O Programa VIVER visa o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, preocupando-se com todos os aspectos deste público – físico, intelectual, relacional, social e espiritual. Através de ações contínuas e intencionais, almeja potencializar os fatores de proteção e minimizar os fatores de risco, contribuindo para a construção de ambientes seguros, que auxiliam no desenvolvimento infantil saudável.
Para sua metodologia de trabalho ser aplicada é suficiente a identificação de fatores de risco, podendo ser implementada na estrutura da igreja local, instituições parceiras, nas escolas, junto aos ribeirinhos e sertanejos, por exemplo.
O Programa VIVER apresenta três objetivos gerais:
As estratégias de atuação, através da metodologia do Programa VIVER, vão variar de acordo com a realidade de cada projeto. Por isso, recomenda-se a realização do diagnóstico social para conhecimento do público que será assistido, suas necessidades, bem como da comunidade, para definir as ações que serão realizadas.
Como exemplo de algumas atividades é possível mencionar: reforço escolar; aula de música; balé; futebol; jiu-jitsu; teatro; acompanhamento familiar; palestras; discipulado, que é desenvolvido por meio de estudos bíblicos diários oferecidos a todos. Essas atividades são um instrumento importante para o resgate da autoestima, desenvolvimento pleno do indivíduo e extensão da cidadania.
O Viver é composto por coordenações regionais que atuam na expansão da visão do programa através de treinamentos e palestras e acompanhamento das igrejas que desenvolvem o Viver. Como projetos de Missões Nacionais temos no RJ a Casa Viver em Costa Barros e o Projeto do Reino localizado na Mangueira. Além do projeto Viver no DF.