Amapá.

Três segmentos populacionais destacam-se na região:

1) Comunidades Ribeirinhas

Ao longo de todos os rios da Amazônia Legal, encontram-se cerca de 35.000 comunidades ribeirinhas. Conforme um estudo do NUPAUB – Núcleo de pesquisas sobre populações humanas e áreas úmidas brasileiras da USP, são características dessas comunidades:

  • A moradia e ocupação desse território por várias gerações, ainda que alguns membros individuais possam ter se deslocado para os centros urbanos e voltado para a terra de seus antepassados;
  • A importância das atividades de subsistência, ainda que a produção.de mercadorias possa estar mais ou menos desenvolvida, o que implica uma relação com o mercado;
  • A reduzida acumulação de capital;
  • A importância dada à unidade familiar, doméstica ou comunal e às relações de parentesco ou compadrio para o exercício das atividades econômicas, sociais e culturais;
  • A importância das simbologias, mitos e rituais associados à caça, à pesca e a atividades extrativistas;

As casas são construídas em madeira e cobertas de palha, outras são em alvenaria, algumas das quais com cobertura de telha. O ordenamento das casas segue a linha do rio, dessa forma, não há ruas como na cidade, como no modo urbano, mas sim caminhos que são definidos pelo movimento do rio. Suas casas são construídas sobre barrancos, para fugir da cheia que acontece todos os anos. Às vezes a água chega a bater no piso das casas. Nesses momentos, as plantações ficam alagadas. Para matar a fome os ribeirinhos comem peixe e farinha. Fazem ruas de tábuas como passagem. As condições de vida desse povo são umas das mais baixas do Brasil (Fonte: Revista Espaço e Cultura – UERJ).

2) Centro Urbanos

Com o desenvolvimento econômico ao longo dos anos nas indústrias e serviços, a urbanização aumentou na região, formando centros urbanos. Há 20 cidades com mais de 100.000 habitantes. Além disso, também segundo o IBGE, 11.669.066 pessoas residem na zona urbana, totalizando 70% da região.

3) Indígenas

É na região Norte que se encontra a maior concentração de etnias indígenas no Brasil, onde estima-se que vive 37% da população indígena, totalizando 147 etnias na região. Atualmente, são 611 terras indígenas reconhecidas ou em fase de reconhecimento no país, sendo 21% na Amazônia Legal (DAI-AMTB).

Na região Norte, o estado com o maior número de indígenas é o Amazonas representando 55% do total da região, de acordo com a Fundação Nacional do Índio – FUNAI.

O Projeto Norte visa liderar um movimento intencional de plantação de igrejas multiplicadoras autóctones por meio da capacitação de líderes e plantadores de igrejas.

Em um movimento de retorno aos princípios ensinados por Jesus e vividos de maneira simples e poderosa pela igreja do primeiro século, a Igreja Multiplicadora – IM é uma visão de desenvolver a multiplicação intencional de discípulos e garantir o avanço do evangelho de Cristo, cumprindo o chamado primordial da Grande Comissão.

A visão de Igreja Multiplicadora é baseada em 5 princípios bíblicos: Oração, Evangelização discipuladora, Plantação de igrejas, Formação de líderes e Compaixão e graça. A transmissão dessa visão se dará através da utilização de ferramentas variadas:

Acreditamos que a forma mais eficiente de comunicar esses princípios será através do exemplo, por isso, investiremos no desenvolvimento de “Projetos Modelo”, que serão as Bases Estratégicas de Multiplicação, que serão tanto de projetos de Missões Nacionais como também de demais igrejas da denominação, que estejam vivenciando a visão de IM e, podendo assim, demonstra-la na prática.

As oportunidades de atuação nessa área, especialmente nas comunidades ribeirinhas, são diversas. Os profissionais da saúde que virão nas caravanas, poderão dar suporte em áreas variadas, como nutrição, oftalmologia, clínica geral, pediatria, fisioterapia, odontologia, entre outras.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Novo Sorriso da Amazônia

Em visita às comunidades ribeirinhas da Amazônia, onde atuam os nossos missionários, observou-se a precária condição da saúde bucal das crianças ribeirinhas. Em uma das famílias, uma única escova dental era utilizada por 14 pessoas. Notam-se também a falta de acesso à água potável e à rede de saúde pública.

Diante dessa situação, foi proposto um programa de educação, prevenção e intervenção na saúde bucal das famílias ribeirinhas. Este programa tem como finalidade implantar uma cultura de cuidado com a saúde bucal nas comunidades Ribeirinhas. A implementação do projeto em cada comunidade atendida se dará através das etapas abaixo:

Dentro do projeto Novo Sorriso da Amazônia, as crianças da comunidade serão cadastradas e atendidas pelos profissionais durante as caravanas e os radicais Amazônia e missionários em formação farão o acompanhamento de cada criança cadastrada, atuando como agentes de saúde bucal, distribuindo kits de higiene bucal doados por igrejas e parceiros, fazendo aplicação de flúor e palestras educativas.

Barco ‘O Missionário’ 

O Barco ‘O Missionário’ integra o projeto Amazônia com o objetivo de levar os voluntários para atender as comunidades ribeirinhas cujo acesso via terrestre não é possível. Como ferramenta de transporte e também estrutura para atendimentos, as seguintes atividades podem ser realizadas durante a viagem do Barco:

  • Impactos evangelísticos

Serão realizados por meio de voluntários das Caravanas e da Operação Jesus Transforma, que apresentarão a mensagem do evangelho de casa em casa, conforme a receptividade dos moradores, e atividades coletivas, como ‘EBFs’, Tarde Alegre e cultos ao ar livre, conforme o contexto de cada local.

  • Atendimentos na Área da Saúde

Voluntários profissionais da área da saúde poderão realizar atendimentos odontológicos e ambulatoriais, primeiros-socorros, palestras de higiene, prevenção às drogas, entre outras, utilizando a estrutura do Barco ou das comunidades visitadas.

  • Infraestrutura

Os voluntários poderão participar e contribuir na construção de templos, perfuração de poços artesianos, serviços de conserto de equipamentos e distribuição de filtros de água doados.

Radical amazônia

O Radical Amazônia é um plantador de igrejas voluntário para atuar na formação de líderes autóctones ribeirinhos e com estes plantar igrejas. Para isso, ele passará por um treinamento de três meses no Centro de Formação Missionária da Amazônia, visando o seu preparo para o desenvolvimento de relacionamentos discipuladores com objetivo de plantação de igrejas locais e consequente preparação da liderança. Os Radicais atuarão em duplas pelo período de 1 ano em uma comunidade ribeirinha.