Uma bênção chamada Capelania Escolar

Foram seis meses muito especiais em nossas vidas. Tempo de aprendizado, de convívio e de acolhimento; muito aprendizado teórico e prático, pois o tratamento seja por parte dos professores e/ou colegas, apesar do on-line, pôde ser percebido e sentido, ou seja, foi capelania na prática.

Apesar de sermos ainda uma pequena congregação, cinco alunos foram enviados ao curso de capelania: o pastor e mais quatro irmãs. Devido à dificuldade com sinal de internet, visto que estamos em uma quase zona rural, assistimos a um bom número de aulas juntos, nas dependências da igreja, sempre com muito entusiasmo.

No decorrer do curso, estivemos em constante contato com a escola local, preparando o ambiente para a apresentação do projeto. É importante salientar que o contato com a escola já vinha de anos anteriores, ocasiões em que levamos aos alunos algum tipo de atividade e a homenagem aos professores no dia especial.

No momento oportuno, apresentamos o nosso projeto à diretora da escola que, como sempre, nos recebeu muito bem, leu o projeto, elogiou a proposta e disse que o encaminharia à Secretaria de Educação do Município para a devida aprovação. Encerramos o ano de 2021 e o projeto não foi aprovado.

Durante a elaboração do projeto, decidimos que a irmã Rita, por ser educadora, conhecer o ambiente escolar e falar a linguagem da escola, mesmo estando parada há alguns anos, seria a nossa líder. Na ocasião ela estava desempregada e em busca de um emprego, a solução encontrada caso o projeto fosse aprovado, seria conseguir mantenedores do projeto e assim ter a irmã Rita à frente do trabalho.

A Bíblia nos diz em Efésios 3.20, que “Deus é capaz de fazer muito mais do que pedimos ou pensamos, …”, e foi o que aconteceu. No início de janeiro deste ano de 2022, a escola realizou um novo processo seletivo para completar o quadro de professores, pois alguns dos que foram aprovados no processo seletivo de dezembro de 2021 desistiram. Diante da oportunidade, a irmã Rita, que é pedagoga, mas que já estava fora da escola há quase 10 anos, resolveu se inscrever e fazer a prova, mas não tinha muita esperança de ser aprovada, devido ao tempo de afastamento. Para surpresa e alegria de todos, poucos dias depois saiu o resultado e a Rita foi aprovada.

Como resultado, fruto das bênçãos de Deus, hoje, temos uma Capelã dentro da escola, sustentada pela escola, com todos os direitos de um regime CLT, o que dificilmente conseguiríamos dar a ela. Uma vez que o projeto ainda não foi aprovado, creio e tenho dito à Rita que Deus a enviou adiante de nós para “espiar a terra”. Ela tem sido os nossos olhos e os nossos ouvidos, e no momento certo lá estaremos.

Duas outras capelães da equipe, Adelaide, que também é professora, em outro município, comunicou à direção escola onde leciona que havia feito o curso de capelania escolar e que gostaria de desenvolver ações na escola. Agora, ela e uma colega vão dar início a um projeto nesta escola. Luiza, que é filha de Adelaide e faz pedagogia, vai ajudar na mesma escola a alfabetizar os alunos com defasagem de aprendizado, tendo em vista aplicar os ensinos da capelania.

Glórias sejam dadas a Deus pelos capelães escolares no Brasil!

Texto: Pr. Helder Hudson – Congregação Batista Águas Claras / São Sebastião das Águas Claras, Nova Lima (MG)

Adaptação: Redação de Missões Nacionais

Busca avançada

Projetos

assuntos

Regiões brasileiras

Estados brasileiros

ENDEREÇO

JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CBB
Rua José Higino, 416 – Prédio 18 – Tijuca
Rio de Janeiro – RJ CEP: 20510-412

E-MAIL

falecom@missoesnacionais.org.br

TELEFONES

Rio de Janeiro: 21 2107-1818
Outras capitais e regiões metropolitanas: 4007-1075
Demais localidades: 0800-707-1818

WHATSAPP

21 99287-7515

CONTAS PARA DEPÓSITO

Bradesco-1

2021 © JUNTA DE MISSÕES NACIONAIS DA CONVENÇÃO BATISTA BRASILEIRA. Todos os direitos reservados.

Missões Nacionais
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.