Inspiração para Música da Campanha 2021

Existe um ditado, muito popular aqui no Brasil, que diz que a esperança é a última que morre. A verdade é que ter – ou manter – essa virtude tornou-se um desafio dos mais complexos, tendo em vista os tempos em que vivemos, com uma pandemia que já ceifou milhões de vidas pelo mundo e centenas de milhares só em nosso país, além de suas consequências em várias esferas da nossa vida social – isolamento, desemprego e tantas outras, que se somam a esse luto generalizado.

Essa realidade ecoa, como um grito, na música oficial da Campanha de Missões Nacionais deste ano. Nossa nação clama por solução a todas estas questões que nos afligem, e nós, como brasileiros, também fazemos parte deste grupo que anseia por um novo tempo de paz. Mas como alcançá-lo, como obtê-lo?

Ao compor esta canção, o sentimento que mais nos moveu foi o de que as respostas já estão dadas, e há mais de dois mil anos. Jesus, quando sacrificou sua vida numa cruz por nós, estava sinalizando o caminho para uma eternidade sem dor nem sofrimento, livre do pecado e das angústias que carregamos nesta vida. Apocalipse 21, versos 4 e 5, nos diz claramente que nossas lágrimas serão enxugadas quando nos encontrarmos com Ele, naquele grande dia! Essa promessa precisa nos encorajar neste tempo.

Mais do que isso, podemos ser encorajados pela Palavra a proclamar em plenos pulmões para a nossa nação que essa esperança vive, e não pode ser destruída. Ela não está condicionada a fatores políticos, econômicos ou sociais, ela simplesmente É. Afinal, como 2 Pedro nos afirma, somos povo escolhido para anunciar as grandezas daquele que nos trouxe das trevas para a sua luz. E é através de nós que essa mesma luz poderá se estender a todo o Brasil, dissipando o medo e a tristeza.

Que através desta Campanha e desta canção, você consiga trazer à memória o que pode dar esperança de verdade. Um dia, lá atrás, ela até morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia! E carrega um nome, o mais lindo de todos: Jesus Cristo!

Alexsandro Oliveira e Marcelo Nelles
Autores da Música