Essa é a uma história marcada pela dor, mas, sobretudo, pela transformação. Jônatas Menezes Monteiro é natural de São Gonçalo, no Rio de Janeiro. Ele viveu preso ao vício das drogas por cerca de 13 anos, até que foi acolhido pela Cristolândia, no dia 31 de março de 2015, por meio do missionário Pr. Raone Barcellos.
Jônatas foi criado em um lar evangélico, mas durante a adolescência se desviou dos caminhos do Senhor. “Conheci primeiro o álcool, depois, a maconha e a cocaína, até chegar ao crack. Morei nas ruas diversas vezes, até não aguentar mais e pedir ajuda para o missionário Pr. Raone, que é meu primo”, contou Jônatas.
Na Cristolândia, ele foi amado, discipulado e instruído nos caminhos do Senhor, e, além disso, teve a oportunidade de concluir o Ensino Médio. Em 6 de outubro de 2015, foi batizado e permaneceu como acolhido durante um ano e três meses, até ser convidado pela liderança para fazer o Radical Brasil Cristolândia.
Deus tinha grandes planos para a vida de Jônatas. Em junho de 2016, ele aceitou o chamado e começou a se preparar para ser um Radical. Depois, em 2018, uma nova oportunidade: cursar Bacharel em Teologia! A vida de Jônatas estava sendo transformada profissionalmente, mas também emocional e sentimentalmente. No campo missionário, ele conheceu a missionária Ane Caroline, com quem se casou em dezembro de 2020.
Para a glória de Deus, Jônatas concluiu o Seminário Teológico em 2023, passou pelo concílio com louvor e foi ordenado ao Ministério Pastoral em 23 de março de 2024, no templo da Primeira Igreja Batista em Betim, em Minas Gerais.
“Hoje, sirvo com minha esposa. Somos Gestores na Cristolândia Betim (MG) – Fase 2. Agradeço a Deus pela graça e misericórdia para com a minha vida e por ter me confiado o ministério”, conclui o missionário Pr. Jônatas Monteiro.
Deus seja louvado!
Thatiana Cordeiro – Redação de Missões Nacionais