A Escola M. São Luiz de Gonzaga sempre esteve aberta para nos receber e é sempre um privilégio servir a Deus amando cada aluno, professor e funcionário nessa escola. Na programação de encerramento, todas as turmas participaram de gincanas e nós duas (eu, Millena, e a missionária Alcione) fomos as juradas. Fiquei muito contente em ver o progresso de alguns alunos específicos, pois, durante a segunda onda da pandemia, pude caminhar com alguns desses de perto no projeto que realizamos de reforço escolar. Vê-los com maior desprendimento me trouxe muita alegria.
Precisamos orar pela educação nas comunidades ribeirinhas. Existe uma defasagem de ensino muito grande e vemos os esforços dos professores, que, em maioria, são frutos local, ou seja, quando concluíram o ensino médio, passaram em uma prova e começaram a lecionar. Isso faz deles grandes guerreiros e guerreiras, pois eles se desdobram e buscam, muitas vezes, além daquilo que já conhecem para ensinar essa geração. Sabemos que o desafio de lecionar é grande. Agora, imagine fazê-lo sem um preparo específico!
Com um pequeno gesto, o grupo de Capelania Escolar (Eu, Alcione, Dheynne e Lenilda) demonstramos nossa gratidão e reconhecimento aos professores e funcionários da escola municipal. Fizemos um simples bloquinho de anotações, lemos um poema para eles e expressamos nossa gratidão a cada um. Nesse momento, vimos a alegria e a surpresa no olhar de cada um deles por esse gesto.
Sonhamos em estreitar cada vez mais os laços com essa escola, pois vemos ali um grande campo a ser alcançado para glória de Deus.
Texto: Missionária Millena Nascimento
Adaptação: Redação de Missões Nacionais