fbpx

nordeste

A região Nordeste apresenta grandes desafios missiológicos:

– Alto índice de população rural: nas 62 cidades com mais de 100 mil habitantes residem 41% da população; o restante, 59%, reside em 1.576 municípios – segundo estimativa do IBGE em 2018.

– 63% da população é formada por jovens ou adolescentes.

– A região concentra o maior número de quilombolas.

– No sertão situam-se cerca de 6 mil comunidades, existindo menos de 5% de evangélicos para uma população de cerca de 12 milhões de pessoas.

– A taxa de analfabetismo na região é a maior de todo o Brasil, correspondendo a 16,9% da população jovem e adulta (15 anos ou mais) do total de 12,9 milhões de todo o país. Dentre os fatores que levam a esse número tão alto, um dos principais é o trabalho infantil, que leva crianças a baixar seu desempenho na escola, ou mesmo abandonar os estudos.

Contemplando estas particularidades, no Nordeste, temos um movimento intencional de plantação de igrejas multiplicadoras, incluindo os programas radicais Sertão e Metropolitano, com a multiplicação de líderes locais, por meio da capacitação de membros da igreja para serem estes líderes e plantadores de igrejas. O Novo Sorriso do Sertão, complementa a estratégias com ações de compaixão e graça e socioeducativas, tendo a Carreta do Sertão como principal ferramenta.

Em comunidades rurais, pequenas cidades, ou centros urbanos, a plantação de novas igrejas acontece segundo a visão de Igreja Multiplicadora, que resgata os princípios bíblicos e práticas batistas; a ênfase está em alcançar pessoas primeiro, para depois pensar no templo, sempre focando a formação de novos líderes locais e a multiplicação.