O PFM
O PFM tem o objetivo principal de atuar na formação de líderes, na plantação de igrejas, na multiplicação de discípulos e no desenvolvimento de ações de compaixão e graça. A nossa missão é alcançar todos com o Evangelho que transforma.

A jornada do Missionária começa com a inscrição on-line em um dos processos seletivos de Missões Nacionais. Após a aprovação, o Missionário Radical Integral passa por um processo dividido em 4 etapas.
1ª ETAPA
Treinamento e mentoria na modalidade EAD, pela plataforma da Universidade de Missões, de Missões Nacionais.
2ª ETAPA
Imersão realizada nas sedes correspondentes ao projeto, com uma duração de 30 dias, quando serão avaliados a realidade e o contexto cultural local.
3ª ETAPA
Após 3 meses, o Missionário Radical passa o restante de um ano atuando nos campos pelo Brasil, dando continuidade à experiência e ao aprendizado prático e teórico.
O Radical Mais tem algumas diferenças, possibilitando uma atuação bi-ocupacional, em que ele exerce sua profissão e mais o trabalho missionário nas grandes cidades do Brasil. Nesta modalidade, todo o treinamento se dá em 24 meses, com aulas em formato EAD. Enquanto o Radical atua na plantação e revitalização de igrejas, recebe mentoria e formação ministerial contextualizada.
Nos projetos de plantação de igrejas, o Radical atua em campos pioneiros, com ênfase nos povos ribeirinhos, sertanejos, surdos, indígenas, ciganos, e também nas grandes cidades. Ele é responsável pela formação e pelo desenvolvimento de Pequenos Grupos Multiplicadores e por seus Relacionamentos Discipuladores, com foco na multiplicação exponencial de líderes e igrejas.
Nos projetos de Compaixão e Graça, o Radical pode trabalhar nas unidades da Cristolândia, nas unidades do Programa Viver, na Vila Minha Pátria e nos Lares Batistas, lidando, em geral, com crianças, refugiados, dependentes químicos e excluídos sociais. Em suas atividades, constam, por exemplo, a busca ativa de usuários de drogas, os atendimentos de redução de danos, a entrega de refeições e cestas básicas, e o relacionamento discipulador.
4ª ETAPA
Por meio do Programa de Formação Missionária (PFM), Missões Nacionais investe na formação de líderes que decidem continuar atuando nos campos. Em parceria com o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, os missionários podem dar sequência aos estudos, cursando Teologia, e, assim, capacitando-se ainda melhor para o trabalho que já estão realizando.
O objetivo central do PFM é a capacitação de missionários vocacionados, a fim de transformar a realidade como um todo, abrangendo as esferas religiosa, econômica, política, artística e social.
A operacionalização do PFM é realizada pela Universidade Corporativa da Junta de Missões Nacionais, a UniMissões, responsável por promover os cursos de capacitação e desenvolvimento do missionário no decorrer de sua formação e serviço no campo, bem como por elaborar as avaliações periódicas do vocacionado, de seu mentor e coordenador.

Terminado o período de 1 ano, o Radical pode continuar o trabalho no campo, agora, como Missionário em Formação, momento em que ocorre a especialização e a formação ministerial.
Na segunda e na terceira etapas, o vocacionado dá continuidade ao seu processo de capacitação, exercendo, simultaneamente, seu ministério em um projeto de Missões Nacionais sob a supervisão, mentoria e pastoreio de um missionário e/ou pastor experiente. É a chamada metodologia de capacitação em serviço.
É nessa fase que Missões Nacionais, em parceria com a UniMissões e o Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, proporciona ao missionário a educação formal do curso de Bacharel em Teologia EAD.
Durante esse processo, os Missionários em Formação devem colocar em prática os conhecimentos adquiridos no curso, desenvolvendo o relacionamento discipulador e os Pequenos Grupos Multiplicadores, visitando famílias que necessitam de acompanhamento físico, espiritual e emocional, e cuidando das atividades da igreja local. Trata-se da vivência do campo missionário, acompanhada das leituras e dos trabalhos específicos requeridos pelo programa.
Ao fim de 3 anos e meio (7 semestres), o vocacionado estará habilitado para atuar em diferentes áreas do Ministério Cristão: Pastoral, Missiológica, Educacional e de Pesquisa. Ao completar o Programa de Formação Missionária, ele também poderá se tornar um missionário efetivo de Missões Nacionais.