O Cuidado Integral do Missionário é hoje uma área de crucial importância para as agências missionárias quando se fala sobre a prevenção com relação à saúde do líder. O cuidado pessoal deve se tornar um estilo de vida para pastores, missionários e líderes.
Desde os primeiros dias da igreja até os tempos atuais, testemunhamos o crescimento orgânico e natural do corpo de Cristo. Por isso, os líderes, como modelos a serem seguidos, precisam estar saudáveis em todas as dimensões da vida e, tal como o Mestre Jesus orava, comia, dormia, aprendia, caminhava, expressava suas emoções e desfrutava de tempo de qualidade com a família e amigos, também cada líder precisa desenvolver esses hábitos.
O cuidado integral dos líderes, independentemente de sua atuação, pode ser impulsionado por três eixos fundamentais: autoconhecimento, autorresponsabilidade e autocuidado. Ao cultivarmos a consciência de que somos templo do Espírito Santo, que precisa de manutenção para funcionar plenamente, somos instigados a conhecer nossos pontos fortes e os mais vulneráveis. Alimentação saudável, atividade física e outras práticas de autocuidado devem ser incorporadas por todos, inclusive por aqueles que argumentam não ter tempo para realizá-las por conta de suas responsabilidades na liderança.
O cuidado integral não se limita apenas à liderança local ou aos que estão na linha de frente, mas pretende abranger todos os membros da igreja. Ovelhas e pastores têm desafios e necessidades individuais. A saúde da igreja depende do cuidado mútuo, que se retroalimenta.
Devemos seguir três passos que nos ajudam a disseminar a visão do cuidado integral. Primeiro: viver o cuidado na prática, sendo um testemunho vivo do que pregamos; segundo: capacitar, treinar e desenvolver a igreja para que cada membro participe ativamente desse processo; terceiro: ser mentor e supervisor de outras pessoas, garantindo que o trabalho seja realizado organicamente.
Destaco seis aspectos de nossa vida que merecem atenção: espiritual, emocional, educacional, física, financeira e familiar (inclusive para os solteiros). Veja algumas dicas de autocuidado em cada uma dessas áreas:
1. Espiritual: busque aprofundar seu relacionamento com Deus por meio da oração, da leitura da Bíblia e da comunhão com outros cristãos.
2. Emocional: fique atento às suas emoções e sentimentos, buscando apoio e aconselhamento quando necessário.
3. Educacional: não pare de aprender, de estudar e de ler. Busque sempre o conhecimento que fortaleça sua fé e renove sua mente.
4. Física: cuide do seu corpo por meio de uma alimentação equilibrada e da prática regular de exercícios físicos.
5. Financeira: seja um mordomo fiel dos recursos que Deus lhe confiou. Planeje e administre suas finanças com sabedoria.
6. Familiar: fortaleça seus laços familiares e de amizades, cultivando relações baseadas no amor e no apoio mútuo.
Que o cuidado integral se torne uma marca indelegável em nossa vida e nos capacite a servir a Deus e ao próximo com compaixão e graça. Avancemos juntos nessa missão.
Texto: Denise Pereira – Coordenadora do Cuidado Integral do Missionário de Missões Nacionais